Home / Top dúvidas / Gengiva Inflamada, gengiva que sangra! Foi Culpa do aparelho ortodôntico?

Gengiva Inflamada, gengiva que sangra! Foi Culpa do aparelho ortodôntico?

gengivite.jpg

Doutor, minha gengiva está inflamada e sangrando! Foi o aparelho ortodôntico que causou esse problema de gengivite?!

Vejam o relato desta leitora do blog:

“Qual foi o motivo que me levou a ter sérios problemas periondontais depois que comecei usar aparelho? Como por exemplo, gengivite, sangramento nas gengivas, fortes infecções de garganta,mau hálito e etc… Meus dentes estão cada vez mais terríveis as raízes expostas não sei se tem tratamento…

Por isso, estou com algumas dúvidas:
Vou perder esses dentes?
Existe algum tratamento?
Qual a média de preço de custo do tratamento a ser realizado em cada dente?

Por favor se não achar minhas perguntas idiotas demais, responda-me por favor, pois estou com o maior medo de gastar bastante com aparelho, sofrendo um pouquinho e depois ainda ter que perdê-los…

Se puder me responda!”

gengivainflamada.jpg

Já havia abordado este assunto no post “Gengivite ou Cárie podem atrasar meu tratamento ortodôntico?“. Para alguns pacientes a higienização bucal é uma tarefa desafiadora durante o tratamento ortodôntico. No dia a dia do consultório o Ortodontista passa por algumas dificuldades como manter a motivação de alguns pacientes na manutenção da higiene bucal. Mas existe também, uma certa omissão por parte do profissional que não faz o controle periódico e preventivo da placa bacteriana (Leia o post “Checkup preventivo odontológico! 10 motivos para ir ao dentista!“). Estudos na área comprovam que todos os métodos de controle de placa bacteriana são eficazes quando existe um reforço periódico da higiene bucal. Diante deste exposto vamos as respostas:

1- Aparelho ortodôntico NÃO causa doença periodontal. O que causa doença periodontal é a presença de placa bacteriana, biofilme que pode se transformar em cálculo gengival também conhecido como o tártaro. O acúmulo desta placa se dá pela má higienização bucal inicialmente, que evolui para uma inflamação que o paciente as vezes confunde com “escovação forte” ou “fio dental que machuca”. Posso afirmar que escovação dentária e fio dental NÃO causam sangramento gengival. O que causa sangramento é a presença de placa bacteriana. Primeiro a doença periodontal se apresenta como gengivite (inflamação na gengiva, sangramento, dor e inchaço). Se não tratada evolui para periodontite, onde ocorre a perda da sustentação óssea e ligamento periodontal, levando à exposição de raízes e amolecimento dos dentes. Ambas ocorrências apresentam forte odor bucal (mau hálito). Outro problema que a placa bacteriana e a doença periodontal pode causar é a retração gengival ( leia o post “Retração gengival: Top dúvidas!“).

2- Sim, a doença periodontal pode levar a perdas dentárias. Quando associada ao tratamento ortodôntico pode acelerar o processo de perda óssea e ligamentos periodontais. Osso perdido não regenera mais. Na maioria das vezes é necessária a interrupção do tratamento ortodôntico para realização de tratamento periodontal. Após a liberação do periodontista (profissional que trata das gengivas) pode-se retomar ao tratamento ortodôntico.

3- O tratamento periodontal é o tratamento de indicação para estes casos. As pessoas que possuem problemas periodontais devem fazer o controle de placa de acordo com o intervalo determinado pelo dentista ou periodontista. Existem casos onde o paciente precisa fazer controle quase todos os meses.

4- Não existe tratamento periodontal individual dos dentes. O tratamento é da boca toda, pois as bactérias estão presentes na boca e não em um dente só. Se tratássemos um dente, logo surgiria o problema em outro local.

Para saber mais sobre higienização da boca com aparelho ortodôntico leia o post: Como escovar e passar o fio dental com aparelho ortodôntico?

Photo Credit:

  • Medimage

Fonte:

Comentários via Facebook

Check Also

mordida aberta

Mordida Aberta Anterior: Top Dúvidas!

Qual é o melhor tratamento para mordida aberta anterior? Qual é o melhor aparelho para …

44 comments

  1. Dá um trabalhão cuidar do aparelho, mas vale a pena e o bolso agradece! É chatinho limpar a cada refeição, então, evito “beliscar” durante o intervalo das refeições, e tento fazer uma boa higienização pelo menos depois do almoço e antes de dormir. Quando dá aquela ‘preguiça básica’, penso em sangramento e um bichinho muito maldoso fazendo ‘caquinha’ nos meus dentes(me dá um pavor). Mas não tem jeito, a solução é cuidar! =)

  2. Gostei muito do blog!
    Parabéns!!!

    Muita saúde e bom trabalho!
    bjs

  3. este blog me ajudou muito.
    e bom saber q essiste pessoas q se preucuca com outros…

  4. thiago henrique pereira

    Doutor faz 3 semanas q estou com um quadrihelix mas faz 2 dias q minha lingua começou doer demais, naun da nen pra falar ou comer, a hj a garganta tbm amanheceu irritada , é normal a lingua ficar machucada assim ?

