Home / prevenção / Boqueira ou Queilite Angular: O que é?

Boqueira ou Queilite Angular: O que é?

boqueiratratamento.jpg

O que é a boqueira? Como tratar da boqueira ou queilite angular? Qual é  melhor remédio? Como evitar feridas no canto da boca?Ultimamente, venho recebendo dúvidas no blog em relação à feridas no canto da boca. Geralmente, chamado pelo nome de boqueira, costuma incomodar muita gente, mas ultimamente está tirando o sossego de pacientes com aparelho ortodôntico.

Vamos as Top Dúvidas sobre a boqueira:

1- O que é a boqueira?

A queilite é um termo amplo que descreve a inflamação da superfície do lábio, caracterizada por escamas e fissuras. Dentre os tipos de queilite está a atópica, angular, granulomatosa e actínica. Ela é totalmente diferente das aftas, leia o Aftas pra que te quero?

2- Como diagnosticar a queilite?

Durante o exame clínico, o dentista pode diagnosticar alguma alteração na altura de mordida, por exemplo. Também pode solicitar exames complementares. Para saber mais do assunto você pode ler o texto do OdontoBlogia “Boqueira (Queilite Angular): O que é e como tratar?

3- Qual é a queilite mais comum?

A queilite angular, também conhecida como queilite, Perleche comissural ou estomatite angular,  é a mais comum e caracteriza-se por aquela que irradia a partir da comissura labial ou canto da boca.

4- Deficiência nutricional causa a queilite?

A queilite angular é erroneamente associada à uma deficiência vitamínica. Investigações clínicas de infecções por cândida são comuns em dobras cutâneas úmidas ao redor da boca de pacientes idosos.

5-Qual é o tratamento para boqueira?

Estudos sugerem que o tratamento mais eficaz para a queilite angular se dá com melhora da saúde bucal, modalidades como limpeza das dentaduras, enxaguatórios bucais ou goma de mascar com xilitol ou impregnados com clorexidina.

Evidências mostram que pomadas tópicas preparadas com Nistatina e Anfotericina B servem para tratar a queilite angular.

QueiliteAngular.jpg

6- Tratamento ortodôntico causa a boqueira?

Um estudo do departamento de Ortodontia da Universidade de Glasgow no Reino Unido, reuniu seiscentos e sessenta pacientes submetidos a tratamentos ortodônticos que foram acompanhados por 9 meses a fim de avaliar a presença ou ausência de queilite angular e a associação com o nível de falta de higiene.

A conclusão deste estudo foi de que 11% dos pacientes mostraram sinais de queilite angular. Uma pequena porcentagem, porém significativa sofreu deste problema e uma boa higiene bucal está associada há um risco menor de acometimento da doença. Leia o Como escovar os dentes e passar fio dental com aparelho ortodôntico?

Photo Credit:

• Skinner N, Junker JA, Flake D, Hoffman R. Clinical inquiries. What is angular cheilitis and how is it treated?  J Fam Pract. 2005 May;54(5):470-1.
  • Cross D, Eide ML, Kotinas A. The clinical features of angular cheilitis occurring during orthodontic treatment: a multi-centre observational study. J Orthod. 2010 Jun;37(2):80-6.