Home / Top dúvidas / Cárie de Mamadeira! 10 dicas sobre o uso da mamadeira!

Cárie de Mamadeira! 10 dicas sobre o uso da mamadeira!

carie de mamadeira

Vou falar um pouco sobre a cárie de mamadeira, e 10 dicas sobre o correto uso, também algumas saídas para a criança largar a mamadeira.

A cárie de mamadeira, também conhecida como cárie rampante, cárie por amamentação, síndrome da mamadeira noturna, cárie em bebês, etc é um tipo específico de cárie, doença severa que acomete os dentes de leite, mais comum em crianças com idade inferior a 3 anos. É causada quando a mãe deixa a criança dormir com a mamadeira. Os açúcares provenientes do líquido (refrigerantes, leite, sucos, etc) provocam a desmineralização dos dentes, começando com uma simples mancha branca difícil de ser detectada, por isso a visita regular a um bom odontopediatra torna-se imprescindível! Depois a mancha branca torna-se marrom, os dentes da frente e os de cima são os primeiros afetados, num estágio mais avançado da doença haverá um comprometimento dos dentes posteriores. 

Importante dizer que o leite puro e até o leite materno podem causar cárie. E uma das funções da saliva, é a de proteger os dentes. Quando a criança dorme, há uma diminuição da produção de saliva, e o leite em contato com os dentes a noite toda, fermenta e provoca a desmineralização do esmalte resultando na cárie.

Vamos as dicas:



1- O bebê deve acostumar-se a dormir sem mamadeira. Deixe a criança levar seu brinquedo, manta, seu ursinho ou brinquedo que dê “segurança” para cama.

2- Não dê mamadeira! Cante, toque uma música calma ou conte uma historinha.

3- Não dê mamadeira! Carinho, massagem faz a criança pegar no sono.

4 – Se ele precisa da mamadeira para dormir não coloque bebidas açucaradas, ao contrário de você, a criança está formando o paladar. O que é pouco doce para você, é muito para um bebê, portanto se ela precisar da mamadeira para dormir coloque água!

5- Depois da mamadeira, sempre limpe as gengivas com gaze ou fralda limpa enrolada no dedo indicador, se a criança for mais velha e tiver dentes utilize escovas pediátricas de cerdas macias. Sobre qual pasta de dentes utilizar leia post do Blog Tio Dentista “Pasta de dentes com flúor ou sem flúor?”

6- Não deixe a criança com mamadeira a tira-colo!

7- A mamadeira resulta em dentes tortos, prevenir é sempre melhor do que remediar, já escrevi sobre prevenção no post “10 motivos para ir ao dentista!”

8- A criança amamentada até o sexto mês pode a partir de então, ser alimentada utilizando colher e copo, sem precisar usar mamadeira.

9- Se a criança já tiver o hábito da mamadeira, aos nove meses deve-se treinar a criança a usar o copo! Com um ano de idade no máximo, troque a mamadeira por um copo de treinamento.

10- Não existem fórmulas prontas para cuidar do seu filho(a), mas experiências acumuladas de várias pessoas e gerações. Cada um acha a melhor forma de contornar os problemas e achar uma solução!

Fonte:

  • GUEDES PINTO, A.C. Odontopediatria – Edição Ouro, ed Santos, 8 edição, 2010.
  • GUEDES PINTO, A.C.; CORREA, M.S.N.P.; GIGLIO, E.M. Conduta Clínica e Psicologia em Odontologia Pediátrica, ed. Santos, 2001.
  • SEGER, L. et al. Psicologia & Odontologia – Uma abordagem Integradora, ed. Santos, 2002.
  • assessora Ortocia @dricadasilva
  • Blog do Tio Dentista – Cárie de Mamadeira!
Comente, deixe sua sugestão para o post “Cárie de Mamadeira! 10 dicas sobre…”
Comentários via Facebook

Check Also

mordida aberta

Mordida Aberta Anterior: Top Dúvidas!

Qual é o melhor tratamento para mordida aberta anterior? Qual é o melhor aparelho para …

2 comments

  1. Parabéns, doutor! Belo post: simples, direto e muito explicativo. Show de bola!
    E obrigado pela referência!

    Grande abraço.

  2. Ministério da saúde

    Olá blogueiro,

    Dê ao seu filho o que há de melhor. Amamente!

    Quando uma mulher fica grávida, ela e todos que estão à sua volta devem se preparar pra oferecer o que há de melhor para o bebê: o leite materno.

    O leite materno é o único alimento que o bebê precisa, até os seis meses. Só depois se deve começar a variar a alimentação.

    A amamentação pode durar até os dois anos ou mais.

    Caso se interesse na divulgação de materiais e informações sobre esse tema, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br

    Obrigado pela colaboração!

    Ministério da Saúde

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *