Home / Top dúvidas profissionais / Alergia ao látex: Sintomas e tratamento!

Alergia ao látex: Sintomas e tratamento!

alergiasintomas.png

Hoje, vamos falar sobre a alergia ao látex, seus sintomas e alternativas de tratamento. Para você que sofre com este tipo de alergia, ela irá influenciar diretamente sobre seu tratamento ortodôntico e um planejamento detalhado para seu caso deve ser pensado desde seu princípio.

Já falei sobre o assunto alergia em algumas outras oportunidades como no post “Alergia ao aparelho ortodôntico causas e sintomas” onde abordei a hipersensibilidade ao níquel presente nos aparelhos ortodônticos. Também falei sobre a asma e a rinite alérgica no post “Natação: Boa para Asma, ruim para Rinite!” e como estas doenças podem provocar problemas ortodônticos futuros se não tratadas.

Mas hoje, vamos falar de outro tipo de alergia que é a alergia ao látex. Ela irá interferir diretamente no tratamento ortodôntico pois os elásticos de látex são comumente utilizados nos tratamentos ortodônticos. Por isso, vamos as Top 5 dúvidas sobre esta alergia:

1- O que causa a alergia ao látex?

O látex natural é um polímero do isopreno com um peso molecular elevado com pequenas quantidades de proteínas e ácidos graxos livres. A proteína do látex é um alérgeno bem conhecido e documentado na literatura científica que causa reações de hipersensibilidade imediata. Em seu estado natural provavelmente não causa alergia, mas a adição de hidróxido de amônio durante seu processamento e a adição de outros aditivos químicos tornam o material um alérgeno.

2- Qual é  prevalência de alergia ao látex?

Acredita-se que entre 0,12 e 6% da população geral e cerca de 6% dos dentistas apresentam alergia ao látex.

3- Onde encontro materiais contendo látex?

O látex tem uso generalizado na odontologia e em muitos outros campos da medicina. Além das borrachinhas e elásticos ortodônticos, luvas de procedimento usadas profissionais da área da saúde e até preservativos masculinos e femininos contém látex em sua composição.

4- Quais são os sintomas da alergia ao látex?

Entre as reações causadas pelos elásticos ortodônticos estão, inchaço, estomatite, lesões avermelhadas na boca, ardor, coceira, reações respiratórias e até mesmo choque anafilático que é a forma mais grave de alergia (Leia o post “Aftas pra que te quero“).

5- Quem é alérgico ao látex não pode realizar tratamento ortodôntico? Quais são as alternativas para quem é alérgico ao látex?

A primeira alternativa seria a utilização de aparelhos autoligados que dispensam o uso de ligaduras elásticas. Durante o tratamento, quando necessária a utilização de elásticos de intercuspidação, existem as borrachas Non Látex ou Latex Free (Sem látex), que substituem de maneira satisfatória os elásticos de látex.

Literatura Recomendada:

Fonte:

  • López N, Vicente A, Bravo LA, Calvo JL, Canteras M. In vitro study of force decay of latex and non-latex orthodontic elastics. Eur J Orthod. 2012.
  • Russell KA, Milne AD, Khanna RA, Lee JM. In vitro assessment of the mechanical properties of latex and non-latex orthodontic elastics. Am J Orthod Dentofacial Orthop. 2001 Jul;120(1):36-44.
  • dos Santos RL, Pithon MM, Martins FO, Romanos MT, de Oliveira Ruellas AC. Evaluation of the cytotoxicity of latex and non-latex orthodontic separating elastics. Orthod Craniofac Res. 2010 Feb;13(1):28-33
Comentários via Facebook

Check Also

dentista cobra consulta

Dentista que Cobra Consulta: Isso é Correto?

Já havia explicado para os profissionais da odontologia no post “Como cobrar: Visão de um profissional …

11 comments

  1. Oi doutor, RESPONDEEE POOR FAVOOOOR! Eu tenho 14 anos, faço 15 em outubro e vou ter que colocar aparelho, meus dentes nao são tao tortos, so o meu canino que é “meio pra cima” ele so tem que descer e se alinhar… Eu queria saber se eu consigo consertar meu dente com apenas uns 6 meses usando aparelho pois nao quero passar meu aniversario de 15 com isso na boca! Se nao tiver como eu posso optar por tirar o aparelho antes do “prazo”? Brigada.

  2. Olá, doutor! Bom, neste ano, não teve um dia que não houvesse feridinhas na minha boca… conversei com minha ginecologista, com medo de ser alguma dst… suspeitava que fosse herpes, mas ela descartou e disse que poderia ser por causa do aparelho. Eu insistia na herpes, e fui a um gastro, pra ver se era uma estomatite também, mas ele descartou as duas hipóteses. Perguntei o meu dentista, e ele também disse que não é.
    Essas feridinhas também atingem minha língua e o início da garganta, algumas vezes me dá a mesma sensação de estar resfriada e sinto muita dor…
    Enfim, se for uma alergia ao aparelho ou da borrachinha, esses sintomas que falei, tem algo a ver? Estou desesperada… Já passei por vários médicos como disse e continuo com o mesmo problema… parece afta, parece herpes, parece estomatite… mas não é nada disso e não tem um dia que eu não tenha alguma ferida ou carocinho.

    • Olá Emanuelle,

      Você pode se consultar também com um médico alergista para que ele possa te examinar e encaminhar para alguns exames complementares a fim de descartar a hipótese de alergia. Abraço

  3. TICIANE GARLET

    Bom dia Doutor, ME AJUDE?!?! BOCA INCHADA MEU DENTISTA ACHA QUE É ALERGIA

    eu uso aparelho desde os 12 anos de idade,porque sofri um acidente e desde lá eu usei aparelho por uns 3 anos,terminei o tratamento, e faz um ano que coloquei de novo,porque meus dentes começaram a entortar novamente, fui no dentista no dia 22 de junho,fiz a manutenção normalmente,apos esses dias senti bastante dor,o normal de quando os dentes estão voltando para o lugar, no dia 30/06 apos ter tomado calmante nesses dias pra acalmar a dor eu sentia uma “bolinha” ou “carocinho” embaixo da pele no lado esquerdo do rosto embaixo do nariz,mas levantando o labio e olhando na gengiva nao aparece nada, nao tem inchaço,, e essa bolinha que tem na boca,mas parece um pedacinho de carne, achei que fosse infecção e resolvi tomar NIMESULINA que é um antiinflamatorio. Tomei de tardinha, no outro dia de manhã,acordei com minha boca inchada,somente meu labio superior,não doi nada, o que eu acho estranho é que depois que eu me levanto minha boca desincha e volta ao normal,geralmente perto do meio dia, mas seu eu dormir de tarde por exemplo,no sabado eu dormi das:14:00 ate as 16:00,acordei com a boca inchada como se estivesse dormido a noite toda. Passei o final de semana todo assim,dormia e acordava com a boca inchada, hj segunda feira dia 06-07 eu fui no dentista,ele acho estranho,chamou mais dois dentistas para ver o caso disse que não sabia o que podia ser,que não tinha visto um negocio assim. Sugeriu que fosse alergia ao latex e tirou as borrachas da parte superior,e prendeu com uns “arames” para o fio nao se soltar, me pediu para ficar 3 dias assim,sem as borrachas para ver se vai inchar… só que eu tbm tenho aparelho nos dentes de baixo, e como que não inchou embaixo nao pode ser alergia,pra te ajudar no caso,coloquei borrachas de cores diferentes,uma cor emcima e outra cor embaixo,quem sabe o material de uma pra outra pode variar? quem sabe podem ser de lotes diferentes? o que vc acha,me ajuda ai, por favor…

    • Olá Ticiane,

      É pouco provável que você tenha alergia ao látex somente no lábio superior. A alergia afeta o indivíduo de forma mais sistêmica, portanto afetaria tanto lábios superiores quanto inferiores. Sugiro que consulte o seu dentista para realização de outros exames para chegar a um diagnóstico preciso. Abraço

  4. Doutor, estou quase finalizando o meu tratamento odontológico, só restam 3 meses, e precisei tirar todas as linguinhas superiores, e isso já esta com 2 meses, mas fazem 1 semana que estou com meus lábios inchados e o interessante e preocupante, que começou por etapa, começou na parte inferior dos lábios, do lado direito e depois, todo o lábio inferior e agora os lábios todos estou muito preocupada, me ajude por favor.

    • Olá Jessica,

      Você deve ir imediatamente ao seu dentista para que ele te examine e resolva o seu problema. Ok? Abraço

  5. ola doutor,eu sou alérgico ao látex,meus dentes estão desalinhados e as vezes sinto um pouco de dor na mandíbula,passei numa dentista e ela disse que preciso usar aparelho,mas ela não colocou o aparelho porque disse que tem medo de eu ter uma reação alérgica,nenhum dentista quer colocar o aparelho,eu li a matéria acima e gostei muito achei muito interessante,porem ainda tenho uma duvida

    qual é a anestesia utilizada pelos dentistas ?

    • Olá Paulo,

      Agradeço o elogio. O anestésico mais utilizado pelos dentistas desde o início da odontologia é a lidocaína 3% com norepinefrina como vasoconstritor. Abraço

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *