Home / Top dúvidas / Aftas! Pra que te quero!

Aftas! Pra que te quero!

afta

O que causam as aftas? Abacaxi, laranja causam aftas? Como fazer para cicatrizar? Qual é o melhor remédio ou pomada?
Vou neste post esclarecer algumas dúvidas sobre as aftas na boca, causas e como tratá-laafinal é uma queixa e dúvida comum nos meus pacientes em início de tratamento! Se você está com boqueira leia o boqueira ou queilite angular o que é?
A afta, conhecida científicamente como Estomatite Aftosa Recorrente é uma da ulcerações (machucados) mais comuns da boca. Ocorre mais em mulheres, atinge de 20% a 50% da população sendo que 5% a 21% das crianças de 4 a 14 anos de idade, são acometidas por esta lesão.
Quais são as causas da Afta?

São relacionadas várias causas para esta doença, mas a principais são o estresse e o trauma. Outros fatores que podem contribuir são a infecção, alergia, distúrbios nutricionais e hormonais e doenças gastro-intestinais.

Segundo a crença popular, alimentos e frutas ácidas como abacaxi e limão, temperos picantes, podem funcionar como possíveis indutores da formação de aftas.
As lesões costumam durar entre 7 a 10 dias.
Uma informação interessante que peguei num artigo de Otorrinolaringologia, é que estão dentre os fatores predisponentes para Afta, a genética e a Tensão Pré-menstrual. Isto mesmo, imagina uma mullher de TPM com Afta, vai fazer igual a mulher da foto acima!
afta

Na minha opinião e no dia-a-dia do meu consultório, vejo os pacientes machucarem bochechas, lábios e língua por causa do aparelho ortodôntico. Como já usei aparelho, posso afirmar que é chato, dolorido, dificulta para comer, beijar e até falar. Mas felizmente existe tratamento e consiste no uso de pomadas próprias para cicatrização a base de antiinflamatórios esteroidais em gel ou creme (não convém dar a marca da pomada, pois se você está com afta na boca você deve ir ao dentista e não se auto-medicar). Também existe o laser diodo de baixa intensidade chamado de laser terapêutico, que além de aliviar imediatamente a dor, acelera o processo de cicatrização. Para quem faz uso do aparelho ortodôntico, existe também a cera ortodôntica que alivia o trauma mecânico local até a bochecha ou o lábio “calejar” com o aparelho. Leia o Top 10 dúvidas antes de colocar aparelho!

Fonte:

NEVILLE, B.W. et al.Patologia Oral & Maxilofacial. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S.A., 1998.

MONTERO, S. R. et al. O uso do apontador laser no tratamento da afta bucal. Rev. Assoc. Paul. Cir. Dent;61(6):434-438, nov.-dez. 2007. ilus.

  • NELSON FILHO, P. et al. AFTAS-( Ulcerações aftosas recorrentes): Diagnóstico e tratamento. Revista Paulista de Odontologia- Ano XIX- N.4- Julho/Agosto 1997.
  • SISTIGS, S et al. J. Natural immunity in recurrent aphtous ulceration. J. Oral Pathol Med. n.30, v.5, p.275-280, 2001
Créditos:
Comente, deixe a sua sugestão no post “Aftas, pra que te quero!”
Comentários via Facebook

Check Also

mordida aberta

Mordida Aberta Anterior: Top Dúvidas!

Qual é o melhor tratamento para mordida aberta anterior? Qual é o melhor aparelho para …

8 comments

  1. Belo post Koga!!!
    Bjs

  2. Obrigado Kellen! Fico feliz que você gostou, mas não sei se todas as mulheres terão a mesma opinião! hehe

  3. Olá Dr.Alexandre…minha baby sempre tem afta, mas nenhum pediatra havia relacionado com as crises alérgicas que ela tem.

    Obrigado pelos esclarecimentos.

    Fabiana

  4. Fabiana, devemos nos atentar ao correto diagnóstico das aftas recorrentes. O fator alergia, refere-se a hipersensibilidade a medicamentos e a ingestão de certos alimentos, resultando no aumento de IgE, que são anticorpos presentes no nosso sangue e que podem aumentar sua concentração numa crise alérgica. Então, a melhor alternativa, é você levar o seu bebê ao médico Alergista ou Estomatologista de confiança do seu Pediatra para realizarem os exames necessários e o tratamento adequado. Ok? Abraço

  5. Obrigada Dr. Alexandre, mas o q acontece… a alergia dela é periférica, no ultimo hemograma a + ou – 15 dias, quando estava com as crises a pediatra não identificou nenhuma alteração em Basófilos (sorry… mas não sei o que é)…e como minha filha tem essas crises apenas no inverno ela disse que poderia estar relacionado com a mudança climática, ou aos banhos mais quentes…Mas bem… estamos em observação… mas ainda sim vou ao estomatologista.

    Abraços… Fabianna

  6. uma pomada boa para afta é OMCILON – A

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *