Home / Higiene Bucal com Aparelho Ortodôntico / Como escovar os dentes e Passar Fio Dental com Aparelho Fixo???

Como escovar os dentes e Passar Fio Dental com Aparelho Fixo???

comopassarfiodental.jpg

Mais uma Top Dúvida dos pacienTeens no consultório sobre escovação e fio dental. Este é o primeiro post de uma série de três, os outros dois são “Limpador de Língua: Como higienizar a boca utilizando Aparelho Fixo? Parte II” e “Escova Interdental: Como Escovar e Passar Fio Dental? Parte III”.

A escovação dos dentes e o uso do fio dental são chaves fundamentais no sucesso do tratamento ortodôntico, pois uma boa higiene mantém o aparelho ortodôntico fixo no lugar resultando em um tratamento sem atrasos. Como uma imagem vale mais o que mil palavras, veja o vídeo sobre escovação com aparelho:

Doutor, Fio Dental antes ou depois da escovação???

Vários Blogs já escreveram sobre este assunto inclusive o Netdentista fez uma enquete pelo Facebook. A verdade é que não faz a menor diferença, segundo vários estudos publicados sobre escovação de dentes e fio dental. O que realmente importa e comprova-se nestes estudos não é a sequência, mas se você usa o fio dental e escova corretamente.  Eu particularmente prefiro passar o fio dental antes da escovação, mas tem quem prefira ao contrário. Todos estudos comprovam que a escovação e o fio dental são a melhor maneira de remover a placa bacteriana ou biofilme, causadora de cárie dentária nos dentes, e mantém uma ótima saúde bucal.


Portanto, a escovação remove a placa bacteriana nas superfícies livres dos dentes, mas entre os dentes somente o fio dental pode realizar esta limpeza. Não adianta ter uma pasta que acaba com 12 problemas bucais, enxaguatório que arde a boca feito pinga… portanto nada de preguiça! Antes ou após escovação passe o fio dental!

Pra você que leu até aqui e sua dúvida é sobre como passar o fio dental usando aparelho ortodôntico, leia o post “Limpeza do Aparelho Ortodôntico: 10 Dicas de como higienizá-lo!” E não esqueça de escovar a língua! Deixo um vídeo para você aprender como se faz!

Ah e para você que não usa aparelho ortodôntico também existe uma técnica correta, não pode ser de qualquer jeito não! Aprenda no post “Como escovar os dentes do Medo de Dentista!”

Agora se você quer informações de qualidade sobre escovação com aparelho ortodôntico leia o post “Como escovar os dentes com aparelho fixo? do odontoBLOGia.”

Fonte:

  • Berchier CE, Slot DE, Haps S, Van der Weijden GA. The efficacy of dental floss in addition to a toothbrush on plaque and parameters of gingival inflammation: a systematic review. Int J Dent Hyg. 2008 Nov;6(4):265-79.
  • P.P. Hujoel, J. Cunha-Cruz, D.W. Banting and W.J. Loesche. Dental Flossing and Interproximal Caries: a Systematic Review. J DENT RES 2006 85: 298

24 comments

  1. Pena a matéria não mencionar escovas interdentais, recurso extremamente eficaz e prático.

  2. Oi Dr. Achei muito importante cada explicacao, e bom saber como devemos fazer pra nao fazer errado. E tambem e sempre bom agente tirar aquelas duvidas .. Bjos amei…

  3. o meu aparelho é fixo mas além do fio ele tem um outro fio ,o que imcomoda muito na hora do uso do fio dental .qual a melhor solução para pode – lo usar , posso substituir o enxaguante bucal em vez do fiio dental?

  4. Eu estou usando o aparelho fixo tem 5 dias e opto por passar fio dental, escovação, antisséptico bucal e fio de novo.

  5. Ola dr vou colocar aparelho ,mas quero saber se coloca tudo no mesmo dia ,e se eu posso escolher tipo de aparelho no meu caso preferia damon system o shr indica

  6. Amei todas as instruções, pois estou usando a. Ort. e me senti insegura quanto a higiene. Grata!!!

  7. Ola Dr, eu usei aparelho por muito tempo, e ficou extremamente inchada a minha gengiva (por falta do fio dental), hoje desinchou um pouco, mais totalmente, eu estou passando o fio corretamente, o que posso fazer para desinchar?

    • Olá Tatiane,

      Além dos cuidados de higiene bucal, o paciente deve fazer raspagem e profilaxia profissional com um dentista regularmente a fim de se evitar gengivites e periodontites. Abraço

  8. Oi Dr. eu uso meu aparelho há um ano ja , agora estou usando frequentemente a borrachinha corrente ela não incomoda é super tranquilo de usa-lá mais o único problema é o odor que ela causa não é muito agradavel , podia me dizer oque que causa tanto odor assim ?

  9. oi doutor hj é o meu primeiro dia com aparelho e tenho 11 anos ta doendo muito as presas de cima e eu nao estou conseguindo passar o passa-fio pois doi muito vc pode me ajudar? obrigada

  10. Olá , faz mais de um ano que usso aparelho e meus dentes si abriram mais isso e normal?

  11. Bom dia, Dr. Há 8 meses uso aparelho, porém a gengiva inferior está formando espaçamento entre os dentes, sangra, dói, dentes moles mas não acusa periodontite. Escovo adequadamente, conforme procedimento. Quero desistir do aparelho pois desde quando foi instalado minhas gengivas sempre ocorrem isso. O que deve ser?

    • Olá Eucacana,

      Sangramento gengival geralmente refere-se à gengivite. Como você está em tratamento ortodôntico à 8 meses, torna-se necessário uma consulta preventiva de raspagem periodontal, profilaxia e aplicação de flúor (limpeza) a cada 6 meses. Portanto, você deve marcar uma consulta de prevenção com seu dentista e o seu problema de sangramento será resolvido. Abraço

  12. Comecei meu tratamento de aparelho agora e a minha dentista me perguntou se pretendia implantar dente no lugar dos q eu perdi,pq os tratamentos ortodonticos sao diferentes,qual é a diferença???

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *