Home / Top dúvidas / Cirurgia Ortognática ou Buco Maxilo facial?

Cirurgia Ortognática ou Buco Maxilo facial?

cirurgia bucomaxilofacial

Hoje, vamos falar sobre a Cirurgia Buco Maxilo Facial e a Cirurgia Ortognática. A Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial (CTBMF) é uma especialidade da Odontologia que auxilia em muito a vida do Ortodontista. Existem casos em que o tratamento ortodôntico não é capaz de resolver os problemas de forma eficiente, sendo necessário a ajuda de um cirurgião especializado. E para falar sobre as principais dúvidas deste assunto, conversaremos com o Cirurgião Buco Maxilo Facial Raphael Ghetti.

Vamos as dúvidas:

CirurgiaOrtogntica.jpg

1- Cirurgia ortognática e cirurgia buco maxilo facial são a mesma coisa?

Na verdade, a cirurgia ortognática é um ramo da cirurgia e traumatologia buco maxilo facial, como se fosse uma subespecialidade que trata das deformidades dentofaciais.

2- O cirurgião buco maxilo facial é dentista ou médico?

O cirurgião buco maxilo facial é um cirurgião dentista que se especializou ou fez residência em cirurgia e traumatologia buco maxilo facial. Porém, sempre temos a necessidade da integração com outros profissionais como médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, etc.

3- O cirurgião especialista trabalha somente em ambiente hospitalar? Quais procedimentos podem ser realizados em consultório?

Podemos atender tanto em consultório como em ambiente hospitalar. O que vai definir onde será o tratamento, é a complexidade da cirurgia e as condições gerais de saúde de cada paciente.

No consultório, podemos realizar a maioria das cirurgias orais menores como exodontias (extração de dentes), biópsias, lesões patológicas, implantes osseointegrados etc e até algumas cirurgias de média complexidade como os enxertos ósseos.

4- Para fazer a cirurgia ortognática o paciente deve estar com aparelho ortodôntico ou é possível realizar sem aparelho mesmo?

A cirurgia ortognática tem uma relação muito íntima com a ortodontia. O bom relacionamento entre cirurgião e ortodontista é de fundamental importância para o sucesso do tratamento.

Normalmente, o paciente precisa do tratamento ortodôntico antes, durante e após a cirurgia ortognática sendo impossível a realização desse tipo de cirurgia sem esta integração como o ortodontista. Inclusive, durante a  cirurgia, frequentemente o ortodontista está presente fazendo parte da equipe no transoperatório.

cirurgiaortognatica.jpg

5-  A cirurgia para correção das deformidades dentárias e faciais só pode ser realizada em ambiente hospitalar? A cirurgia dói muito?

Por se tratar de uma cirurgia de alta complexidade, sempre necessitamos de um ambiente hospitalar para esse procedimento. Na maioria dos casos, realizamos as cirurgias sob anestesia geral, portanto em centro cirúrgico e  o paciente permanece um dia no hospital.

Em todos os casos, a terapia medicamentosa utilizada evita a dor. Porém, um desconforto inicial é comum dependendo do grau de complexidade de cada cirurgia.

6- Este tipo de cirurgia deixa a pessoa muito inchada? Quanto tempo o paciente precisará ficar afastado dos afazeres do dia-a-dia?

O edema (inchaço) depende do tipo de cirurgia que será realizada. Em cirurgia ortognática é muito comum termos um pós operatório com essa característica, mas existem terapias para evita-la.

O tempo de afastamento do trabalho e das atividades que envolvam esforço físico também depende da complexidade da cirurgia. Nas cirurgias ortognáticas, usamos muito o afastamento por sete dias, mas pode variar para mais ou para menos.

7-  A cirurgia ortognática é muito cara? O convênio médico cobre esta cirurgia?

A cobertura dos planos de saúde (convênios médicos) para Cirurgia Ortognática é, hoje, inquestionável. A agência nacional de saúde reconhece estes procedimentos como de natureza funcional e reparadora e os conselhos federais de medicina e de odontologia reconhecem a competência do cirurgião dentista para o seu desempenho, salvo em casos de neoplasias, cirurgia exclusivamente estética, e determinados acessos. Seguem abaixo os links que dão este embasamento:

Resolução Normativa 167/2008 da ANS que estabelece os procedimentos de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial como cobertura básica dos planos hospitalares (convênio médico), com competência do cirurgião-dentista para solicitação de internações e solicitação de exames complementares.

itpack31.itarget.com.br

Correlação da RN82 e RN167 publicada pela ANS que de a Cirurgia Ortognática como funcional e reparadora, e não simplesmente estética. Ver pag. 262.

www.ans.gov.br

Sumula normativa da ANS 11/2007 estabelecendo a cobertura de exames e internações, solicitados por ciurgião-dentista, através de planos de saúde.

www.ans.gov.br

Dr Raphael Ghetti é especialista em Periodontia e Cirurgia Buco Maxilo Facial, e colabora com a Clínica Ortocia.

Contato:

Av. Espirito Santo, 195 Jd.Primavera Caraguatatuba – SP

Tel.: 12 3882.1072 / 3883.9817

raphael@cmocaragua.com.br

www.cmocaragua.com.br

Comentários via Facebook

Check Also

mordida aberta

Mordida Aberta Anterior: Top Dúvidas!

Qual é o melhor tratamento para mordida aberta anterior? Qual é o melhor aparelho para …

34 comments

  1. Venha conhecer o Desoxid, um produto revolucinário que chegou para acabar de vez com a oxidação ea queima dos instrumentais.
    promoção “imperdível”, compre uma caixa com 2 e ganhe 1 totalmente “grátis”.
    atendimento personalizado com chat online e muita coisa em promoção com preços imbatíveis, muitos brides e frete grátis.
    Aguardamos sua visita e sua sugestão de produtos para expandirmos nossa linha e com isso atender melhor você.

  2. E verdade que apos a cirurgia posso perder a sensibilidade nos labios?

    • Olá Mel,

      Depende do tipo de cirurgia a ser feita. A perda de sensibilidade ou parestesia, que pode ser temporária ou definitiva, é um dos riscos da cirurgia ortognática. Abraço

  3. Doutor.minha esposa sofre constantemente de dores diversas na face ombros,costas,o maxilar estala ,as veseso dentista disse que ela precisa corrigir a mastigaçaõ e
    corrigir a falta de dentiçao.pergunto:pode ocorrer dores diversas em outras partes do corpo devido problemas com o maxilar?
    Grato..

    • Olá Jorge,

      A falta de dentes e uma mastigação errada pode acarretar problemas diversos em algumas pessoas, e não causar absolutamente nada em outras. Você deve levá-la para ter uma consulta com um ortodontista e realizar exames complementares para poder responder esta questão sobre sua esposa. Abraço

  4. Bom dia Doutor.
    Uso aparelho há 4 anos e orientado pelo meu dentista tive que extrair no inicio do tratamento os primeiros pré molares inferiores pra poder colocar o aparelho no intuito de corrigir minha mordida, pois sou paciente classe 3 e tenho prognatismo.Gostaria de saber caso venho fazer a cirurgia ortognática se com essa extração desses dentes que fiz anteriormente irá me prejudicar de alguma forma ao fazer essa cirurgia? Será que os espaços ‘entre dentes’ irão ficar preenchidos? Porque hoje a minha mordida melhorou cerca de 80% do que estava antes. Pois tenho queixo grande e com o aparelho os dentes inferiores estão para dentro com o intuito de encaixar a mordida inferior com a superior. Com a cirurgia terei o queixo retraído e consequentemente a mandíbula inferior irá se retair juntamente com os dentes. Será que não ficará a mordida muito para dentro da boca após a cirurgia??? Agradeceria muito se me explicasse melhor e respondesse as minha perquntas, pois vejo que apenas o uso do aparelho não resolverá o meu problema.

    • Olá Alberto,

      Sua observação está correta, caso diagnosticado como cirúrgico não resolve só através do tratamento ortodôntico. O tratamento ortodôntico neste caso deve ser ortodôntico-cirúrgico e planejado juntamente a um cirurgião buco maxilo facial. Portanto, somente uma consulta com estes dois profissionais e realização de exames complementares poderão responder estas suas dúvidas. Abraço

  5. Preciso fazer a cirurgia mas nao tenho condições finaceiras como posso conseguila gratuitamente?

  6. meu filho precisa fazer a cirurgia buco maxilo mas nao tenho condições finaceiras como posso conseguila gratuitamente ?

    • Olá Suely,

      Geralmente, as cirurgias ortognáticas são realizadas de forma gratuita em centros de ensino como faculdades, universidades ou hospitais universitários. Desta forma, recomendo que você procure por estas instituições onde será feita uma triagem, cadastro para encaminhamento correto do seu filho. Abraço

  7. Oi…vou fazer a cirurgia ortognatica no mes de agosto pelo sus, aqui mesmo na minha cidade…ja faço tratamento a 3anos e estou mt feliz pois tenho prognatismo classe lll…ja fui informada que farei mandibula maxila e mento. Sou agente de saude na minha cidade…qual o tempo de afastamento do trabalho?

    • Olá Denise,

      Quem decidirá sobre o afastamento de trabalho é o seu cirurgião. Converse com ele antes da cirurgia, para programar o retorno ao trabalho. Abraço

  8. Olá!bom dia.
    fiz a cirurgia do buco-maxilo,ja fez 1 ano gostaria de saber porque ainda continua dormente a parte de baixo?
    É normal?
    Desde ja agardeço!

  9. Bom dia! Doutor
    Você acha que devo voltar no meu cirurgião?
    Ou o meu Dentista pode tratar.

    • Olá,

      Sim, o melhor é voltar ao cirurgião que fez o seu tratamento, pois é ele quem sabe o que foi realizado durante a cirurgia e sob quais condições. Abraço

  10. Olá Doutor , existem casos, que é irreversível ? Eu quero dizer casos que não tem mais volta nem cirurgicamente? que não adiantaria a pessoa nem fazer cirurgia que a estética não mandaria quase nada? Porque eu tenho a boca levemente torta, eu tenho DTM E ATM mas eu tenho 22 anos , e eu nunca usei nenhum aparelho, mas sei que eu preciso expedir o céu da boca porque é bem menor que a mandíbula , Eu quero saber se mesmo com 22 anos eu começar a fazer o pré operatório agora, o meu caso é reversível ou não ? Tenho medo de não ter concerto e eu ficar com a minha boca levemente torta para sempre :'(

    Grata

    Rafaela

    • Olá Rafaela,

      Com 22 anos apenas você é uma moça jovem e pode tratar seu caso mesmo que seja cirúrgico. Procure um bom ortodontista e um cirurgião para poder conversar e tirar as suas dúvidas pessoalmente. De repent,e seu problema não é tão grave quanto você acha que é! Abraço

  11. Boa noite, Doutor Alexandre.

    Você tem informações com relação ao prazo máximo de carência que os planos devem exigir para a cobertura da cirurgia ortognática?

    Atualmente meu plano exige 24 meses, devido ao conhecimento prévio, porém, segundo outros pacientes, existem resoluções da ANS que limitam este prazo à 6 meses. Isso está correto?

    Obrigado.

    • Olá Vitor,

      Você deve sempre seguir as normas da ANS para saber o tempo de carência do conveniado. Geralmente, os planos de saúde dão uma “canceira” no paciente mesmo, mas o cirurgião buco maxilofacial já está preparado para soluções litigiosas, mas será necessário o auxílio do seu advogado. Abraço

  12. Tenho um filho de 25 anos e ele vai presisar fazer a cirurgia ortognatica gostaria de saber se tem carência de 24 meses nos planos de saude pois se trata de doença pré existente e e o material pra essa cirurgia me parece que e muito caro, ja que ele ira precisar colocar placas de titânio. ele ja tem um convenio a mais de dois anos , mas ele foi desligado da empresa que trabalhou e esse convenio foi estentido, so que agora tenho que fazer outro plano de saúde, msm com a carta de permanência desse plano de saúde , vamos ter que esperar 24 meses de carência?

  13. Doutor, Posso fazer uma cirurgia ortognática após uma rinoplastia?… meu plástico disse que não, mas meu buco-maxilo disse que sim, sou um classe 2 com retrognatismo.

  14. Maria Cristina

    Olá Doutor, faz 6 meses que fiz a cirurgia ortognática e agora quero fazer rinoplastia, já posso fazer a rinoplastia???

    • Olá Maria,

      Pode sim! Abraço

      • Olá Doutor,tenho q fazer cirurgia ortognatica…mais o ortodontista disse q primeiro vou ter q fazer uma outra cirurgia no céu da boca, e só depois de um ano mais ou menos fazer a cirurgia ortognatica.Fiquei assustada pois cortar no meio o céu da boca.. Eu não quizer fazer essa primeira cirurgia e esperar só pela ortognatica posso?

  15. Olá Doutor,tenho q fazer essa cirurgia ortognatica ,mas o ortodontista veio com um papo q primeiro devo fazer uma cirurgia no céu da boca, fiquei assustada cortar o meio da boca..é complicado..Eu quero saber se é possível eu não fazer essa cirurgia no céu da boca e esperar pela cirurgia ortognatica?

  16. Olá Doutor, usei aparelho durante 3 anos era classe III, mas meu queixo é bem normal o problema é meu rosto que é meio torto. Gostaria de saber se fizesse a cirurgia esse problema no rosto seria resolvido? E pra fazer a cirurgia teria que colocar o aparelho novamente?

    • Olá Suelen,

      Somente uma avaliação com um cirurgião plástico ou cirurgião bucomaxilofacial poderá responder a sua dúvida, pois existem diversos fatores e exames a serem realizados antes de se fazer uma cirurgia. Abraço

  17. Bom dia, Dr!

    Eu tenho plano de saúde. Vi na sua matéria que os planos devem cobrir a cirurgia Ortognática, mas nos links que tem abaixo dessa afirmação dizem que os planos cobrem exames e internações.
    O senhor poderia me explicar melhor isso?
    Meu plano é Amil. Então posso fazer a cirurgia por ele ou só a internação mesmo?
    Grato

    • Olá Maxwell,

      Algumas regras da ANS mudaram. Portanto, os honorários do cirurgião e da equipe multidisciplinar devem ser combinados diretamente com eles e pagos a parte. Abraço

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *