Home / prevenção / Boca Seca: Top Dúvidas

Boca Seca: Top Dúvidas

bocaseca1.jpg

A boca seca ou cientificamente conhecida como xerostomia afeta cerca de mais da metade da população americana. Dentre as causas mais comuns estão a utilização de alguns medicamentos, doenças auto imunes, terapias relacionadas ao tratamento do câncer e o próprio envelhecimento.

Em todos estes casos ocorre a diminuição do fluxo salivar além do normal que resulta na boca seca. A longo prazo pode afetar de maneira muito séria a cavidade bucal.

Para explicar de maneira mais detalhada vamos as top dúvidas sobre a xerostomia:

venuswilliams.jpg

1- Quais são os sintomas da boca seca?

Secura na boca e garganta, saliva mais viscosa, aumento de infecções na boca e faringe, crescimento de placa bacteriana, mau hálito, feridas na boca, alteração no paladar, aparecimento ou evolução da doença cárie, desenvolvimento de doença gengival e/ou periodontal e dificuldade na fala ou deglutição.

2- Qual é a causa da xerostomia ou boca seca?

Uso de medicamentos como anti-histamínicos, anticonvulsivantes, antidepressivos, drogas cardiovasculares, antieméticos, antipsicóticos, sedativos, descongestionantes etc. Doenças auto imunes, também aqueles que se submetem à cirurgias, radioterapia e quimioterapia

3- Quais doenças auto imunes causam a xerostomia?

Doenças como a Síndrome de Sjögren, nove em cada dez pessoas com a síndrome são mulheres e costuma manifestar-se ao final da quarta década de vida e é a segunda doença reumática auto imune mais comum nos Estados Unidos. Ela se caracteriza por olhos secos e boca seca e está associada a artrite reumatóide. Recentemente a tenista Venus Willians foi diagnosticada com a doença. Outras doenças como lúpus eritematoso sistêmico, esclerose sistêmica, polimiosite. Diabetes tipo I, esclerose múltipla, esclerodermia, psoríase, doença inflamatória intestinal, fibrose cística também podem apresentar como sintoma a boca seca.

4- Por que a radioterapia deixa a pessoa com a boca seca?

A radioterapia aplicada na região de cabeça e pescoço, tem efeitos significativos relacionados a boca seca em comparação com quimioterapia, por exemplo. Nesta região as glândula salivares também são irradiadas resultando na pouca ou nenhuma produção de saliva. E a boca seca torna-se muito desconfortável nestes pacientes que geralmente estão tratando um câncer de boca ou faringe.

5- Falta de vitamina também causa boca seca?

A boca seca pode também decorrer de deficiências nutricionais, como a falta de vitamina A e a riboflavina (vitamina B2). A vitamina A ou retinol está presente no fígado, espinafre, gema de ovos, abacate, acelga, caju, pêssego, cenoura, brócolis, escarola, etc. Já vitamina B2 ou riboflavina está contida em produtos lácteos como o leite, couve, vegetais folhosos, repolho, agrião, na carne, cereais em grãos, etc.

bocaseca.jpg
6- Qual é o tratamento para boca seca?

Se o motivo se deve aos remédios, o médico pode reavaliar o tipo de medicamento que você está tomando, substituir ou ajustar a dosagem daqueles que causam o problema. Existem sprays de saliva artificial que podem ser usados para umedecer e aumentar o fluxo salivar. Também a pilocarpina receitada pelo médico ou dentista pode ajudar na estimulação de produção da saliva. Beber muita água também ajuda.

Os enxaguatórios bucais ajudam a controlar a placa bacteriana e auxiliam no combate de infecções bucais. Escovação dos dentes após as refeições, uso do fio dental, diminuição da ingestão de alimentos ou bebidas açucaradas. Uso do chiclete ou goma de mascar ajuda a aumentar o fluxo da saliva.

E claro, se você estiver com estes problemas não faça um auto tratamento mas consulte seu médico ou dentista para resolver ou amenizar os sintomas da boca seca.

• Ettinger RL:  Review: Xerostomia – A Symptom which acts like a disease.  Age Ageing 25:409-412, 1996.
  • Porter SR, Scully C, Hegarty AM:  An update of the etiology and management of xerostomia.  Oral Surg Oral med Oral Pathol oral Radiol Endod 97:28-46, 2004.
  • Al-Dwairi Z, Lynch E. Xerostomia in complete denture wearers: prevalence, clinical findings and impact on oral functions. Gerodontology. 2012 Sep 7.