Home / Top dúvidas / Extração de dentes: Quanto tempo vou ficar com aparelho ortodôntico?

Extração de dentes: Quanto tempo vou ficar com aparelho ortodôntico?

extração dentes

“Fiz extração de dentes: Quanto tempo vai demorar para fechar o espaço?” ou “Quando este buraco vai fechar depois que precisei fazer extração de dentes no tratamento ortodôntico?”, são algumas das dúvidas mais comuns de pacientes que tem “muitos dentes para pouca boca” e necessitam de extração dentária para realizar o tratamento ortodôntico. Leia também o Top 10 dúvidas antes de colocar aparelho!

Por isso, vamos responder estas e outras dúvidas recorrentes no consultório:

1-Por que tenho que extrair dentes no meu tratamento ortodôntico?

A extração de dentes é um procedimento ortodôntico comum para minimizar o apinhamento dentário (dentes encavalados) e alcançar o máximo de encaixe entre as arcadas dentárias.

2-Que tipo de mecanismo fecha os espaços dos dentes extraídos?

Basicamente existem dois mecanismos para fechamento de espaços utilizando aparelhos ortodônticos. O primeiro envolve as alças de fechamento e o segundo mecanismo é o de deslize. O que você precisa saber é que ambos funcionam para o fechamento dos espaços, ambos tem suas vantagens e desvantagens e a utilização destes mecanismos depende diretamente da preferência do ortodontista.

3-Como são fechados os espaços dos dentes extraídos? Por que demora tanto para fechar os espaços?

Idealmente, o movimento que o dente deve fazer é o de “translação”, isto é, os dentes devem movimentar por inteiro com pouca ou nenhuma inclinação. Aí é que vem o grande problema! A movimentação ortodôntica deve movimentar fisicamente o dente no centro de resistência do dente.

4- Se o meu ortodontista fizer mais força, o buraco não fechará mais rapidamente?

Teoricamente parece ser a melhor saída, mas acontece que como expliquei na resposta anterior a melhor força é aquela que movimenta o dente por inteiro e esta força deve ser constante. Quando o ortodontista imprime uma força exagerada, acima do necessário, existem diversos efeitos colaterais como inclinação dentária, por exemplo que acaba atrasando ainda mais o tratamento.

5- Existe algum tipo de aparelho ortodôntico que seja mais rápido do que o outro para fechar os espaços de extração dentária?

Não existe na literatura científica nenhuma evidência clínica, da influência desenho do aparelho ortodôntico, na velocidade do fechamento do espaço da extração.

6- Mas ouvi dizer que o aparelho autoligado ou autoligante é mais rápido do que o aparelho convencional para fechar os espaços da extração?

Todos os estudos comparando a velocidade de tratamento nestes dois sistemas mostram que não existe diferença para fechamento de espaços de extração por motivos ortodônticos. Leia o post Aparelhos Autoligados: Onde o velho e o novo se confundem!

7-Quanto tempo leva para se fechar os espaços da extração de dentes?

Fatores como técnica utilizada e materiais para fechar os espaços, experiência e treino do profissional, influenciam diretamente na velocidade do tratamento ortodôntico. Como você pôde conferir, existem muitos fatores que podem influenciar no fechamento de espaço e no tempo de tratamento. Mas, estudos calcularam que a velocidade de fechamento de espaços dentários podem variar em média de 0,35 mm/mês à 0,81 mm/mês.

Então, por exemplo, se você extraiu o primeiro pré-molar que em média possui 7 mm, com esta velocidade de fechamento,  o espaço pode levar de 8 a 20 meses para fechar os espaços. Lembrando que o tratamento ortodôntico completo não se resume somente no fechamento do espaço, mas no encaixe da sua mordida e finalização do tratamento, o que pode adicionar alguns meses a mais de tratamento.

Assista o vídeo do Medo de Dentista com a simulação de computador de como é realizado o fechamento de espaço em casos de extração dentária:

Quer aprender um pouco mais?

Então leia:

Fonte:

  • Barlow M, Kula K. Factors influencing efficiency of sliding mechanics to close extraction space: a systematic review. Orthod Craniofac Res. 2008 May;11(2):65-73.
  • Miles PG. Self-ligating vs conventional twin brackets during en-masse space closure with sliding mechanics. Am J Orthod Dentofacial Orthop. 2007 Aug;132(2):223-5.
  • Ong E, McCallum H, Griffin MP, Ho C. Efficiency of self-ligating vs conventionally ligated brackets during initial alignment.Am J Orthod Dentofacial Orthop. 2010 Aug;138(2):138.e1-7; discussion 138-9.
  • Wright N, Modarai F, Cobourne MT, Dibiase AT. Do you do Damon®? What is the current evidence base underlying the philosophy of this appliance system? J Orthod. 2011 Sep;38(3):222-30. doi: 10.1179/14653121141479.
  • Dixon V, Read MJ, O’Brien KD, Worthington HV, Mandall NA. A randomized clinical trial to compare three methods of orthodontic space closure. J Orthod. 2002 Mar;29(1):31-6.
Comentários via Facebook

Check Also

mordida aberta

Mordida Aberta Anterior: Top Dúvidas!

Qual é o melhor tratamento para mordida aberta anterior? Qual é o melhor aparelho para …

12 comments

  1. Olá, queria saber de forma resumida as vantagens e desvantagens entre os dois sistemas para fechamento dos espaços, como mencionado no texto.( alça x deslizamento)
    Parabéns pelo site!

    • Olá Aleff,

      Estudos científicos demonstram que os dois métodos de fechamento de espaço após extração são igualmente eficientes. Então, o resultado dependerá da experiência do ortodontista em utilizar a técnica que estiver mais acostumado. Abraço

  2. Tive que arrancar meu primeiro molar superior do lado esquerdo, será que com a ajuda do aparelho posso tampar o espaço colocando o segundo e o siso pra frente?? Helllp …

  3. Olá…extrair 2 dentes superior.. Fiquei com falha no sorriso. Qnt tempo demorará para o dente que está encavalado descer e ficar nesse espaço?

    • Olá Eliana,

      O tempo do tratamento varia de pessoa pra pessoa, de profissional para profissional. O que você pode fazer é perguntar ao seu ortodontista se ele tem uma estimativa de quanto tempo vai levar para o seu dente entrar no lugar. Abraço

  4. Dr Alexandre, boa tarde

    Tenho 28 anos e tinha a ausencia de um lateal incisivo esquerdo, e o outro do lado direito era de leite (ja estava quasee sem raiz e bem mole), logo eu tinha um desvio horrivel. Voltei ao meu tratamento ortodôntico em julho do ano passado e em feveriro foi feia a extracao desse dentinho de leite. Minha dentista optou por fechar o espaco e transformar os caninos em laterais. Enfim, Dr estou com o espacinho aqui na frente da boca e queria saber quanto tempo o senhor acredita q esse espaco ira fechar e finalizar meu tratamento… obrigada pela atença… se puder eu te mando fotos tb.

    • Olá Camila,

      Infelizmente o fechamento de espaços em casos de extração ou perda de dentes não é tão rápida quanto o paciente deseja. Abraço

  5. Boa tarde, Dr. Eu tinha os dentes um pouco para frente e o dentista informou que eu precisaria extrair dois dentes antes de colocar o aparelho. Após um pouco mais de dois anos, ele informou que os dentes já estavam nos lugares que deveriam estar e logo logo irei tirar… Porém ainda existem vários espaços no dente. Ao eu questionar sobre isso ele informou que eu terei que aumentar os dentes pois eram finos. Isso existe? Após o uso do aparelho, os dentes não deveriam fechar completamente?

    • Olá Lorena,

      Seu caso trata-se de extração de dentes e fechamento de espaços. Em alguns casos, são necessários procedimentos de fechamento de espaços por meio de uma restauração estética, pois nem sempre os dentes são proporcionais. Converse com seu ortodontista sobre as possibilidades de fechamento de espaços entre os dentes. Abraço

  6. quantos graus um dente os 2 dentes da frente superior podem se mover? exemplo: dente inclinado pra frente 15 graus, existe 1 limite de graus q ele pode retroceder? e quantos mm esses dentes podem se mover?

    • Olá Gabriel,

      Muito boa esta sua dúvida. Digna de ortodontista! Existe uma limitação de inclinação e movimentação de dentes superiores e inferiores a fim de não prejudicar o correto posicionamento de toda mordida. Porém, esta inclinação varia de pessoa para pessoa, pois cada paciente possui uma espessura e altura óssea alveolar, tamanho de raiz de dente que limitarão estes movimentos. Por isso, a documentação ortodôntica completa é tão importante antes do início do tratamento para o correto planejamento. Abraço

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *