Home / Top dúvidas / Aparelho Móvel Não! Aparelho Removível o que é? Top 10 Dúvidas!

Aparelho Móvel Não! Aparelho Removível o que é? Top 10 Dúvidas!

aparelho móvel 1

Existe uma grande diferença entre os dois, e o correto é aparelho removível, aparelho móvel é o celular! Hoje, a Ortopedia Funcional dos Maxilares é a especialidade responsável pelo tratamento exclusivamente com aparelhos removíveis ou aparelhos ortopédicos funcionais. Cada problema dentário, bucal ou funcional tem sua indicação e função para as idades e problemas específicos. Antes de iniciar, gostaria de dizer que os aparelhos removíveis que vou descrever aqui englobam desde as placas removíveis até os aparelhos ortopédicos funcionais dos maxilares e a abordagem será feita de forma lúdica pois é um texto dirigido para curiosos que não são profissionais da área.

Vamos as Top 10 dúvidas:

1- Em que casos são indicados os aparelhos removíveis?

Os aparelhos removíveis tem uma função mais nobre e mais completa do que só movimentar os dentes como faz o aparelho ortodôntico fixo! Tem a função de reeducar a musculatura facial e estimular o desenvolvimento ósseo, através da mudança da postura em abertura e fechamento da boca. Se você quer saber como cuidar do seu aparelho móvel leia o Aparelho removível: 10 dicas de como cuidar do seu?

2- Qual é a idade para iniciar um tratamento com aparelho removível?

O Dr Leo Augusto no Blog de pediatria do Tio dentista fez um belo texto acerca deste tema no post “Criança pode usar aparelho?!”

Existem certos problemas buco dento faciais cuja intervenção precoce, torna mais rápida  a resolução através do seu tratamento. Portanto, o acompanhamento com um odontopediatra desde a gestação da mamãe é mais do que necessário, diria vital para evitar problemas mais sérios no futuro da criança. Quero aproveitar para derrubar um mito comentado pelos pacientes: “Meu dentista falou que era para iniciar o tratamento depois que meu filho(a) trocasse os dentes de leite!” Se você desconfia que seu filho tem algum problema bucal, já passou da hora de levá-lo ao odontopediatra ou ortodontista. Prevenção sempre!

3- Mas os aparelhos removíveis movimentam os dentes de leite?!

Não só movimentação dentária como também haverá uma reeducação da musculatura orofacial resultando na melhora da respiração, fonação, deglutição e mastigação. A longo prazo, haverá modificação do desenvolvimento ósseo e da arcada para receber os futuros dentes permanentes.

4- Como sei se meu filho(a) está com problemas e precisa de tratamento?

Somente uma avaliação com profissional da área, ortodontista ou odontopediatra que tem melhores recursos para solicitar os exames necessários para o correto diagnóstico e planejamento eficaz. Entende-se como planejamento eficaz elaborar um tratamento que alcance os objetivos da forma mais rápida e contundente possível.

5- Mas não tem como eu saber se está na hora de tratar?

Como você insistiu, vou mostrar que existem alguns sinais clássicos que qualquer pessoa pode enxergar:

  • dentes nascendo apinhados ou encavalados: é sinal de falta de espaço ou excesso de dentes.
  • de boca fechada a criança fica com a “carinha torta”, recebe apelidos na escolinha como “calha de chuva”, “cinzeirinho” ou “queixada”: Provavelmente tem mordida cruzada anterior, doença que deve ser tratada o mais rapidamente possível. Leia o post “Mordida cruzada anterior: Top Dúvidas!
  • Queixo muito para trás: Problema mais difícil de ser diagnosticado se não for um profissional, mas visualize a face do compositor Noel Rosa, é mais ou menos o inverso do ítem anterior, na escola recebe apelidos como “queixinho”.
  • A criança morde com os dentes do lado pois na frente não consegue, por exemplo, morde o cachorro quente e a salsicha sai inteira: sofre de mordida aberta e deve reparar o problema e os hábitos deletérios (chupar dedo, chupeta, mamadeira…).
  • Meu filho(a) ronca, respira pela boca, baba no travesseiro, vive de nariz entupido, boca aberta, come muito rápido ou muito devagar: ele(a) pode ser respirador bucal está clamando por um tratamento ortopédico!
  • Meu filho fala com a língua entre os dentes, tem língua presa igual ao Lula ou o baixinho Romário: Aí peixe, ssseu filho pressscisa de tratamento!

aparelho móvel

aparelho móvel

6- E quais são os tipos de aparelhos removíveis?

Só existe um tipo de aparelho ortopédico funcional dos maxilares e todos os outros são derivados deles. O Ativador de Andresen-Häupl (1957) foi o pioneiro, e todos os outros são derivados dele: Frankel, Klamnt, Planas, Simões Network, Bimler, Bionator de Balters…

Precisaria escrever um compêndio para mostrar um quarto de todos os tipos de aparelho “móveis” digo removíveis que existem ou que foram inventados modificados e extintos. Ganha a corrida o dentista que usa o aparelho certo no momento certo, e cada um tem um protocolo de utilização e ativação ou regime de utilização.

7- Mas não posso tratar com aparelho ortodôntico fixo mesmo?!

Não. Problemas dentários resolvem-se com aparelho fixos, problemas ortopédicos são resolvidos com aparelhos ortopédicos fucionais removíveis ou ortopédicos fixos.

8- E quanto tempo leva um tratamento ortopédico com aparelho removível?

Geralmente, o tratamento é dividido em duas fases, inicia-se o tratamento ortopédico funcional cujo período pode variar de 6 meses até a troca de todos os dentes de leite e após uma segunda fase com tratamento ortodôntico fixo para alinhamento dos dentes permanentes.

9- Então tratamento com aparelho removível só serve pra crianças?!

Na maioria dos casos sim, mas existem profissionais que utilizam também nos tratamentos de pacientes adultos. Por necessidade mercadológica a maioria dos pacientes adultos preferem um tratamento que seja mais rápido, e nem sempre é possível um tratamento com aparelho removível de forma rápida.

Na área da saúde de tempos em tempos existem quebras de paradigmas e o aparelho Invisalign foi uma destas situações. Hoje é possível começar e terminar um tratamento ortodôntico de um adulto com placas removíveis, Gisele Bünchen fez seu tratamento desta forma! Leia o Invisalign o que é: Top 10 dúvidas

10- E quanto custa um tratamento com aparelho removível?

Mais uma vez volto frisar que essa deve ser a menor de todas as preocupações. Saiba que intervir num problema é menos custoso quanto mais cedo é resolvido. Ainda não temos a cultura da prevenção, somo educados a procurar ajuda somente quando a dor está associada. Quando você está sentindo dor, a doença já está em estágio avançado e o tratamento destas doenças independentemente da especiliadade ou área da saúde sempre vai sair caro!

Por outro lado, se você não espera pela dor e cuida da sua saúde e a de seus filhos, saiba que prevenir uma doença é sempre mais barato e infinitamente menos doloroso. Visite seu Odontopediatra!

Fonte:

  • Enlow, D.H. Crescimento Facial. São Paulo: Artes Médicas, 1993.
  • Flávio Vellini Ferreira. Ortodontia, Diagnóstico e Planejamento Clínico, 5 ed Artes Médicas.
  • Gabriela Dorothi de Carvalho – “SOS Respirador Bucal-Uma visão funcional e clínica da amamentação”-2 ed.
  • GEM – Grupo de Estudos Maurício Vaz de Lima
  • Planas P. Rehabilitación Neuro-Oclusal (RNO) 2ed. Barcelona: Masson-Salvat; 1994.
  • Robert E. Moyers. Ortodontia – Seção I Crescimento e Desenvolvimento, 4 ed. Guanabara Koogan.
  • Simões WA. Ortopedia Funcional dos Maxilares através da Reabilitação Neuro-oclusal.3ª ed. São Paulo: Santos, 2003
Comentários via Facebook

Check Also

mordida aberta

Mordida Aberta Anterior: Top Dúvidas!

Qual é o melhor tratamento para mordida aberta anterior? Qual é o melhor aparelho para …

17 comments

  1. Ótimo artigo!
    Informativo e divertido.

    Só tenho uma correção a fazer:
    Na verdade, escrevemos o artigo a quatro mãos, eu e o Dr Gustavo Camilo.

    Grandes Abraços

  2. Parabéns, blog muito bom! tenho uma dúvida. Podem aparelhos removíveis serem cosiderados como alternativa à máscara facial (junto ou após disjuntor de haas)em alguns casos? quais? criança de 9 anos, leve prognatismo. Meu receio é fazer esta intervenção e comprometer a face, caso não for estrita e absolutamente necessária. Leio que a ocorrência (má oclusão classe 3 etc é de apenas 3 a 5 % em caucasianos e ninguém na família dos pais apresenta; será que com o estirão aos 10-12anos isto não se equilibraria espontaneamente? ou com a ajuda mais suave,digamos, do aparelho removível? estou em séria dúvida, pode ajudar? muito obrigado!

    • Olá Roberto, obrigado pelo comentário. Vamos as dúvidas: Existem alternativas a máscara facial? Não, hoje ainda não existe nenhum tratamento mais eficiente do que a máscara facial de Delaire (1971), Petit (1998) ou ainda de Turley (1988) para resolução de casos de classe III com deficiência de maxila para crianças no estirão de crescimento. Os ortopedistas gostam do Regulador de Frankell III ou simplismente FR-3 para estes casos porém, pessoalmente acho que a efetividade tempo=resultado deixa a desejar. Outros aparelhos como o Bionator de Balters, Arco de Escheler ou Progenie empregados exclusivamente na dentadura decídua tem efeito exclusivamente dentário de retroinclinação dos incisivos inferiores e vestibularização dos superiores. Agora, quando paciente é prognata e não tem deficiência de maxila e não atingiu o pico de crescimento, provavelmente será um caso cirúrgico futuramente, nestes casos é melhor o acompanhamento e aconselhamento dos pais desta criança sobre uma necessidade de cirurgia futuramente.

  3. MINHA FILHA TEM 10 ANOS E VAI COLOCAR O APARELHO REMOVÍVEL (ELA TEM O QUEIXO PARA TRÁS)….GOSTARIA DE SABER O Q MUDA COLOCANDO O REMOVÍVEL PRIMEIRO PARA DEPOIS O FIXO.O RESULTADO FINAL NÃO É O MESMO Q COLOCANDO O FIXO DIRETO?

    • Olá Cheilla,

      O aparelhos removíveis, são também conhecidos como aparelhos ortopédicos, isto é, tem efeitos no direcionamento e crescimento ósseo. Por outro lado, o aparelho fixo só tem efeito dentário e não ósseo. Portanto, são aparelho diferentes, com diferente funções usados em períodos distintos. Abraço

  4. Olá, gostei do seu site, porém tenho uma dúvida que talvez você possa me responder. Tenho 13 anos e estou usando o aparelho móvel a 8 meses, porém não consigo usá-lo direito, não me acustumo com ele, e meu problema bucal é que meus 4 dentes da frente tem que fechar para ter o espaço dos dois caninos nascerem, e queria saber se meu dentista pode colocar o fixo de uma vez, pois não consigo usar de jeito nenhum e quero arrumar meus dentes o mais rapido possivel. Obrigado, abraços.

    • Olá Matheus,

      Seu ortodontista colocou aparelho removível pois provavelmente é o melhor aparelho para o seu problema. Você deve conversar com ele sobre suas expectativas, e ver se o aparelho ortodôntico fixo já pode ser instalado para resolver seus problemas dentários. Abraço

  5. Boa tarde!!!Gostaria de saber qual o aparelho que meu filho de 20 anos deve usar?Pois o dente do meio na parte inferior é para traz.Fez avaliação com dois profissionais e um disse que deve usar o aparelho fixo, e outro disse que deve usar o removível.Agora pergunto em quem devo confiar?Agradeço sua atenção e aguardo um retorno.

    • Olá Vera,

      Existem diversos protocolos de tratamento para um mesmo problema. Mas o diagnóstico deste problema, é igual para todos independentemente do profissional escolhido. Portanto, você deve escolher um bom ortodontista que passe segurança e confiar no seu tratamento. Abraço

  6. Boa tarde,

    Tenho 53 anos e possuo “mordida de topo” e dentes cruzados. Segundo a ortodontista, a parte superior ou céu da boca é menor em relação à mandíbula e é preciso corrigir essa diferença expandindo o palato. Para isso, ela quer fazer o tratamento com um aparelho removível. Gostaria de saber se posso obter um resultado satisfatório com a idade que tenho ou se será perda de tempo.

  7. Olá! Doutor meu filho tem 6 anos,e de acordo com exames,tem prognatismo. (Boca na parte inferior toda pra frente,seus dentinhos inferiores,escondem os superiores,queixo para frente..me foi dito que ele usaria um aparelho removível,e depois da troca de dentes de leite,usaria o fixo.vc acha que mesmo com tratamento precoce,ele vai precisas de cirurgia ?. obrigado.

  8. Olá Dr minha filha tem 6 anos e a levei ao ortodentistas o mesmo disse que terá que usar aparelho para correção da mandíbula….Qual aparelho será? E o tratamento é eficaz visto.que são dentes de leite?

    • Olá Cláudia,

      Sua dúvida é clínica e somente uma consulta no ortodontista e a realização de exames clínicos e complementares pode responder a sua dúvida. Abraço

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *