Home / Top dúvidas / Bichectomia: O que é? Quanto custa?

Bichectomia: O que é? Quanto custa?

bichectomia

Qual é o preço de uma cirurgia de bichectomia? Como fica o antes e depois de uma cirurgia de bichectomia? É uma cirurgia dolorosa? Incha muito?

Como sempre existem os procedimentos da moda e até pouco tempo atrás as facetas de porcelana eram a bola da vez! Agora a bola da vez é a Bola de Bichat (trocadilho infame) ou corpo adiposo da bochecha ou do inglês Buccal Fat Pad que nada mais é do que uma gordura da face na região da bochecha. A procura por este procedimento por mulheres e por homens que buscam a feminização da face aumentou exponencialmente nos consultórios e clínicas especializadas! Por este motivo vamos falar sobre as dez maiores dúvidas sobre este procedimento cirúrgico estético:

bichectomia

1- O que é a bola de Bichat? Por que leva este nome? Ele tem alguma função?

Marie-François Xavier Bichat foi um importante anatomista e fundador da Medicina científica da França. Viveu no século XVIII e foi importante para medicina moderna contribuindo com diversos estudos experimentais e a bola de Bichat foi uma de suas descobertas anatômicas.

A bola de Bichat ou corpo adiposo da bochecha é uma formação gordurosa entre os músculos da bochecha, mais especificamente entre o músculo masseter e o bucinador. Acontece que sua função é a de evitar um provável aquecimento dessas estruturas e consequente necrose.

2- Por que a bichectomia está tão na moda?

Apesar da cirurgia de bichectomia ter sido descrita desde 1980, a cirurgia de feminização da face envolve um grupo de procedimentos cirúrgicos, que objetiva transformar uma face com características do gênero masculino em uma face do gênero feminino.

Este procedimento não tem o objetivo de rejuvenescer a face, mas sim, é utilizada para mulheres transsexuais (que estão em transição para mulher) e que têm disforia de gênero. Algumas mulheres não-transexuais podem sofrer alguns procedimentos cirúrgicos feminizantes caso sintam que possuam alguma característica facial masculinizante.

Outras cirurgias de escultura e contorno do esqueleto facial como a correção da linha do cabelo pelo avanço do couro cabeludo, recontorno da testa, elevador da testa, rinoplastia (cirurgia de nariz), implantes de bochecha, remoção das bolas de Bichat, elevação do lábio e aumento dos lábios através de enxerto, redução do ângulo da mandíbula, plastia do queixo e desgaste da tireóide (gogó), são alguns dos procedimentos disponíveis hoje em dia.

3- Eu preciso fazer a bichectomia?

Este corpo adiposo dificilmente é absorvido, mesmo em casos onde a pessoa emagreceu exageradamente, por isso a queixa de alguns pacientes que relataram o “rosto redondo” mesmo após emagrecimento.

Existem casos onde o paciente têm hipertrofia do masseter, e pode ser tratado com a aplicação de Botox sem cirurgia (Leia o post “Botox: Top 10 dúvidas sobre a toxina botulínica” do Ortocia Blog)

Portanto, esta é uma pergunta muito importante e somente uma consulta com um cirurgião especializado e realização de exames específicos podem identificar a necessidade deste procedimento cirúrgico.

Caso seja um distúrbio de transtorno de imagem onde a pessoa deve ser instruída para passar por uma avaliação e tratamento psicológico e não estético.

4- Não vou ficar com o rosto flácido ao envelhecer?

Todos ficaremos com o rosto flácido pelo envelhecimento, é um processo normal e fisiológico, mas estudos demonstram que a Bola de Bichat pouco se altera mesmo com a idade. Porém, uma remoção exagerada sempre deve ser uma preocupação do profissional.

5- Como funciona a cirurgia de bichectomia?

Eu admiro a fixação mórbida dos pacientes em não somente tirar as dúvidas, mas querer ver o procedimento cirúrgico com os próprios olhos.  Se eu particularmente precisasse me submeter a uma cirurgia desta, a última coisa que faria seria ver um vídeo sobre o procedimento cirúrgico.

De qualquer forma, se você tem estômago forte e a curiosidade maior do que o medo, aí vai um vídeo da bichectomia! Só digo uma coisa se você tiver pesadelos não diga que não avisei:

6- Quanto tempo leva pra cicatrizar? O pós operatório é dolorido?

O pós-operatório da bichectomia é parecido com a da extração do dente do siso (Leia o post “Extração dos sisos: Quais são os cuidados?“). Os dois, três primeiros dias de pós-operatório é mais crítico. Na primeiro semana de pós-operatório deve-se evitar esforço físico intenso e exposição ao sol.

7- Qual é o preço de uma bichectomia?

Como se trata de um procedimento cirúrgico estético, o custo de uma bichectomia vai variar (e muito) de profissional para profissional, clínica e região do país. Mas um fato é certo e sempre afirmo que um serviço bom em saúde é caro! Fuja dos profissionais baratinhos e promoções! Profissionais sérios que lidam com a vida e saúde das pessoas vão cobrar caro por isso!

Quer saber mais sobre o assunto, também onde realizar este procedimento? Leia o Bichectomia: Top 5 dúvidas no Blog da Ortocia

Fonte:

Comentários via Facebook

Check Also

mordida cruzada anterior

Mordida Cruzada Anterior: Top Dúvidas

O que é a mordida cruzada? Qual é o melhor tratamento para mordida cruzada anterior? …

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *