Home / Entrevistas / Exclusivo! Entrevista com Ari Friedenbach do Projeto Viva em Segurança!

Exclusivo! Entrevista com Ari Friedenbach do Projeto Viva em Segurança!

ari friedenbackVamos à série de Entrevistas conversar com o advogado Ari Friedenbach, fundador do “Projeto Viva em Segurança”. Se você não lembra, Ari Friendenbach sofreu uma terrível perda, a de sua filha, Liana Friedenbach, em novembro de 2003 (Caso Liana Friedenbach e Felipe Caffé), nas mãos de covardes assassinos.

ari friedenbach

Hoje, Dr Ari luta, entre outras medidas, pelo direito da diminuição da maioridade penal para crimes hediondos e pelo aumento da carga horária nas escolas para um maior acesso à educação de qualidade e para deixar os jovens o mais longe possível da criminalidade.


1- Qual o seu conselho para pais e adolescentes que, hoje, ficam superexpostos na Internet?
Não acredito que tenhamos condições de monitorar tudo o que nossos filhos acessam na internet. A única forma na minha opinião é o diálogo aberto e sincero entre pais e filhos; alunos e educadores, orientando de como e o que acessar.


2- O seu projeto visa o aumento de até 10 anos no prazo máximo de internação de menores infratores que cometem delitos graves e também analisar, caso a caso, a condenação desses menores. Essas medidas seriam suficientes?


O meu projeto não visa reduzir a maioridade penal e sim responsabilizar criminalmente de todo o menor, que cometa crime hediondo, independente de sua idade, tomando-se em conta o ato praticado. Defendo com veemência o aumento do prazo de internação máximo na Fundação CASA (antiga FEBEM), para até 10 anos. Essas medidas isoladamente não são suficientes para conter a onda de violência a que todos estamos expostos; mas juntamente com políticas públicas com foco em educação de qualidade no ensino público, podem ajudar significativamente.



3- Em sua opinião, o que é realmente necessário para resolvermos o problema da violência em nosso país? Educação, diminuição da maioridade penal, condenações mais duras, ressocialização do criminoso?


Além dos pontos acima apresentados, penas não necessariamente mais duras, mas o cumprimento integral das condenações bem como a elaboração de um sistema carcerário que ressocialize o preso, fazendo do trabalho nos presídios uma obrigação e não uma possibilidade ou opção do preso, sem dúvida ajudarão nestes objetivos.



4- Ainda existe a possibilidade do champinha ser encaminhado a um hospital psiquiátrico, mesmo com laudo médico que aponta que ele apresenta riscos à sociedade?


No caso do Roberto Aparecido Alves Cardoso, vulgo champinha, este se encontra em uma “Unidade Médica” da fundação CASA, onde deveria receber algum tipo de tratamento, mas com a clareza de que este elemento não é ressocializável, ou seja, não devemos aplicar recursos além do necessário, eis que é claro o laudo, onde diz que a patologia deste elemento não é curável. O que deveria ocorrer na realidade, é o encaminhamento deste perigoso assassino a uma unidade com condições e custos compatíveis. O Projeto Viva em Segurança vem propor alterações do Código Penal; do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente); da Lei de Execuções Penais; e finalmente, mas não menos importante, profundas alterações no sistema público de educação, oferecendo o Estado, como é sua obrigação constitucional, educação de altíssimo nível. Desta forma, discussões pseudo-ideológicas, como a reserva de vagas para alunos de escolas públicas seriam desnecessárias, eis que os jovens oriundos das escolas públicas teriam o direito de disputar as vagas das universidades públicas em igualdade de condições.Leia também as entrevistas com:

Comente, deixe sua sugestão no post “Entrevista com Ari Friedenbach!”

Comentários via Facebook

Check Also

Gustavo Cerbasi Parte 2: Aposentadoria e Finanças Pessoais!

No primeiro Post “Gustavo Cerbasi Parte 1: Em Defesa dos Profissionais!”, este famoso autor deu …

17 comments

  1. Iniciativas como essa são muito importantes para fazermos uma sociedade mais justa e menos violenta! Parabéns pela iniciativa, dr. Koga!

  2. É uma pena o q aconteceu com essa menina… imagino como ele deve sofrer até hoje! abs!

  3. espero e torço para que o sr. seja un dos deputados mais votado do Brasil.Precisamos de candidatos comprometidos com uma causa e que sabemos que vai lutar para que ela seja aprovado. Todo o meu apoio ao sr.

  4. sr ari friedenbach eu me solidarizo com o sr sua filha é a filha de todos nos tambem. porque todos temos uma criança ou adolescente linda e amada em casa. voce terá meu voto.

  5. ARI, talvez vc.nao recorde, fui teu contador em SANTANA, de sua empresa FOX TRANSPORTES, cuja empresa continua comigo ate hoje, eu e minha familia, somos solidarios com sua dor, e torcemos pela sua luta e bandeira levantada, vimos pela TV que vc. e candidato a deputado, com toda certeza pode contar conosco, e com muitos outros que iremos conquistar para ti aqui em minha cidade em Presidente Prudente, quando for a Sao Paulo (tenho ainda um escritorio ai), quero ter o prazer em reve-lo, abraço RODNEI GUIMARAES

  6. Ari, talvez não se lembre de mim, sou RODNEI GUIMARAES, fui seu contador, da sua empresa FOX TRANSPORTES RODOVIARIOS, no bairro de Santana, hoje estou em Presidente Prudente, e com um escritorio de assessoria em São Paulo, ficamos (familia) muito chocado com o ocorrido, sentimos a sua dor, somos solidarios na sua luta, vi atraves da TV que é candidato, aqui em Prudente, nos iremos angariar muitos vcs. para vc. quando for a São Paulo, irei te procurar, terei um imenso prazer em te ver. um grande Abraço

  7. Sr. Ari,
    Gostaria de manisfestar meu pesar por tudo que sua família passou…
    Ontem vi na TV que o Senhor é candidato e fiquei muito feliz por ver alguém "de bem" se candidatando. Já vou dizer a todos que conheço e familiares.
    Torço para que seja dos mais votados!!!

  8. TENS MEU VOTO, ARI!

  9. É muito bom saber que temos um candidato SÉRIO ao cargo de Deputado, pois a politica ta virando uma palhaçada!!! meu voto é seu Ari. Daiana

  10. ola sr ari gostei muito de saber que o senhor é candidato a deputado,junto podemos mudar ,meu voto é seu arildo guarulhos sp

  11. senhor ari meu voto é seu,arildo guarulos

  12. Ari, o Senhor tem o meu voto, acredito que a melhor maneira de protestar contra atos bárbaros e grotescos como o que pessoas da mesma estirpe do vulgo champinha cometem, é elegendo pessoas como o senhor para o executivo do nosso país, por isso tem de coração o meu voto.

  13. senhor Ari, meu voto e de toda a minha família é seu desde que o vimos no programa eleitoral, torçemos pela sua vitória e iremos acompanhar seu trabalho na câmara.

  14. pode contar com a minha familia!!! e a tds que conehço!
    deus te ilumine sempre irmão!!!

  15. Carlos Mão Branca

    É uma honra estar aqui e podeer m e colocar a sua disposição.
    Dr. Ari firmeza amigo, estamos com vc.

  16. Sr. Ari
    Qual a possibilidade do sr. e outros parentes de vitimas de menores infratores,promoverem uma campanha p/alteração do Estatuto do Menor.
    Ou,seja, qq menor q cometa um crime,tenha sua foto divulgada.
    Isso, ajudaria a população a se prevenir, e a policia prender rapidamente esses maus elementos.
    Sucesso em sua campanha política.

  17. Não entendi sobre a moderação…
    Somente gostaria q a sugestão fosse avaliada.
    grato,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *