Home / Aparelho Removível / Aparelho freio de cavalo não! Arco Extra Bucal ou AEB! Top 10 dúvidas!

Aparelho freio de cavalo não! Arco Extra Bucal ou AEB! Top 10 dúvidas!

freiodeburro.jpg

Muitos pacienTeens ficam amedrontados com  o Freio de Cavalo ou Freio de Burro, “também” conhecido como Arco Extra Bucal, Casquete ou Máscara Facial dependendo do tipo de aparelho ortopédico que vai ser escolhido para o tipo de problema apresentado pelo paciente!

Em outro post “Aparelho Fixo: Top 10 Dúvidas antes de colocar o Aparelho Ortodôntico” uma das perguntas era justamente esta:

1-Vou ter que usar o freio de burro ou freio de cavalo?

Se o seu problema exigir sim, você vai ter que utilizar este aparelho! Os aparelhos ortopédicos, como são classificados, são utilizados onde existe uma deformidade, ou crescimento ou deficiência indesejável de parte da face, maxila ou mandíbula de modo que este aparelho extra bucal irá direcionar ou “impedir” o crescimento de determinada parte da face ou da mordida.

freiodecavalo.jpg

2- Então este aparelho ortopédico é utilizado mais em crianças em fase de crescimento?

Sim, a indicação mais efetiva deste aparelho se dá quando a criança está em plena fase de crescimento. Geralmente, nesta fase o dentista costuma pedir uma radiografia de mão e punho para saber em que fase do crescimento a criança se encontra.

3- Mas este aparelho não é para mexer os dentes? Ele mexe com os ossos?!

De modo bem simplificado o aparelho ortopédico re
aliza movimentação dentária e óssea, impedindo um desenvolvimento inadequado e estimulando ou redirecionando o crescimento desejado. Em casos limítrofes, nem o aparelho ortopédico ajuda, sendo necessárias, extrações de dentes ou até cirurgias ortognáticas. Leia o Cirurgia Buco Maxilofacial ou Ortognática: O que é? Mas somente o Ortodontista está habilitado para diagnosticar e indicar seu uso.

4- O aparelho é feio! Tenho que usar?

Tudo é uma questão de costume. Geralmente, os aparelhos sejam quais forem levam em torno de uma semana para adaptar-se completamente. E digo que a criança se adapta rapidamente! Dica para os pais:  Esta adaptação torna-se mais rápida, caso o filho(a) esteja rejeitando o aparelho, retirando coisas de que gosta de fazer! Vídeo Game, MSN, soltar pipa… infelizmente as vezes uma chantagem é necessária para se fazer valer a vontade dos pais! A criança não vai ficar traumatizada. É para o bem dela!
mscarafacial.jpg
5- Não existe um aparelho que vá dentro da boca que possa substituí-lo?

Sabendo da queixa estética dos pacientes, a Ortodontia pesquisa incansavelmente formas de deixar o tratamento ortodôntico e ortopédico mais confortável e estético possível. Leia Objetivos do tratamento ortodôntico. Infelizmente, em casos onde é necessária a utilização destes aparelhos, não existirá tratamento mais eficaz do que o ortopédico para resolver o problema.

6- E se eu esperar crescer para colocar aparelho fixo?

O tratamento ortopédico indicado no momento correto, pode evitar ou livrar de problemas futuros, tanto dentários quanto ósseos. Passada a fase de crescimento, as vezes a única maneira de resolver estes problemas é com extração dentária ou cirurgia ortognática! Lê-se cirurgia com todos os risco desta, anestesia geral, internação…

7- Por quê não vejo tanta gente usando este aparelho?

Porque o regime de utilização destes aparelhos foi mudando com o tempo. Estudos comprovaram ser necessária uma utilização mínima de 12 horas por dia destes aparelhos para melhor efetividade. Portanto, os pacientes não “precisam” utiliza-lo integralmente (na escola). Mas quando estiver em casa ou dormindo, a utilização é obrigatória!

8- Mas quanto tempo vou utilizá-lo?

Isto realmente vai depender de cada caso, mas como utilizamos o período que compreende o pico de crescimento do paciente, pode levar em média um ano de tratamento ortopédico. Repito, que somente o seu ortodontista pode determinar o tempo e o regime de utilização do aparelho ortopédico.

9- E depois vou ter que utilizar o aparelho fixo?

Em 90% dos casos sim. Após o tratamento ortopédico, o tratamento ortodôntico fixo é necessário para refinar a posição dos dentes.

10- Mas eu já vi adulto usando! Por que?

Provavelmente, a utilização deste aparelho juntamente com o aparelho fixo tem outro motivo. Utilizamos o arco extra bucal para ancoragem dos dentes posteriores??????? Sim, para que os dentes do fundo não se desloquem para o local indesejado. Mas hoje, podemos substituir o arco extra bucal nos adultos pelo mini-implantes. Mas aí é assunto pra outro post!

Este post foi premiado no Top Pérolas no Perolas da Odontologia!

topprolas.jpg

Fonte:

Comente, deixe a sua sugestão no post “Aparelho Freio De Cavalo Não! Arco Extra Bucal!…”

Comentários via Facebook

129 comments

  1. Oi,seguinte nao tem aparelho que possa fazer o mesmo efeito que o freio de burro ?é que todos me zoam no colegio e eu quereia saber se existe um por dentro.

  2. O seguinte: Minha filha tem 09 anos e será submetida a este tratamento. Compreendo da necessidade do uso. Ocorre que ela, neste instante vem apresentando resistência a idéia, a ponto de ter saido correndo e aos berros do consultório. Para isso, adotei o critério de estudar junto com ela sobre esta situação e, é exatamente o que estamos fazendo nesse instante, o que ela está chorando, dizendo não querer. Pela experiência do senhor, há algum modo de convencido? Enfim, esta é maior preocupação.

    Ah! Parabéns pelos esclarecimentos. Super bem respondido. Foi esclarecedor.

    Grato,

    Maro Mannes
    Jaraguá do Sul SC

    • Olá Maro,

      A persuasão de uma criança quase sempre não é do jeito que os adultos pensam em fazê-lo! Broncas e castigos quase sempre funcionam no momento mas como o tratamento dura um período prolongado, basta virar as costas para a criança desistir sem pensar. Portanto, deve-se utilizar outras técnicas de Odontopediatria que variam de profissional para profissional, escola para escola. Para uma criança de 9 anos, a forma lúdica é a que mais funciona na minha opinião pessoal. Por meio de histórias, desenhos e filmes odontológicos ou mesmo um ortodontista “bom contador de histórias” consegue convencer a criança sem fazer muito esforço. O papel dos pais neste momento serão de expectador para mantenedores, pois depois de convencer a criança, reforço a conversa para os pais manterem a motivação nos meses que se seguirão. Com discurso afinado do dentista e dos pais fica muito mais fácil convencer a criança. Abraço

      • Minha filha tem 9 anos e vai precisar utilizar esse aparelho externo que tem esse suporte que fica encostado na testa e a parte debaixo no queixo fixos por duas borrachas pequenas aos dentes.
        Esteticamente ela não ré lama pois usa somente na hora de dormir sendo que ela chora alegando doer muito o queixo/boca, existe alguma forma de minimizar está dor ou borrachas que fazem menos pressão?

        • Olá Kristian,

          Geralmente os sintomas de incômodo fazem parte da primeira semana de adaptação. Após este período as reclamações desaparecerão. Abraço

    • Aos 12 anos comecei a usar esse aparelho, mas o dentista nunca explicou direito para que servia. Como era feio e chamava atenção, acabei desistindo do tratamento. Nem sei porque direito, já que os colegas de escola não riam dele.

      Hoje em dia, sou “gengivuda”, dentuça e “queixinho”: o maxilar desenvolveu demais e a mandíbula de menos. Estou usando aparelho fixo, mas sei que só vou me livrar do sorriso gengival com cirurgia ortognática, que morro de medo de fazer.

      Não sei se saber disso vai fazer sua filha mudar de idéia, mas se ela acha que usar o extra-oral durante alguns anos é feio, diga pra ela que sorriso gengival e rosto desproporcional também são feios e motivos de piada. Eu mesma já ouvi apelidos como “dentuça” e fiquei morrendo de vergonha. Adultos também fazem esse tipo de comentários, só que, diferente das crianças, eles não falam na nossa frente.

  3. Minha dentista me indicou a máscara facial para ser usada ao dormir mas também disse que para acelerar o processo eu poderia utilizar em casa. Porém a toda instante a máscara fica descendo, não posso falar nem mexer a boca que ela desce. Não sei se é falta de costume ou se realmente existe algum problema.

  4. Eu uso aparelho fixo normal há 10 meses, sera q corro o risco de usar “freio de burro” ainda?

  5. olá tenho 16 anos e tenho os dentes caninos superiores um pouco a cima dos incisivos laterais que estão um pouco para trás vou precisar usar o extra oral?
    porque já ouvi variás pessoas disserem que quando voce não tem espaço na boca para descer algum dente ou se faz a extração ou usa o extra oral.

    • Olá Samantha,

      O único jeito de você tirar a sua dúvida é se consultando com um ortodontista. Ele pedirá todos os exames para poder tirar todas as suas dúvidas. Abraço

  6. olá, tenho 23 anos e meus dentes superiores cobrem os inferiores, gostaria de saber qual o tratamento recomendado? se o único jeito é o extra bucal? Grato.

  7. Olá, Alexandre! Gostei muito deste site, esclarece muitas dúvidas! Eu tenho uma pergunta à fazer, que é sobre a mordida cruzada, eu tenho esse problema, eu já visitei meu ortodontista, já fiz os exames e agora só falta usar o aparelho, eu tenho 18 anos já e meu dentista disse que devido à minha idade, corro o risco de não obter sucesso no tratamento, porque a cartilagem facial endureceria a partir dessa idade nas mulheres e só se resolveria com intervenção cirúrgica, só que eu estou com medo do tratamento não surtir efeito, porque já tenho mais de 18 anos e meio e tenho algumas deformações nos ossos da face e não sei se isso poderá ser corrigido com o tratamento, porque é tardio! Quero muito saber se isso poderá ser corrigido nessa idade usando os aparelhos adequados, me sinto mal pelos meus pais não terem se preocupado antes em tratar dos meus dentes e da minha estética facial. Ficarei muitíssimo grata, obrigada!

    • Olá Mariana,
      Se o seu ortodontista já diagnosticou seu caso como cirúrgico nao existe alternativa mais ou menos. Você só deve iniciar seu tratamento preparada para cirurgia. Recomendo você conversar com seu ortodontista sobre qual tratamento realizar. Abraço

  8. ola eu tenho 12 anos e meus pais me levaram ao destista quado eu tinha 10 anos e a dentista falou que eu teria que usar o aeb,na hora botei pra chorar ,depois fui procurar no google imagens e odiei e evitei falar nesse asssuto agora meus dentes estao quase certos mas ainda estao pra frente e nao quero usar aeb tem outro tipo de aparelho que posso usar no lugar dele?

    por favor me ajude estou apavorada.
    beijos obrigada

    • Olá Jéssica,
      Hoje, para os casos com indicação de AEB este continua sendo o melhor tratamento. Usar AEB hoje poderá evitar tratamentos radicais no futuro, como extração de dentes e até cirurgia. Quanto mais cedo você tratar, mais rápido e mais bonito pode ficar seu sorriso. Abraço

  9. Olá, tenho 13 anos e estou sujeito a usar este aparelho daqui a 1 mês, quando minha dentista disse que eu ia precisar usar fiquei muito chateado, mas compreendi que é para o meu bem, mas a minha pergunta é : Tem algum jeito de eu não usar ele na escola, porque isso é o que eu mais temo…
    Por favor me ajude…

    • eu tambem vou ter que usar esse aparelhoe nao quero usar ele no colegio kkk

    • ooi franklyn, passei a usar mascara facial há +- 1 semana, junto com o disjuntor palatino ( hyrax ) estou no 1 ano agora, porem devia estar na 9 ano.. não uso quando vou ao colegio, mas quando chego, é obrigatório colocar e usar, só tiro quando vou me arrumar pro colegio, estou usando a mascara de petit, pois escolhi uma opçao não cirúrgica, fiz 14 anos este ano.

  10. olá alexandre quantos tempo é usado o aparelho freio de cavalo

  11. eu tenho 11 anos e vai fazerum ano quew eu uso freio de burroeu só num vo pa escola cum ele mas eu durmo com ele queria saber quanto tempo eu vou ter que fkar usando ele e depois qual eu vou uzar……/tenho vergonha

  12. Ola, eu tenho os dentes de cima um pouco para frente e para puxa-los para tras devo usar este tipo de aparelho?

    • Olá Lucas,

      Você deve marcar uma consulta com um ortodontista para tirar esta dúvida. Ele irá requisitar os exames necessários para saber qual o melhor tratamento para o seu caso. Abraço

  13. oi meu nome é rafaela ,no momento estou usando aparelho o movel,vou colocar no mÊs que vem o aparelho extra bucal ,sera se dois uso de aparelho no mesmo tempo não doi muito?

  14. olá doutor tenho 11 anos quero muito usar aparelho por ser bonito e por que eu preciso muito por demais eu trinco os dentes mais tem um buraco KK não fecha completamente e ai tenho que usar freio de burro? ‘-‘ por favor responda beijos

  15. Meu dentista me indicou a mascara facial gostaria de saber se posso usar para dormir para acelerar o processo
    Grata

  16. Oi Meu filho tem um problema na maxilar qdo seus dentinhos nasceram eles eram atravessados na parte da frente os 4 dentes de cima ,os permanentes nasceram corretos ,mas a maxilar dele ficou muito pra frente tanto que a língua dele fica no meio do céu da boca ,ele tem dificuldade pra falar algumas palavras e interferiu até mesmo na escola.
    Gostaria de saber de que forma poderei estar ajudando o meu filho ,dizem que os primeiros dias com o aparelho doí muito,ele já está meio tristonho,mas não se opôs em não usar,mas está com bastante medo.o que posso fazer por ele?

  17. Olá Doutor!
    Na faixa de uns 10 anos tive um problema com o maxilar, a minha boca não abria, a dentista fez um aparelho e pediu pra que eu dormisse com ele..porém usei por um periodo,e depois parei de usar pois incomodava pra dormir, e nao avisei a doutora.
    Agora,tenho 20 anos e estou com problema na maxila de novo, o de cima cresceu e o de baixo não, penso que deveria ter usado o aparelho extra bucal.
    Com a minha idade, já não é mais possivel corrigir com o aparelho,certo?
    A solução seria apenas a cirurgia?

    Agradeço por ter lido, e fico aguardando respostas!

    • Olá Bruna,

      Sua pergunta é muito específica e depende de uma consulta ortodôntica com exames complementares. Recomendo que consulte um ortodontista para esclarecer sua dúvida. Abraço

  18. Ola doutor tenho 27anos meu dentes são tortos e tenho sorriso gengival doutor quero saber se não existe outro método para melhor meu sorriso gengival?sem ter que fazer cirurgia ? e tbm doutor tenho perda óssea nos dentes e ainda por cima sou fumante gostaria de saber se eu parar de fumar essa minha perda óssea irá parar?faço raspagens e limpezas a cada seis meses no dentes .

    • Olá Helio,

      Existem tratamentos alternativos para o chamado sorriso gengival, aplicação de Botox, gengivectomia, tratamento ortodôntico e cirurgia ortognática. Para saber qual será o melhor tratamento par o seu caso, recomendo se consultar com seu dentista para fazer a melhor escolha para o seu caso. A perda óssea depende de alguns fatores, mas já se sabe-se que o fumo acelera a perda óssea do paciente com problemas periodontais. A interrupção do fumo aliada aos cuidados preventivos regulares no dentista irá prevenir a perda óssea. Abraço

  19. eu n sei o meu caso é muito grave , sou muito dentuça , e estou usando o aparelho fixo e o arco extra bucal mais tenho vergonha de usar na rua ou no colégio existe outro tipo de aparelho que eu possa usar e resolver esse problema

  20. eu também uso aparelho de capacete,tenho 9 anos eu to usando ha 2 meses,quanto tempo ainda o senhor acha que eu vou ter quer usar?
    uso somente para dormi,pois estudo o dia inteiro só chego em casa a noite… eu não gosto de usar mais fazer o que é preciso. me encoraja a usar doutor por favor!!!

  21. estou usando o aparelho ortopédico que faz meus dentes da frente separarem,vou ter que usar o arco extra bucal e queria saber se ele fara o “buraco” nos meus dentes da frente diminuir.

    • Olá Luis,

      Pela sua descrição, provavelmente está usando um disjuntor palatino, e sua ativação provoca a separação dos dentes da frente. Se eles eram “juntinhos” em até três meses eles estarão juntos novamente. Agora, se não eram juntinhos recomendo que você leia o post “Doutor tenho os dentes do Bob Esponja! O que eu faço?!”. Abraço

      • entao doutor,é isso mesmo que eu tenho e meus dentes da frentes eram quase juntinhos,deviam ser separados 1 milimetro e hoje esta uns 6 a 7 (nao sei bem), sera que daqui 3 meses eles voltam a ficar com 1 milimetro apenas? Obrigado Abraço

  22. olá dotor, tenho dois caninos desalinhados para fora,minha dentista me falou que tenho o usar o aparelho móve,e agora estou com medo de usar o arco extra bucal.

  23. minha prima vai colocar o tal de freio de cavalo e me pediu se da para dormir de lado ou só de barriga para cima? e então como é q se pode dormir?

  24. oi doutor,bom tenho 21 anos tenho uma duvida,tenho o queixo para frente devido os meus dentes de cima ser caninos,será que eu vou uasr esse aparelho,já que já fui caçoada na escola.por favor me tire essa duvida.o mais obrigado

  25. oi!meu primo tem medo de ir com um capacete que ocupa a cabeça toda,ele tem medo e vergonha de ir para escola e todo mundo rir da cara dele mais eu mostrei a s fotos do aparelhos para ele e ele fico ate mais calmo e no dia ele botou e ficou com vergonha de ir a escola mais eu levei ele com o meu pai e ele não queria entra mais meu pai pegou ele e mandou a diretora pegar ele depois de um tempo ele se acustumou a ir com aparelho para a escola tchal bom dia,boa noite.
    😀

  26. minha filha tem 5 anos e esta com problema no osso facial a parte de baixa esta maior do que a de cima, ela ainda não trocou nenhum dentinho seria possível já usar o aparelho para evitar um problema maior. a dentista da escolinha que identificou, mas como ela não é ortondontista não soube informar, porém ela remondou a procurar o prossíonal urgente para evitar uma cirugia no futuro

    • Olá Maria,

      Você deve marcar uma consulta com um ortodontista e fazer uma avaliação, pois existem problemas que quanto mais cedo diagnosticadas são mais fáceis de serem resolvidas. Abraço

  27. Olá, meu sobrinho tem 7 anos e o dentista disse que precisa usar o aparelho “capacete”! Ele ainda é usado? Existe outro que possa subistitui-lo?
    Grata

  28. Ola Doutor, eu Gostaria de saber uma coisa Tenho 15 anos e estou usando o aparelho mascara facial juntamente com 2 elasticos presos em braquetes no meu dente (1 antes do canino). Porem nao sinto dor, nem forçar ! essa é minha duvida o aparelho esta agindo corretamente? Pq nao sinto ele forçando nada. Obrigado

  29. Olá, uso freio de burro mas a parte de trás lá a faixa fica me encomodando e quando tiro minha pele fica vermelha isto é normal?

    Grato Luan

  30. Cia da Imprensa

    Daniela Mercury tem uma agenda super lotada, mas ao mesmo tempo não pode abrir mão da sua aparência. Por isso, ela usa Invisalign, mesmo durante os shows e exercícios físicos, porque este aparelho ortodôntico é totalmente transparente e prático de se usar, indicado para todos os tipos de má oclusões, como dentes tortos e desalinhados. Invisalign não atrapalha o seu dia-a-dia e você consegue prosseguir seu tratamento ortodôntico tranquilamente. Conheça o produto, e procure um ortodontista credenciado mais próximo no site Invisalign
    Fonte: mundovipbahia

  31. Ola doutor quero sabe o seguinte eu tenho 11 anos e vou ter que usar esse aparelho mas ele tem como tirar para ir a escola ? E quantos meses ou anos vou te q usar esse aparelho ficarei muito grato se vc responder abraços

    • Bianca Dias Barbosa

      Eu uso esse aparelho e tem como tirar sim. Olha, o meu dentista falou que é de 6 meses a 1 ano, mas depende da pessoa.

  32. doutor por favor me responda

    eu tenho 14 anos
    e eu vou usar aparelho
    todo mundo falou que acham que eu vou te que usar o freio e eu nao quero usar to com muita vergonha

  33. coloquem ai a foto daquele aparelho que estimula o crescimento.ou seja não tem espaço para o dente crescer e esse aparelho ajuda no desenvolvimento.poste as fotos. obrigado!!!!!

  34. oipessoal eu vol colocar esse aparelho e tenho duvidas se doi pra colocar?

  35. oi eu tenho q usar esse aparelho,mas eu nao posso usar outro?mais boito!!!

  36. ola, tenho 10 anos meu dentista falou que eu vou ter que usar esse aparelho, será que eu vou ter que usar muito tempo?

  37. O que pode me empedir d colocar qualquer tipo de aparelho?

  38. meu dentista falou q vou ter q uzar esse tipo de aparelho (o freio de burro), tenho 15 anos e estou com muito medo por causa da zuação dos colegas de classe durante a manhã e de tarde ate as 10 horas da noite vou trabalhar em uma loja e não da pra uzar o aparelho.Eu queria saber se uzar nove horas por dia(enquanto eu durmo)pode ter algum resultado ou é preciso uzar mais tempo?
    obrigada

    • Olá Vitória,

      O resultado é igual a esforço. Quanto mais você usar seu aparelho, mais consistente tende a ser o resultado. Mas a gente sabe que não dá para usar os aparelhos extra bucais todas as horas. Abraço

  39. Minha filha de 8 anos começou a usar a mascara facial juntamente com um aparelho fixo dentro da boca nos dentes de cima colados nos dentes e uma especie de ponte de um lado ao outro o que acumula muita comida, isto está me incomandando muito quanto à higiene e a ela também, estamos pensando em desistir. O que vc me diz ?

    • Olá Gabriela,

      Se existe algo que eu possa aconselhar é que não desista do tratamento ortopédico. Para alguns problemas é o melhor tratamento para esta idade. Infelizmente, a questão da higiene bucal exigirá disciplina não só neste tipo de aparelho como de qualquer outro. Abraço

  40. olá meu nome e luiza e eu tenho 11 anos uso o freio de burro e o aparelho fixo,estou aqui para tirar uma dúvida!QUANDO A DENTISTA COLOCOU ESTE APARELHO EM MIM EU RAPIDAMENTE ME ACOSTUMEI MAIS MUITAS PESSOAS FICAM OLHANDO PARA MIM COM UM OLHAR ESTRANHO COMO SE EU FOSSE UM E.T E ISSO ME DEIXA TRISTE QUANDO EU ESTOU COM O APARELHO E EU VEJO ALGUÉM EU RAPIDAMENTE CORRO E ME ESCONDO EXISTE ALGUM OUTRO TIPO DE APARELHO QUE POSSA SUBSTITUIR ESSE MEU FREIO DE BURRO!!MUITO OBRIGADO E BEIJOS:D

    • Olá Luiza,

      Infelizmente, nos casos indicados para uso de Arco Extra Bucal ainda não existem tratamentos mais estéticos. Você deve pensar que vai usar por um período curto e que o resultado vai permanecer para o resto de sua vida. Abraço

  41. eu tenho 12 anos meus dentes sao todos bem certos mais so que o tipo o osso esta um pouquiinho para tras sera que eu preciso usar o aparelho extrabucal
    eu vou chorar se eu precisar usar esse aparelho que e estranho

  42. Olá meu nome é Gabriel,
    Eu viu usar também esse tipo de aparelho mas é necessário usar o dia inteiro? E se puder tirar eu mesmo posso tirar.

  43. Olá doutor, minha filha tem seis anos e esta usando o expansor palatino(mordida cruzada),e agora a máscara facial…A máscara ela consegue usar no máximo 12 horas ao dia…será que e o sufiente? E será que sendo ainda tão pequena, o tratamento será mai rápido?

    • Olá Fabiana,

      O tratamento ortopédico tem suas vantagens quando utilizado no período correto de crescimento. Quanto mais tempo o paciente utilizar o aparelho, mais eficiente é o tratamento. Como sabemos que a colaboração da criança é limitada, hoje não indicamos mais o uso integral que seria ideal. Abraço

  44. Ola eu tenho 13 anos e meus dentes da frente sao tortos mais tortos pra dentro eo resto dos meu dente parecem ser menor que o normal!vc acha que eu teria q usar o extra bucal porque dos dentes da frente que sao tortos? meu dentista disse que eu deveria usar aparelho mais nao disse qual!gostaria muito que vc respondesse minha pergunta!Grata

    • Olá Ana Clara,

      Não precisa sofrer por antecedência. Converse com seu ortodontista, ele saberá qual é o melhor aparelho para tratar o seu problema. 😉

  45. Boa tarde Dr. Minha filha tem dentes cruzados ela tem 9 anos e ja fui ao dentista e falaram que ela tem que usar uma mascara facial vertical? Gostaria de saber se é fácil tirar e colocar este aparelho já que a Dra. falou que ela pode tirar para ir a escola? E saber qual a média de tempo de uso para este tratamento?

  46. Eai diutir, e o seguinte…tenho 17 anos
    A 1 ano e 5 meses atras eu fui ao dentista fazer uma consulta, e ele determinou que eu deveria usar aparelho (o normal),para fechar os meus dentes, ja que eu havia extraido os 2 penultimos dentes de baixo…
    Eu gostava muito de meus dentes,eles encaixavam certinho, so que hoje,depois de usar o aparelho por 1 ano e uns 5 meses eu nao gosto mais, tenho vergonha ate de sorrir..
    O dentista nao me avisou que ao fechar os dentes de baixo, a minha arcada dentaria de baixo tambem ia para tras!! E hoje a mordida nao encaixa! ao morder normalmente fica um espaço entre os dentes de cima e os de baixo, pois os de baico foram para tras!!
    E o dentista falou que para consertar a mordida e o sorriso so extraindo dois dentes de cima… So que eu nao quero extrair!! E muito menos que os dentes de cima vao para tras tambem!
    Eu quero saber se tem algum jeito de trazer a arcada dentaria de baixo para frente novamente (se esse tau freio de cavalo puxaria ela)..ou alguma outra auternativa para consertar isso.. Respondame por favor.

    • Olá Renan,

      Sua dúvida é clínica e somente uma consulta com exames complementares podem responder a sua questão. Meu conselho é conversar com seu ortodontista sobre o seu tratamento e achar uma solução para melhorar a sua queixa. Abraço

  47. Estou usando o aparelho Extra-Oral (freio de burro) a dois dias, e já estou acostumada, e queria saber o que o dentista vê de diferença nos primeiros dias de uso dele??

    • Olá Casssiane,

      Dois dias é muito pouco tempo para confirmar os benefícios que devem ser alcançados pelo arco extra bucal. Paciência e disciplina neste momento são fundamentais para o sucesso do tratamento. Abraço

  48. Olá Doutor. Minha filha de 9 anos apresenta um caso sério de oligodontia. Se não bastasse, também é classe 3. Ela está sendo acompanhada por 2 excelentes profissionais que indicaram o uso de mascara facial com ancoragem óssea, pois os poucos dentes que tem são muito pequenos. Para tanto, ela terá que passar por um processo cirúrgico para colocação de uma placa e parafusos para o uso da mascara. Estou muito preocupada e ansiosa. Em sua opinião, existe algum risco nesse caso? Confio nos profissionais, mas estou muito abalada.

    • Olá Andréa,

      Se você está sob os cuidados de bons profissionais não tem motivos para preocupação. Confie no tratamento e siga o protocolo planejado pelos ortodontistas.Abraço

  49. Dr. tenho meus dentes da parte de cima muito afrente dos que fica em baixo, então meu maxilar é para trás, eu uso aparelho fixo a um ano, eu queria saber se eu preciso usar o freio de burro ou o aparelho fixo vai fazer esse trabalho???. OBS : Desde que coloquei o Aparelho fixo a um ano meus dentes arrumaram mais os de cima não alinharam com os que fica embaixo, continua bem a frente.

  50. Olá doutor, nos meus 10 anos eu usei o aparelho AEB, mas acabei desistindo… completei 15 anos mês passado e faz 1 mês e alguns dias que voltei a usar o aparelho. A dentista recomendou eu usar por 8 meses, será que ainda da tempo de tratar ? Obrigado.

    • Olá Matheus,

      Esta é uma dúvida que somente seu ortodontista pode responder. Dependendo do problemaele pode ser resolvido com aparelho de AEB. Abraço

  51. Olá, meus dentes são tortos amarelados e também eu tenho problema na mastigação, minha mãe me diz que não posso colocar aparelho depois que terminar de arrancar meus dentes de leite! É preciso? E assim, no meu caso vou ter que utilizar o aparelho extra bucal?

  52. to com medo de fazer cirurgia do maxilar talvez eu precise mto tenho 19 anos e chupei o dedo ate os doze anos e tenho mordida cruzada e outros probleminhas ai no maxilar de baixo .. prefiro mil vezes usar o famoso freio de burro invez de passa por uma cirurgia . .

  53. Ola queria saber si tem.como deixa.meus dentea certo e por que naceu 2 na frente e 2 atras

  54. ola alexandre eu tenho que usar o freio de burro mais e muito feio e tenho vergonha 🙁

  55. Olá Alexandre,
    Quando eu era mais nova com cerca de 12 anos os dentistas diziam que eu teria que usar o AEB, porque tenho a genesia dos incisivos laterais superiores, devido também a mordida cruzada e outros fatores.Porém, como eu era muito tímida recusei a usar, procurei vário dentistas até que achei um que fez uma propósta diferente, então aceitei, foi feito apenas o uso do aparelho fixo e extraídos os 1º pré- molares inferiores para compensar a genesia dos dois caninos inferiores. Hoje tenho 19 anos, e percebi que desde a extração dos dois pré-molares inferiores meu rosto afinou muito na região do queixo, será que foi a retirada desses dentes que causou isso? Queria saber também se ainda posso usar o AEB, devido ao maior crescimento do queixo!! Ficarei grata com sua resposta, desde já agradeço!

    • Olá Nayara,

      É muito difícil fazer um diagnóstico sem realizar exames com a presença do paciente. Você fez a escolha de não realizar o tratamento naquele momento e optou por outro do seu agrado posteriormente. Aos 19 anos, o AEB não trará nenhum benefício no seu caso, pois a fase de crescimento já cessou e a melhor época de tratamento com AEB já passou. Seria pertinente um retorno ao seu ortodontista para realização de nova avaliação e controle do seu tratamento já realizado. Abraço

  56. Ola.. eu xeguei usar o aparelho por pouvo trmpo ao ponto de nao xegar usar o arco.. porem sei q e desagradavel mas e pro meu bem.. e estou com 16 anos e em uma semana vou recolocalo… axa q ja esta tarde para o uso? ?

  57. Alexandre a minha filha tem 9 anos,a dentista disse que ela vai precisar usar o aparelho extra bucal,ou seja o aparelho freio de cavalo ou freio de burro,pois ela tem um queixinho pequeno,levei ela entao num ortodontista,ela disse que tem outros meios de diagnosticar isso é verdade?????

    • Olá Ana,

      Você colocou duas dúvidas diferentes! Primeiro: O diagnóstico é igual para qualquer ortodontista em qualquer lugar do mundo, ou seja, se sua filha foi diagnosticada com deficiência de mandíbula, qualquer ortodontista no mundo irá dar o mesmo parecer. Porém, o tratamento a ser realizado pode variar de acordo com a filosofia de cada ortodontista. Abraço

  58. Oi Alexandre!
    Minha filha está com 11 anos e 5 meses. O dentista disse q ela precisa usar o AEB pois talvez não terá espaço para todos os dentes. Ela não gostou da idéia, então consultei outro profissional que me disse que não precisaria usar o AEB, pois elá terá espaço suficiente para todos os dentes…fiquei sem saber o que fazer!! Devo consultar outro profissional?

    • Olá Odete,

      Você deve realizar o tratamento de sua filha com o dentista que mais te passou segurança no plano de tratamento. Em algumas ocasiões o paciente opta pelo tratamento que ele quer e não o mais indicado para o problema. Isto resulta em tratamentos que duram mais do que é necessário ou pior devem ser retratados depois de algum tempo. Portanto, quando bem indicado o AEB ainda é o melhor tratamento ortopédico e não existe um substituto para tal. Abraço

  59. Bom dia Alexandre. Minha filha tem 10 anos e usa o “freio de burro” desde 05/2015 porque chupava dedo e, com isso, movimentou a parte óssea superior da mandíbula para frente. Depois de 1 ano, se parar de usar o aparelho, tem alguma chance de ter nova movimentação mesmo não chupando dedo mais?

    • Olá Jussara,

      Se a causa da mordida aberta era somente o dedo, não há nenhum problema. Todavia, outras causas como interposição lingual, padrão facial, desequilíbrio de mordida e musculatura podem contribuir para abertura da mordida. Abraço

  60. Bom dia, minha filha tem 9 anos e não é dentuça usa aparelho fixo e agora vai ter que usar o aparelho A e B, segundo a dentista é para abrir espaço na arcada dentária para os outros dentes nascerem. Estou com receio este aparelho não é só pra quem é dentuço, ele serve também pra abrir espaço?

    • Olá Suyane,

      Sim os aparelhos ortopédicos como o Arco Extra Bucal tem o objetivo de movimentação óssea e ganho de espaço para dentes permanentes, e quando tratado no momento certo melhor o resultado. Abraço

  61. Olá!
    Minha filha tem 10 anos, tem pouco espaço para os dentes , principalmente inferiores (ela já usou o expansor por 8 meses), então a dentista falou para extrair alguns dentes e colocar o aparelho fixo. Fiz avaliação com outro ortodontista e ele falou que teria que usar o extra-oral e uma odontopediatraoutra indicou um aparelho parecido com o expansor, tanto superior quanto inferior e com uma plaquinha metálica que fica entre os superiores e inferiores para corrigir a mordida que é um pouquinho profunda.
    Fiquei confusa com indicações tão diferentes.
    Como saber qual é o tratamento mais adequado?

    • Olá Kenya,

      O diagnóstico dos problemas de mordida é universal para todos os ortodontistas em todo o mundo, isto é, todos irão diagnosticar o mesmo problema para sua filha. Porém, o tratamento deste mesmo problema pode variar de especialista para especialista. O que você deve fazer, é iniciar o tratamento com o profissional que te deixou mais segura quanto ao plano de tratamento, e nunca levar em conta o preço “mais barato”. Bons profissionais são caros. Mas lembre-se, é a saúde de sua filha que esta em questão. Abraço

  62. Lilian Peres Mendes

    Gostei muito da matéria de esclarecimento. Realmente tem gente que fala que esses aparelhos externos são ultrapassados, mas foi exatamente isso que o dentista me explicou, que se não usar, pode ter que extrair dentes depois. Entao foi bom.Eu ler e confirmar que a opinião dele estava certa.
    Minha filha tem 10 anos, quase 11… Disse que está na hora de colocar. Chorou no dia que soube, mas ele recomendou esperar um pouco pra leva-la pra iniciar o tratamento, para que ela pudesse aceitar , não sendo uma tortura e assim colaborar com o tratamento. E foi exatamente o que aconteceu, em 1mês, conversando ao poucos dia a dia com ela, ela está aceitando bEm a idéia. Então agora vou marcar consulta pra inciar o processo.

    • Olá Lilian,

      Que bom que você entendeu o propósito do tratamento. A criança colabora muito bem aos tratamentos e se adapta rapidamente. Abraço

  63. Olá, tenho 15 anos , quase 16, Tenho dentes classe 2, O tratamento vai ser menos efetivo em mim pois nao estou no meu pico de crescimento mais ? ou o que importa é estar crescendo, independente da intensidade?

    • Olá Rubens,

      Para cada fase do crescimento é diferente. Tratamentos ortopédicos, são mais eficientes próximos ao período de pico de crescimento (antes ou após 6 meses). Abraço

  64. Olá, eu tenho 12 anos e uso a mascara facial, pois tenho um queixo pra frente, seria necessário a utilização do AEB

    • Olá Helen,

      O tratamento com máscara facial é um tratamento ortopédico que impede o uso com um aparelho extra bucal. Portanto, se você precisa utilizar o AEB, este tratamento será realizado e indicado pelo seu dentista em um segundo momento. Abraço

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *