Home / prevenção / Amamentação de 0 a 6 meses: não dêem aos seus filhos nada além do leite materno!

Amamentação de 0 a 6 meses: não dêem aos seus filhos nada além do leite materno!

amamentação


Amamentação de 0 a 6 meses: não dêem aos seus filhos nada além do leite materno.É com muito orgulho que publico este post homenageando um professor de medicina brasileiro que em seus artigos publicados no mundo inteiro sobre desnutrição e mortalidade infantil, mudou a visão sobre a amamentação dos bebês. Professor de Medicina da Universidade Federal de Pelotas-RS César Gomes Victora, ganhou inúmeros prêmios, graças as suas pesquisas, mas um artigo em específico publicado no The American Journal Of Clinical Nutrition em 1984, fez a UNICEF proclamar aos quatro cantos do mundo, o que hoje é algo que todas as mães já nascem sabendo:
Para crianças de 0 a 6 meses: não dêem aos seus filhos nada além do leite materno.

amamentacao

Outra conclusão do trabalho, foi a de que o chazinho de bicos contaminados das mamadeiras provocava infecções e matava.

Hoje as grávidas são e devem ser bombardeadas durante o pré-natal com informações  sobre os benefícios da amamentação, e as lactantes no período de amamentação. Na internet  você acha uma infinidade de benefícios na amamentação para o bebê. Mas achei um artigo interessante, da Doutora Marina Ferreira Rea do Instituto de Saúde, coordenação do Instituto de Pesquisa (CIP) SES, São Paulo, que fala sobre os benefícios para a saúde da mulher que amamenta.

Vou listar para você os principais benefícios:

  • Diminuição do risco ao câncer de mama e de ovário
  • Diminuição do risco de fratura no quadril por osteoporose
  • Maior espaçamento entre as gestações
  • Retorno ao peso pré-gestacional mais precocemente
amamentacao


A mulher ou a mãe que leu este último benefício, até se esqueceu dos anteriores. Não é?
Isto mesmo, no puerpério, período em que a mulher está preparada para amamentar, nem sempre ela consome a quantidade de calorias para produzir o leite que o bebê ingere. Então o organismo vai retirar aquela reserva acumulada para fabricar o leite materno. Se a amamentação for exclusiva, ou seja, se todas as calorias que o bebê estiver consumindo forem de origem materna, a quantidade retirada da mãe, maior será. E o contrário, também é verdadeiro, se ela pára de amamentar precocemente, conserva as calorias que seriam utilizadas para o leite materno, assim levará mais tempo para atingir o peso de antes da gravidez.

Fonte:

Comente, deixe sua sugestão para o post “Amamentação de 0 a 6 meses…”

Comentários via Facebook

Check Also

Boqueira ou Queilite Angular: O que é?

O que é a boqueira? Como tratar da boqueira ou queilite angular? Qual é  melhor …

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *