Home / Top dúvidas / Estou grávida! Tenho mais problemas bucais?!

Estou grávida! Tenho mais problemas bucais?!

estougrvida.jpg

O post refere-se a mais uma lenda urbana que ocorre nos consultórios dentários: Gravidez causam problemas bucais ou problemas na gengiva? Já no ortodontista existe um desdobramento desta dúvida que é o “Posso usar aparelho ortodôntico durante a gravidez?” ou afirmações do tipo “Meus dentes estragaram durante a gravidez!”

Vamos à verdadeira resposta:

A Doença em questão refere-se ao granuloma piogênico ou granuloma gravídico quando ocorre em grávidas, é uma doença que tem as principais manifestações nas gengivas (77%), mas podem ocorrer lesões na língua, lábios, bochechas e até no “céu da boca” com menor frequência. Ocorre em 5% das grávidas, resultante de lesões repetitivas, microtraumatismos e irritação local sobre a mucosa. Geralmente aparece no primeiro trimestre de gravidez e seu aumento rápido está relacionado ao aumento dos hormônios estrógeno e progesterona.

Expliquei toda esta patologia para atentar que apenas cinco em cada cem das gestantes tem esta doença. Para o restante das grávidas, a boca de bueiro falta de higienização é a maior causa de doenças periodontais (gengivite, periodontite), sangramento gengival com conseqüente perda de dentes. Para isso, fiz um post ensinando “como escovar os dentes e passar o fio dental com aparelho ortodôntico?

estougravida.jpg

Durante a gestação ocorre uma mudança na dieta ou hábitos alimentares assim como a frequência da ingestão, a higienização geralmente não acompanha essas novas rotinas, junta-se a isso náuseas, sono, etc. Tem também o fato de que as alterações hormonais na mulher grávida resulta numa gengivite (problemas na gengiva) exacerbada. Está criada a situação ideal para os problemas bucais acometerem as futuras mamães!

De qualquer forma apresentando estes sintomas, você deve buscar seu dentista o mais rapidamente possível, tratar o problema e este irá neste caso solicitar exames para o correto diagnóstico da doença!

Mas o melhor mesmo é a prevenção, porque depois que a doença se instala o tratamento sempre é mais difícil! Por isso, se está comendo mais, vai ter que escovar mais os dentes. Use escovas macias para não traumatizar a gengiva, pois a placa bacteriana estará lá! Se seu filho não quer escovar os dentes aprenda no Como escovar os dentes com o melhor especialista em Odontohebiatria!

Fonte:

  • Neville BW, Damm DD, Allen CM, Bouquot JE. Patologia Oral e Maxilofacial. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2004.
  • Vilman A, Vilman P, Vilman H. Pyogenic granuloma: evaluation of oral condition. Britsh J Oral Maxillofac Surg, 24:376-82, 1986; .
  • Jensen J, Liljemark W, Bloomquist C. The effect of female sex hormones on subengival plaque. J Periodont, 52:599-602, 1981;
  • Wikipédia  – granuloma piogênico
Comente, deixe a sua sugestão no post sobre aparelho ortodôntico na gravidez causam problemas bucais e nas gengivas.
Comentários via Facebook

Check Also

mordida aberta

Mordida Aberta Anterior: Top Dúvidas!

Qual é o melhor tratamento para mordida aberta anterior? Qual é o melhor aparelho para …

4 comments

  1. Koga, importante tocar no assunto. Mulheres grávidas costumam ser uma "bomba" de hormônios e sentimentos :), tudo fica exacerbado. É importante não descuidar da higiene bucal porque a gravidez é um período "fácil" para se desenvolver gengivite e doença periodontal. Eu mesma experimentei um pouco de sangramento gengival durante a gravidez, mesmo com todo cuidado e "neurose" que uma dentista tem com a escovação. 🙂 Abraço!

  2. Essa é a luta constante do dentista, convencer a paciente que certos períodos como a gravidez necessitam de cuidados não só para o bebê que está por vir, mas também cuidados com ela mesma.

  3. Realmente grávidas precisam ter mais atenção com a saúde bucal, pois o aparecimento de cáries ou outros problemas pode afetar também o bebê. Porém problemas graves não são tão comuns, como mostra este artigo. A questão principal é a falta de higiene, e isso, por tempo prolongado, pode sim causar danos à saúde bucal da gestante. Porém, os efeitos gerados por má higiene podem até aumentar durante a gestação, mas são frutos de falta de cuidado antes da gravidez. Por isso, gestante ou não, devemos ser muito zelosas com a saúde da nossa boca. Para ajudar quero compartilhar uma dica

  4. Grávidas são mais sensíveis até para ter problemas nas gengivas. Por isso a gravidez exige cuidados muito além da alimentação e hidratação da pele. A higiene bucal deve ser excelente e é indicado um tratamento especial com o dentista, desde o começo da gravidez.
    Quero deixar uma dica para as futuras mamães, na hora de se preparar para receber o pequeno em seu ventre.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *