Home / Top dúvidas profissionais / Durante a gravidez posso fazer tratamento ortodôntico?

Durante a gravidez posso fazer tratamento ortodôntico?

durantegravidez.jpg

Durante a gravidez é muito importante que a mulher seja consciente da importância da saúde bucal. Já são conhecidas as complicações que podem ocorrer durante a gravidez associada a doença periodontal como demonstrei no texto “Estou grávida: Tenho mais problemas bucais?!”

Mas a dúvida que não quer calar: Posso usar aparelho ortodôntico durante a gravidez? O tratamento traz algum risco para o bebê?

gravidez.jpg
O tratamento ortodôntico não traz nenhum prejuízo ao bebê durante a gravidez. Pode ser realizado sem problema nenhum, desde que sejam seguidos alguns cuidados a fim de se evitar qualquer tipo de contratempo.

Os cuidados que a grávida deve manter atenção:

  • Boa comunicação entre a grávida e o ortodontista desde o início do tratamento é de suma importância, a fim de estabelecer uma história detalhada dos hábitos de higiene bucal da paciente e determinar também as limitações nestes casos.
  • Discuta em profundidade todo seu tratamento com o profissional. Número esperado de visitas, nível de cooperação para concluir o tratamento, a fim de alcançar a estética e função ideal.
  • Motivação e entusiasmo. Neste período de mudanças hormonais e fisiológicas, é muito importante que a grávida esteja mentalmente disposta a fazer visitas regulares para ajuste do aparelho ortodôntico no ortodontista.
  • Redobre os cuidados com a higiene bucal. A periodontite (doença da gengiva e estruturas adjacentes) pode levar a complicações durante a gravidez como o nascimento de bebês prematuros e de baixo peso.
  • Acompanhamento durante o pré natal é fundamental por parte da futura mamãe e comunicação entre os médicos e o dentista também é de extrema importância.
  • Faça uma limpeza profissional com um periodontista ou dentista em intervalos regulares
  • Raio X somente em casos de emergência. Durante o tratamento ortodôntico, é muito comum o ortodontista pedir rotineiramente raio x dos dentes. Estes deverão ser postergados para depois que o bebê nascer

duranteagravidez.jpg

Por parte do profissional, torna-se muito importante realizar um planejamento simples e realista nas pacientes grávidas. Por isso, a boa comunicação entre ortodontista e paciente é essencial para obtenção de bons resultados. Uma paciente grávida que está se queixando dos “dentes tortinhos na frente” pode não estar disposta a se submeter à um tratamento que pode levar 2 anos, por exemplo. Nestes casos é aconselhável esperar até depois da gravidez para iniciar o tratamento ortodôntico. Também, em casos onde a paciente teve complicações durante a gravidez e necessita de cuidados médicos especiais, pode-se esperar até após o parto para realizar um tratamento ortodôntico. Por isso, há necessidade do próprio ortodontista entrar em contato com o ginecologista ou médico obstetra que cuida da paciente grávida. Depois que o bebê nascer, não se esqueça: De zero a seis meses de idade só o leite materno que importa!

Fonte:

  • Mukherjee PM, Almas K. Orthodontic considerations for gingival health during pregnancy: a review. Int J Dent Hyg. 2010 Feb;8(1):3-9.
Comentários via Facebook

Check Also

dentista cobra consulta

Dentista que Cobra Consulta: Isso é Correto?

Já havia explicado para os profissionais da odontologia no post “Como cobrar: Visão de um profissional …

17 comments

  1. SANDRA REGINA TROCHETTI MONTEIRO MANOEL

    EStou gravida de 6 semana descobri agora uso aparelho odonto a 7 meses , faz mal para a minha gravidez? Uso aparelho só na parte de cima!

  2. Ola tenho uma duvida uso aparelho ortodôntico fixo, e extrair dois pre molares agora quero engravidar mas tenho duvida se o fechamentos dos dentes afeta o bebe

  3. Estou com 5 meses de gravida posso colocar aparelho?

  4. Olha estou gravida de um mê bem pouquinho e preciso colocar 4 mini-implante pode ser feito ? queria muito saber obrigado

    • Olá Elen,

      Geralmente, os tratamentos odontológicos não representam nenhum perigo as gestantes sadias, ou seja, que não apresentam cardiopatias, pressão alta ou diabetes. Portanto, a colocação de mini implantes ortodônticos não representa nenhum perigo para a saúde do bebê. Abraço

  5. Eu uso aparelho mais tenho que tira rx de novo para pasta será vou poder?

  6. Olá.
    Estou gravida de 9 semanas e o meu aparelho de contenção soltou em um dos dentes. Posso ir ao ortodontista para ele colar? O material utilizado pode afetar o bebê?
    Obrigada.
    Elisa

    • Olá Elisa,

      Não existe problema algum em realizar o tratamento odontológico durante sua gravidez. Inclusive, você deve fazer o pré-natal odontológico com um especialista em pediatria para prevenir possíveis doenças que podem atrapalhar a gestação. Abraço

  7. Ola estou gravida de 4 meses queria saber se posso colocar aparelho durante a gravidez vai ocorre algum risco pro bebe pq muitos falam que nasce com chave na boca

  8. Olá boa tarde sou gestante de 33 semanas e toda vez que faço manutenção do aparelho . Troca do ferrinho sinto muita dor na boca dor de cabeça e parece que meu rosto está pegando fogo . Nem consigo dormir direito a noite .por que será?

    • Olá Rafaela,

      É normal sentir um certo desconforto, mas dores de não conseguir dormir devem ser relatadas ao seu dentista, para que ele possa diagnosticar os motivos desta dor. Abraço

  9. Boa tarde! Estou gestante de 5 meses e uso aparelho ortodontico. Por gentileza eu vou precisar para dar andamento ao mesmo fazer a extração dos 2 pré molares.. Estou com 21 semanas de gestação e tenho receio da anestesia fazer mal ou mesmo em relação ao percentual de adrenalina que vai ao nosso sangue.. Pensei em desistir.. Agradeço pela atenção!

    • Olá Patricia,

      O anestésico odontológico com adrenalina não possui qualquer problema para o tratamento da gestante. Pois uma descarga de adrenalina de um paciente com dor de dentes é infinitamente maior do que a administrada em um tubete anestésico. Porém, os dentistas costumam protelar os tratamentos cirúrgicos para depois do nascimento do bebê por precaução. Nada impede que as pacientes gestantes cuidem de sua saúde bucal no dentista. Cabe você junto ao seu dentista decidir se é ou não uma noa hora para realizar o tratamento neste momento. Abraço

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *