Home / Top dúvidas / Coca Cola e Pepsi Cola enferrujam o aparelho?!

Coca Cola e Pepsi Cola enferrujam o aparelho?!

Mais uma das Top Dúvidas: Coca Cola, Pepsi Cola, refrigerantes e afins enferrujam o aparelho ortodôntico??!!

Existem várias Lendas Urbanas em volta do refrigerante que mais vende no mundo. Isto é norma, grandes marcas tem grandes repercussões! Lendas como Coca Cola desentope privada, derrete os ossos e até desenferruja pregos! Na boa, alguém já testou esses absurdos?! Claro que não! E nem ninguém vai ficar perdendo tempo com isso não é?!

coca-cola

Não é bem assim! Sempre tem alguém testando absurdos por mais esdrúxulos que eles sejam! Leia o Beba refrigerante com moderação e assista menos televisão!

Então, em que tipo de  teste e testadores podemos confiar?! Naqueles que o fazem baseado em evidências científicas certo?! Já falei pra vocês que se pudesse escolher um  canal escolheria o Discovery Channel, com programas de temáticas das mais interessantes. O MythBusters ou em português “Caçadores de Mitos” é um programa destes e já está na sétima temporada. Testam os mais diversos mitos e lendas urbanas baseados em evidências científicas, apresentados por dois especialistas em efeitos especiais, Adam Savage e Jamie Hyneman, este último famoso produtor de comerciais de TV, inclusive os da Coca-Cola.

Apesar de parecer, este não é um post do tipo @DicasOdonto, cujo Blog tem o espaço Odontologia no Cinema e  TV, pois ele é quem escreve com primazia as resenhas e séries de TV. O objetivo de hoje é o de mostrar que, na primeira temporada do MithBusters em 2003, os mitos que envolvem a Coca-Cola já haviam sido respondidos! Pelo menos parte delas! Por isso vou colocar os vídeos para você conferir.

E a reposta,

Nah! Mas ainda você não respondeu a pergunta do título!

pepsi cola

Bem, a resposta é simples, existem vários trabalhos na literatura comprovando a resistência dos bráquetes ortodônticos à corrosão ao meio bucal. Os bráquetes são produzidos por uma liga de aço inoxidável (níquel, cromo, molibdênio, carbono, manganês, silício as vezes com Titânio).

Portanto, quando o metal do bráquete entra em contato com o meio bucal, com as bactérias da boca, os alimentos,  o aparelho sofre corrosão. Mas esta corrosão ocorre em níveis microscópicos! Não é observável a olho nú. Não enferruja com Coca-Cola, Pepsi-Cola ou derivados. A maior preocupação com os refrigerantes, deveria ser com a saúde, ficar obeso, com osteoporose precoce causada pelo ácido ortofosfórico que é o conservante dos refrigerantes, mas estes são assuntos para outros posts!

Fonte:

  • MAIJER, R; SMITH, D.C. Biodegradation of orthodontic bracket system. Am J Orthod Dentofacial Orthop. 1986 Sep. 90(3) 195-198.
  • PARK, H.Y.; SHEARER, T.R. In vitro release of nickel and chromiun from simulated orthodontic appliances. Am J Orthod Dentofacial Orthop. 1983 Aug. 84 (2) p.156-159.
  • CHIAVERINI, V. Aços e ferros fundidos: características gerais, tratamentos térmicos, principais tipos. 7 ed. São Paulo, SP. Assoaciação Brasileira de Metalurgia e Materiais, 1996.
  • Discovery Channel – MythBusters
  • Wikipédia

Comentem, deixe a sua sugestão no post “Coca-Cola e Pepsi enferrujam o aparelho!?…”

Comentários via Facebook

Check Also

mordida aberta

Mordida Aberta Anterior: Top Dúvidas!

Qual é o melhor tratamento para mordida aberta anterior? Qual é o melhor aparelho para …

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *