Home / Top dúvidas / Avulsão Dentária: Bati os dentes, e Eles saíram da Gengiva! O que eu faço?!

Avulsão Dentária: Bati os dentes, e Eles saíram da Gengiva! O que eu faço?!

batiosdentes.jpg

Cai e bati os dentes da frente! O que eu faço? Que remédio eu tomo? Durante a queda meus dentes saíram da gengiva. Como limpo os dentes? Dá para colocar de volta? Estas são algumas dúvidas que pretendo responder no post de hoje!

A injúria traumática nos dentes representam de 23,5% a 27% dos traumas ocorridos nos dentes na população em geral. Este índice torna-se ainda maior em crianças e adolescentes, estima-se que 33% terão algum trauma. Com o aumento da participação das mulheres em atividades esportivas este índice tem aumentado drasticamente. De todas as crianças de 12 anos, cerca de 16,3% terão lesão de pelo menos um dente todos os anos. Estes traumas costumam ocorrer a qualquer hora em qualquer local. Quando estas lesões ocorrem fora do horário comercial (8:00 as 17:00) a maioria procura a emergência de um hospital onde um dentista plantonista fará este primeiro atendimento.

Diante deste quadro vou dar os 10 passos pra você ter sucesso e não perder estes dentes!

Vamos as 10 dicas:

1- Descarte o risco de morte! Dificilmente, após um acidente, o dente é o único órgão afetado. Portanto, se você sofreu um acidente, bateu a cabeça, se cortou, teve desmaio está sangrando, deve primeiramente descartar a chance de outras lesões mais graves através de exames clínico e radiográfico. Para isso, a emergência de um hospital estará mais preparado nestes primeiros cuidados.

dornodente.jpg

2- Dirija-se ao dentista o mais rápido possível! Descartada lesões de atenção primária, você pode ir de encontro ao seu dentista. As pesquisas sobre trauma dental demonstram que o melhor prognóstico para um dente avulsionado, isto é que saiu por completo, acontece quando o dente é tratado nos primeiros 30 minutos após a avulsão ou nas primeiras horas desde que armazenado em um meio biológico adequado.

3- Não lave o dente! Se após a avulsão ele caiu no chão, sujou não lave, não assopre, não coloque sabão ou qualquer produto em contato com o dente. O dentista irá tratá-lo da maneira correta para reimplantá-lo. Coloque num copo ou tupperware com as seguintes soluções mostradas a seguir

4- Se você estiver com o dente, o melhor lugar para colocá-lo  é na solução salina balanceada de Hank ou simplesmente solução de Hank. Como na maioria dos hospitais esta solução salina não está disponível, pode utilizar o soro fisiológico. Caso não tenha soro ou uma farmácia próxima para comprá-la, pode usar o ítem 5.

5- Coloque no leite! Isto mesmo! O leite também é um ótimo conservador das células das raízes dos dentes. Mas veja bem, este leite deve estar fresco, gelado de preferência. Não deve ser leite em pó, não deve estar azedo, iogurte, danone ou afins.

6- Caso não tenha nehuma destas alternativas a saliva é o meio de escolha. Porém,  ela contém bactérias por isso não é muito recomendado. Além disso, a pessoa correr o risco de engolir o dente.

avulsodentria.jpg

7- Não enrole no pano ou toalha! Papel higiêncio e outros podem contaminar ou destruir as células das raízes e diminuir as chances de reimplante. Gatorade, Sportade, líquido de lente de contato… nenhuma destas soluções fornecem o ambiente ideal para conservação do dente.

8- No dentista fique calmo! Todo o procedimento será feito sob anestesia local e a dor que por acaso esteja sentindo irá passar. A estabilização funcional é a preferida, ao invés da rígida. Portanto, se você usa aparelho ortodôntico, seu ortodontista está preparado para mantê-lo no lugar. Agora, se na emergência do hospital os dentes foram colados de forma rígida, você deve comparecer no seu dentista o mais rapidamente possível, para que esta contenção seja removida e trocada por uma contenção funcional!

9- Uma semana depois o dentista irá acompanhá-lo para iniciar o tratamento endodôntico destes dentes, ou a proservação sem tratamento de canal que dependerá dos exames do seu dentista.

10- Tenho chance de perder o dente doutor?! Estudos mostram que o reimplante de 1 a 2 horas após a avulsão dos dentes, as células do ligamento periodontal morrerão e a  taxa de sucesso do dente reimplantado cairá drasticamente. Mas, pelo menos você não ficou banguela e terá tempo para juntar dinheiro para colocar implante pensar no tratamento futuro.

Fonte:

Comentários via Facebook

Check Also

mordida aberta

Mordida Aberta Anterior: Top Dúvidas!

Qual é o melhor tratamento para mordida aberta anterior? Qual é o melhor aparelho para …

2 comments

  1. muito bem explicado o assunto compartilhhei no face.
    Mas o q é contenção funcional?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *