Home / Top dúvidas / Extração dos Sisos: Quais são os cuidados?

Extração dos Sisos: Quais são os cuidados?

cirurgia-siso_thumb.jpg

Como é a cirurgia dos dentes do Siso? Preciso fazer a extração dos dentes do Siso? Quais são os sintomas após a extração? É normal ficar inchado? Quais são os cuidados?

Todos os dias algum paciente tem alguma dúvida sobre o terceiro molar ou popularmente conhecido como dente do siso. Como já havia abordado este assunto no post “Dente do Siso ou Dente do Ciso? Quando preciso extrair?” e hoje, vamos falar sobre as principais dúvidas sobre sintomas e cuidados no pós-operatório da extração destes dentes:

1- É normal meu dentista indicar a extração do dente do siso?

A extração de terceiros molares impactados é a cirurgia oral e maxilofacial mais comum na odontologia.

2- Quais são as razões para extração dos dentes do siso?

Pericoronarite aguda ou crônica, presença de cistos ou tumor, problemas periodontais e presença de lesões de cárie. Em alguns casos, tem indicação no preparo do tratamento ortodôntico e cirurgias ortognáticas (Leia: Cirurgia ortognática ou buco maxilofacial?) Atualmente, os dentistas a indicam a fim de evitar complicações futuras.

3- Quais são as complicações mais comuns após uma cirurgia de dente do siso?

A cirurgia do dente do siso requer diversos cuidados em relação ao profissional e o paciente. Dentre as complicações associadas neste procedimento podemos destacar a alveolite, infecção e parestesia do nervo alveolar inferior. Pesquisas científicas mostram que as mulheres são mais predispostas as complicações do que os homens.

4- Por que a extração dos sisos é mais cara do que outras extrações de dentes?

Diversos fatores estão relacionados ao preço de uma cirurgia do dente do siso. Dentre estes fatores, alguns podem até complicar a situação no pós operatório. Podemos destacar a posição que se encontra este dente dentro do osso, idade e saúde bucal do paciente, experiência do cirurgião, técnica cirúrgica utilizada, se o paciente é fumante ou faz uso de contraceptivos orais.

extrao-siso_thumb.png

5- Após a extração dos dentes do siso, é normal eu não estar sentindo a língua e a bochecha?

Não é normal. Porém, a parestesia, que é a sensação de estar anestesiado durante vários dias após a cirurgia é uma das complicações pós-operatórias de ocorrência relativamente comum. Existem tratamentos e a grande parte destas parestesias são transitórias, mas algumas permanentes.

6- Após a extração dos dentes do siso, meu rosto inchou! É normal?

Sim. O inchaço após a extração dos dentes dos sisos de baixo principalmente, pode resultar em algum grau de edema. Porém, varia muito de pessoa para pessoa. Por isso, os cuidados pós-operatórios recomendados pelo dentista são de extrema importância para diminuir as chances de inchaço.

7- Fiz extração do siso mas o dente à frente dele está dolorido! É Normal?

Sim. Como o segundo molar está ao lado do terceiro molar,  as vezes é normal ficar um pouco sensível. Mas passa.

8- No lugar do terceiro molar extraído ficou um buraco e entra alimento! Isto é normal?

Sim. A cicatrização após extração dos dentes do siso inferior principalmente, é por segunda intenção, ou seja, as bordas vão juntar-se após um período que pode levar dias até alguns meses para fechar totalmente. Por isso, a importância de não fazer bochechos vigorosos nos primeiros dois dias de pós operatório e acabar retirando o coágulo que vai cicatrizar o local, provocando uma outra complicação que é a alveolite! (Leia o post Como escovar os dentes e passar fio dental com aparelho ortodôntico?)

9- Um dia após a extração do siso não estou conseguindo sequer abrir a boca. O que faço?

O nome desta outra complicação é o trismo. É causado pelo inchaço pós operatório, ou fadiga muscular pelo paciente ter ficado muito tempo de boca aberta durante a cirurgia (por isso a mulher quase não tem este problema! Brincadeirinha!). Os anti-inflamatórios, a fisioterapia e a acupuntura resolvem este problema.(Leia o “Acupuntura na Odontologia“)

10- Quais são os cuidados após a extração dos dentes do siso?

Em primeiro lugar siga todas as orientações dadas pelo seu dentista.

  • Tome todas as medicações prescritas pelo profissional (nos horários e nos dias indicados)
  • Não realize grande esforço físico nos primeiros dias (Nada de academia ou carregar saco de cimento…)
  • Não coma alimentos quentes (muito importante para que não inche o local, coma alimento morno ou frio nas primeira 48 horas de pós operatório)
  • Não ande sob o sol quente (Não dá para fazer uma caminhada sob o sol de Ipanema após esta cirurgia!)
  • Não fume (Jogar fumaça e aumentar a temperatura para mais de 50 graus dentro da boca não faz nada bem né? leia o post “Como parar de fumar? Médicos afirmam: fumar protege a garganta contra irritação e tosse!“)
  • Evite bebidas alcoólicas (Fume e beba uma cerveja bem gelada logo em seguida para uma sensação dolorosa inesquecível!)
  • Não cuspa ou faça bochechos (o organismo faz um tremendo esforço celular para fechar a ferida, quando você faz bochecho, promove uma desorganização no local da ferida e sobrecarrega este sistema. Leia o post “Enxaguante bucal: Como usar da maneira correta!)

Quer saber se você precisa mesmo extrair seu siso? Leia o “Preciso mesmo extrair meu Siso” no Medo de Dentista!

Fonte:

  • Blondeau F, Daniel NG. Extraction of impacted mandibular third molars: postoperative complications and their risk factors. J Can Dent Assoc. 2007 May;73(4):325.
  • Long H, Zhou Y, Liao L, Pyakurel U, Wang Y, Lai W.J Dent Res. Coronectomy vs. total removal for third molar extraction: a systematic review. 2012 Jul;91(7):659-65.
  • Lodi G, Figini L, Sardella A, Carrassi A, Del Fabbro M, Furness S. Antibiotics to prevent complications following tooth extractions. Cochrane Database Syst Rev. 2012.
Comentários via Facebook

Check Also

mordida aberta

Mordida Aberta Anterior: Top Dúvidas!

Qual é o melhor tratamento para mordida aberta anterior? Qual é o melhor aparelho para …

51 comments

  1. oi, fiz a extração do dente do siso de baixo, mas a raiz quebrou foi 3 hs de cirurgia, gostaria de saber se posso ficar com o resto do dente, ou tenho que tirar estou com medo.

  2. Extrai o dente siso há 15 dias e estou com parestesia somente no queixo e lábio (lado esquerdo) onde foi retirado. A bochecha sinto normalmente, isso não é o que incomoda mais e sim todos os dentes inferiores do lado esquerdo estarem sensíveis e anestesiados tb. Isso é normal?
    O profissional que me atendeu me disse somente para esperar, tem algum tratamento que devo começar?

    Obrigada!

    • Olá Janaína,

      Siga todas as orientações do seu dentista para os cuidados no pós operatório. Na maioria das vezes não é necessário nenhum tipo de tratamento complementar pois a sensibilidade tende a retornar aos poucos. Abraço

      • Jéssica Pereira

        Entao.. eu estou fazendo tratamento c aparelho há 3 anos ja e nao vejo diferença.. eu estava pensando em tirar o aparelho e começar um tratamento com outro dentista.. mas se eu tirar o aparelho corro o risco de meus dentes voltarem a ficar torto rapido demais ?

        • Olá Jéssica,

          Antes de você desistir do tratamento com seu ortodontista, recomendo uma conversa para tirar dúvidas sobre o seu tratamento, qual é a previsão de término, pois as vezes seu tratamento pode estar quase concluído. Abraço

  3. jackelini vieira

    fiz uma cirurgia de siso incluso e fiquei com o canto da boca totalmente machucado não consigo nem falar direito pois o corte no canto da boca dói muito, estou hidratando o local com manteiga de cacau ,mais não vejo melhoras o que fazer tem alguma pomada para isso?

  4. emily kauane da silva

    olá meu nome é emily tenho dez anos !!!!

    eu queria saber se essas borrachinhas dam cancer ????
    porque o meu professor falou que da!!!!

  5. Boa noite. Tenho 15 anos e realizei a extração dos 4 sisos de uma vez, todos internos e sem raíz. Foi uma experiência péssima, senti muita dor e sofri muito. Mas agora o pior já passou. Gostaria de perguntar: É normal o inchaço permanecer até 6 dias após a extração? Muitas pessoas dizem que passa rápido… Nos primeiros dias mal conseguia tomar água de tão inchado, melhorou um pouco mas ainda permanece, impossibilitando-me de comer. Devo me alertar?

    • Olá Arthur,

      Você retornará ao seu dentista para remoção da sutura provavelmente no sétimo dia de pós operatório. Provavelmente, você já não está mais com dor ou inchaço. Não é? Abraço

  6. boa tarde doutor a ultima vez q fui ao dentista ele me recomendou a cirurgia, porque meus siso não tem espaço pra nascer, corro algum risco de colocar o aparelho sem fazer a cirurgia? porque soube que o aparelho amolece os sisos e verdade?

  7. Oi! Eu arranquei o siso inferior, que estava incluso e bastaaaante incluso, segunda feira 23/02. Hoje já é quarta, 25/02 e meu rosto ainda esta inchado e mal consigo abrir a boca direito. Tô com medo, mas meu dentista diz que é normal. Pegou 4 pontos no local…

  8. Olá tudo bem??? Dr tenho o sorriso torto tem como concerta só com aparelho inferior?? Obrigado.

  9. Eu arranquei o siso a um tempo já, os 2 que arranquei cicatrizou normal, mais o terceiro ficou meio que um buraco, um vão, na gengiva que já cicatrizou é normal? E uma curiosidade porque quando eu arranquei os sisos o meu rosto não ficou inchado só senti muita dor, já o meu namorado arrancou e ficou com o rosto muuuuuito inchado

  10. Ola dr foi extraido o 47 faz5 dias e ainda doe o local tipo latejando, tomo dipirona e nimesulida, o ponto estar saindo (indo agora p urgência) a dor tem relação c uma possível infecção? Vejo pontos brancos assemelhando pus, . A cicatriz por 2intecao é realizada c êxito? já q entre 5e8dias já pode ser retirado os pontos, texto acima diz q a cicatrização é c mais d 1mes
    Abracao

    • Olá Samuel,

      Provavelmente agora que estou respondendo a sua dúvida a sua dor já deve ter aliviado né? A cicatrização varia de pessoa pra pessoa, e para algumas pessoas pode ser mais dolorosa do que para outras. Abraço

  11. Olá, eu extraí meu segundo dente do siso a 7 dias, tomei todos os remédios, porém hoje pela manhã meu roto amanheceu amarelado, como se tivesse ficado roxo, porem não ficou. Isso pode ser alguma inflamação??

    • Olá Tamires,

      O amarelamento da pele refere-se a uma fase da inflamação após a sua cirurgia. Provavelmente você já deva estar melhor e sem nenhuma mancha no local da cirurgia. Abraço

  12. Ola fiz a extração do siso inferior esquerdo em 8 dias atrás, o lado esquedo da minha língua ta dormente até hoje. É normal?

  13. Gostaria de saber se é normal após 3 meses que extraí os sisos estar inchado e com uma bola dura na bochecha..Liguei pro dentista e ele me informou que é uma trauma que passa até 6 meses..Mas nunca ouvi falar nisso……6 meses com o rosto inchado…

  14. Boa noite Doutor ,

    Extrai dois sisos a 6 dias e ainda doi , pra conseguir dormir só tomando remédios pra dor e muitas vezes acordo pela madrugrada , além disso meus labios estão todos machucados , devido ao procedimento da cirurgia . O que devo fazer ? Quanto tempo leva pra curar tudo isso ?

    Abraço !

  15. Dr boa tarde , estou sofrendo c atm fui no dentista q trata atm .e ela mandou eu extrair os três siso q ainda tenho , queria q o SR me tirasse uma dúvida , posso extrair os três de vez? , e como estou c essas dores nas atm será q não pode piorar depois q eu extrair esses dentes? O que o sr acha dr ? Obrigado. .

  16. extrair o dente siso tem 2 meses e ainda tá inchado e doe muito no local, já fui no dentista e ele disse que não sabe o que é. O que devo fazer?

    • Olá Nice,

      Converse com seu dentista sobre o problema. Com certeza ele encontrará uma saída para o problema. Abraço

  17. Retirei 3 ciso ontem e ainda não sinto meu lábio inferior e meu queixo oq faco

    • Olá Natalia,

      Você já voltou a sentir novamente os seus lábios? É bem provável que sim, pois a maioria dos casos de complicação por parestesia retornam após 30 dias. Abraço

  18. Oi Dtr, boa noite!

    Arranquei 1 siso na na quinta a noite,tem 4 dias,e ainda tá muito inchado mas o problema não é esse, o problema é que apareceu um caroço na bochecha, é normal?

  19. O que faço para tirar esse caroço?

  20. Olá, arranquei 3 dentes siso faz 7 dias, mas ainda sinto muita dor no dente vizinho, mal consigo comer.. ja voltei no dentista e ele disse que não tem nada errado. É normal?

    • Olá Thalita,

      Provavelmente a dor que você estava sentindo deve ter passado. A dor sempre é sinal de que algo não vai bem. Conversar com seu dentista é a melhor solução. Abraço

  21. Ola, fiz a extração do meus siso esquerdo dia 19/07 e em volta da cirurgia não esta nada bonito, esta um pouco inchado em uma parte e os pontos estão bem soltos,isso e normal?

    Obrigado.

    • Olá João,

      Você ainda está sentindo alguma dor? É normal passado alguns dias da cirurgia a gengiva ainda ficar inchada e os pontos levemente soltos. Abraço

  22. Ola meu nome e juliany tenho 15 anos e tirei os 4 dentes de siso ja se passaram 5 dias q fiz a cirurgia para tiralos mas um lado do meu rosto tem um caroço e esta muito inchado e doi bastante mesmo eu tomando remedio e tenho muita dor de cabeça e quero saber se e normal esse caroço e esta tão inchado …

  23. Ola arranquei os dois sisos de baixo. Ja tem 3 meses e nao inchou minha boca nada. Trabalhei no outro dia normalmente. So que agora ta inchado e doendo. Gostaria de saber o que poderia ter acontecido para que isso aconteca. Lembrando que depois de 3 meses que ta inchando.

    • Olá Elaine,

      O inchaço na boca é sinal de várias coisas. Por isso, você deve ir ao seu dentista o mais rapidamente possível para diagnosticar o seu problema. Abraço

  24. Olá,sou Luana e queria saber se e normal,eu extrai o primeiro molar permanente e inchou embaixo da lingua e meu rosto.A dentista no dia q arranquei não me receitou analgésico poraue não precisava e dói os dentes do lado do buraco onde extrai o dente .
    O que aconteceu?Isso é normal?

  25. Olá . Fiz a extração dos sisos do lado direito no dia 01/12. Mal consigo abrir a boca,e desde ontem a noite o pescoço está dolorido e sinto a garganta inchada,mal consigo falar e engolir.O que devo fazer?

    • Olá Débora,

      Provavelmente, hoje você já está bem melhor do que quando descreveu este sintomas. Não é verdade? O pós-operatório varia muito de pessoa pra pessoa. Abraço

  26. olá ,Me chamo joseane,tenho 24 anos, ja pesquisei muitos sites falando sobre consequências da extração de sisos mais ainda não me conformei ja faz 15 dias que extrai 2 dentes sisos inclusos,com 8 dias retirei as suturas com um médico que não foi o cirurgião e desde o dia da extração não estou conseguindo abrir a boca totalmente e ao forçar a abertura sinto dores pode ser trismo? além de que sinto uma leve sensação de anestesia do lado da língua onde foi extraído o dente onde ocorre que de vez em quando acabo mordendo a língua sem querer, não está doendo o local da extração, não sangra somente doe ao tentar abrir a boca por completo.

    • Olá Josi,

      Isso mesmo, o pós operatório pode ser mais tranquilo ou não dependendo de como ocorreu a cirurgia, também da cicatrização de cada paciente. Provavelmente, agora você já não esteja mais com nenhum destes sintomas. Não é? Abraço

  27. Faz uma semana que extrair o terceiro molar, no segundo dia comecei a sentir dores meio forte quando esforço pra comer, mais São dores passageiras por isso não tomo remdio, maisincômoda, gostaria de saber se e normal sentir dor mais de uma semana após a extração de dente, e a extração foi rápida, porém o dente tava quebrado e eu sentia forte dores, quando ele tirou meus pontos disse q ta td normal e que as dores são normal, e normais dores após extração mais de uma semana ??

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *