10 Dicas para um Recém-Formado em Odontologia!
Este post é para você recém formado que esta em busca de emprego na área da saúde mais especificamente da Odontologia. É muito importante nesta fase de muito conhecimento teórico e dúvidas práticas, ouvir dicas de quem passou pelo mesmo sentimento!
Esta foi uma iniciativa da Odonto Diva @Julemes em unir os Blogs de Odontologia para dar dicas ao recém-formado em Odontologia. Então, vou dar 10 dicas que gostaria de ter recebido quando me formei!
Aqui vão as dicas:
1- Não monte sua clínica ou consultório! Calma, explico! Antes de você montar seu próprio consultório, siga a segunda dica.
2- Faça bons Networks durante a graduação, veteranos, professores, amigos de Congressos, amigos de Jornadas ou Jogos Odontológicos… podem ser prováveis empregadores para um recém-formado. E, depois de formado procure amigos, ou veteranos que já tenham uma clínica montada para poder trabalhar. Conhecer o empregador é o melhor currículo vittae que você pode entregar.
3- Trabalhe como clínico geral e faça muita clínica geral! Nos primeiros anos de formado, faça de tudo, prótese, endodontia, cirurgia, periodontia… Percebo hoje, que muitos dentistas tem uma falta de visão de planejamento de tratamento por não ter tido experiência em outras áreas. Aquele ditado que diz que "Na teoria a prática é outra", vale para Odontologia.
4- Não saia da graduação desesperado por uma especialização! Ao contrário do que você pensa, seus pacientes não querem um profissional que saiba muito de pouco, mas sim um pouco de tudo! Hoje, encaminhar um paciente para um especialista torna-se perigoso, porque você não sabe se ele vai voltar ao seu consultório! Por isso, os primeiros anos são fundamentais para aprender a trabalhar numa clínica, em equipe e não especializando-se.
5- Leia muito! Dentista tem preguiça até de ler a bula dos materiais que usa no dia-a-dia! Depois, bota culpa no material que é ruim ou no protético que não sabe montar uma PT em cima da sua moldagem "perfeita"! Informação não pesa, ainda mais se for da área odontológica, irá te dar prazer! Nem que seja a revista a APCD, ou os Blogs de Odontologia. Fique por dentro pelo menos da sua profissão! Ela é mais dinâmica do que você imagina!
6- Nunca, mas nunca fale mal do trabalho de colegas de profissão para o paciente! Acredite, isto só volta pra você mesmo! Vários irão pedir uma segunda opinião para você, falando mal de outro profissional! Visão budista para o assunto: ache o lado positivo do assunto ou situação. A maioria deles está querendo testá-lo para conseguir uma consulta gratuita. Quebre esta corrente cobrando a sua consulta! Se ele não quer pagar, é melhor perdê-lo!
7- Valorize sua profissão! Desde sua formação coloque como meta primordial! Só assim poderá se orgulhar dela e colher os frutos no futuro!
8- Pense na sua aposentadoria desde o dia em que se formou! O tempo passa muito rápido, e o seu vigor de recém-formado uma hora acaba! Sobre este assunto leia o post "Gustavo Cerbasi Parte 2: Aposentadoria e Finanças Pessoais!" .
9- Monte sua clínica! Depois de acumular experiência, dinheiro e até um ou mais sócios, monte a sua clínica! Cursos como o Empretec do SEBRAE, ou os vários cursos de empreendedorismo na Odontologia, darão respaldo e segurança para um futuro próspero.
10- Relaxe nos fins de semana e curta com a família, pois nada é mais precioso do que os momentos que você passa com ela. Nestas ocasiões, sempre haverá algum familiar num churrasco, festinha de aniversário querendo fazer uma consulta rápida. Para estes você responda na lata assim como o amigo Netdentista ensinou: (paciente) -Você pode dar uma olhadinha?! (você) -Claro! Eu posso dar uma cobradinha?!
Conheça outros textos que estão falando do mesmo assunto!
- Eu tenho medo de dentista… recém-formado! no Medo de Dentista
- Recém-Formados: Montar Consultório ou Não? no Vida de Dentista
- A Dura Vida do Recém-Formado no PodCuspir
- Me Formei! E Agora? Socorro! no OdontoDivas
- Minha Nada Mole Vida… de Dentista no Camilagem
- Aconteceu Comigo: Isabelita Leal no Sofá do Dentista
- Trabalho, Valor e Confiança no OrtoBlog
- Como Montar Seu Consultório Odontológico no OdontoBLOGia
- Fazer ou Não Odontologia? no Ricardo Dentista
- Diário de um Ex-Acadêmico de Odontologia no Dicasodonto
- Formatura… e Agora? no Sorriso CASOall
- Dr. Sakana 4 – Futura Dentista no Pérolas da Odontologia
- Depois de 12 anos de formada… no Te Vejo Por Dentro








maio 12th, 2011 at 2:55 pm
Perfeito, Koga! Parabéns!
Também acho que é importante clinicar bastante antes de escolher um caminho a seguir.
maio 12th, 2011 at 4:49 pm
Obrigado Dra!
maio 12th, 2011 at 3:45 pm
Muito bom, Koga, dicas valiosas, principalmente a de procurar o Sebrae, que é algo que nem sempre lembramos quando “moleques recém formados”
[]s
maio 12th, 2011 at 4:50 pm
E o melhor de tudo é que os cursos são quase todos de graça!
maio 12th, 2011 at 4:36 pm
Excelente seu post!
Dicas ótimas! AS 6, 7 e 9 foram as minhas preferidas!!
Bjs
maio 12th, 2011 at 4:50 pm
Obrigado por passar por aqui Dra! Temos que valorizar a qualquer custo nossa profissão!
maio 12th, 2011 at 4:52 pm
Odeio ler … deve ser por isso que fiz Odonto.
junho 29th, 2011 at 1:31 am
Idem !!!
julho 15th, 2011 at 5:14 pm
This makes everything so completely painless.
maio 12th, 2011 at 8:37 pm
Que algum professor de odontologia imprima estas dicas e repasse aos alunos.
Parabéns Alexandre, se eu tivesse estas dicas talvez as coisas tivessem sido um pouco mais fáceis pra mim.
Abraço
junho 29th, 2011 at 1:30 am
Ótimo post!! estou fazendo odontologia ainda … mas isso ajuda bastante … vou salvar nos favoritos para ler de vez as vezes e depois de formado, claro .. !!
parabéns !!
junho 29th, 2011 at 1:32 am
e essa historia de falar mal dos companheiros de profissão é o que mais ta matando a nossa classe … em vez de nos unirmos, ficamos nos jogando uns contra os outros …. ta na hora de acordar !!!!
outubro 23rd, 2011 at 10:30 am
eu sou auxiliar de dentista…
eu quero algumas dicas como eu devo agir como auxiliar de dentista???
vou prestar vestibular agora em novembro para odonto…
é o meu sinho…
é muito legal essas dicas…..
grata bruna