    • olá Thiago,

      Sensibilidade e dor associada são sintomas comuns na primeira semana de adaptação com o aparelho ortodôntico. Se estes ainda persistem após certo tempo, faz-se necessário marcar uma consulta com seu ortodontista para relatar estas queixas. Abraço

  5. Olá Dr. parabéns pelo site, contém muitas informações importantes. Conclui recentemente um curso de ASB, ainda não estou atuando na área, mas como todo paciente também tenho minhas dúvidas… Faço tratamento ortodôntico há 1 ano e 2 meses e percebi que minha gengiva na face vestibular inferior está meio solta, percebi isso quando fui fazer uso do colutório, que ao movimento do bochecho senti a gengiva “balançar”. Minha pergunta: Pode ser retração gengival? Terá sido causada pelo aparelho ortodôntico ? Aguardo sua resposta Dr. Obrigado !

    • Olá Nadiele,

      Gengiva solta é sinal de hiperplasia gengival, que pode ter sido causada pela gengivite ou uso de anticonvulsivantes como a hidantoína. Se você não é usuária de hidantoína, provavelmente deve estar com hiperplasia causada por gengivite. Então fica a pergunta: Quando foi a última vez que realizou raspagem e tratamento periodontal desde que começou o tratamento ortodôntico? É muito importante a prevenção regular com seu dentista. Abraço

  6. a escovação com cerdas duras retrai as gengivas?

    • Olá Angela,

      A escovação com cerdas duras, só recomendo para escovação de dentaduras,pois pode causar retração gengival. As escovas de cerdas macias são melhores para massagear as gengivas durante a escovação. Abraço

  7. Ja tive diagnostico da perda da massa ossea em um dente e tive k estrair,quero saber se com tratamento adequado posso evitar a perda de osso dos outros e utilizar posteriormente aparelho ortodontico…pode fazer com k nao avance a doenca e evitar da contaminacao para os dentes sadios????agradeco desde ja!

    • Olá Mary,

      Felizmente a doença periodontal tem tratamento, e quando esta doença está sob controle, qualquer pessoa pode realizar tratamento ortodôntico. Quem vai aprovar é o seu ortodontista que irá verificar a viabilidade do seu tratamento. Abraço

  8. doutor segundo a dentista eu tive um pouco de perda ossea em um dente hj ja faz mas de 1 ano q estou de aparelho fixo os dentes ja estao todos alinhados mas estou com uma duvida a 3 dias fui ao orto ele disse q tinha q reposicionar um bracket notei q ele se meche quando mastigo so quando mastigo isso pode ser pq reposicionou? corro risco de perde esse dente?

    • Olá Keina,

      Durante o tratamento ortodôntico é normal os dentes dar a impressão de estarem “moles”. Mas como você teve uma perda óssea, provavelmente anterior ao tratamento ortodôntico você deve ter um especial cuidado com este dente. Faça sempre visitas ao dentista que cuida da sua saúde periodontal, pois tratamento periodontal frequente preservará a saúde dos dentes, ossos e gengiva. Abraço

  9. doutor quando o paciente ja teve gengivite ou periodontite e teve uma certa mobilidade se fazer tratamento o dente afetado volta ao normal?

    • Olá Keina,

      Se você faz tratamento para uma doença periodontal ou gengivite eles voltam ao normal desde que você faça visitas regulares no dentista, pois a periodontite não existe cura definitiva, mas sim controle. Portanto, consultas preventivas são necessárias. Abraço

  10. Eu concordo que é chato higienizar toda hora, principalmente quando se está na rua. O meu dentista, Dr. Alexandre Bussab, da Dental Saúde, sempre pega no meu pé quanto à limpeza. O jeito é comer menos, e assim também perder uns quilinhos …rs

  11. Uso aparelho e estou com gengivite e sangramento ao comer e escovar e muito inflamada. tem algum medicamento ?

  12. marcia regina fantuci

    tenho a gengiva toda inflamada estou com os dentes moleso que devo fazer meajude

  13. Olá doutor. Tenho tido sangramentos na gengiva há 5 meses… E sempre achei normal pois sempre foi durante a escovação, mas hoje fui comer uma banana e percebi que a mesma estava cheia de sangue logo depois que dei uma leve mordida… Meus dentes na parte de baixo sangraram demais, e minha gengiva é rosada, não tem deformações e não dói. E nunca precisei usar aparelho, nunca tive cárie, nem nada disso. O que pode ser? Será que é algo grave? Pois já ouvi dizer que podem ser outras doenças graves. Obrigada.

  14. Doutor, depois que comecei a usar aparelho fixo comecei a ter saburra lingual, será que é pelo uso do aparelho? Porque antes não tinha, o que tem a ver o fato de aparelho nos dentes com a lingua?

  15. Doutor,boa noite,COLOQUEI O APARELHO INFERIOR HOJE (É O AUTOLIGADO) E PERCEBI QUE AS MINHA GENGIVAS ESTAO BRANCAS E SOLTANDO A PELE,DÓI MUITO E ESTÁ INFLAMADA…O QUE É Q ESTA ACONTECENDO E OQ FAÇO PARA MELHORAR???

    • Olá Soares,

      Os sintomas que você está relatando parece ser de gengivite. Recomendo marcar uma consulta com seu ortodontista para examiná-lo e encaminhar ao especialista da área. Abraço

  16. Doutor, estou com contenção móvel superior, ele estava machucando a gengiva canina, estava inchada e vermelha, fui no meu dentista e ela ajeitou a contenção, a gengiva diminuiu mas continua vermelha, e alguns outros dentes estão ficando do mesmo jeito vermelhado no comecinho da gengiva e inchando, e as vezes dor. O que é ?? Gengivite?? As vezes sinto gosto de sangue pouquinho mais sinto, quando escovo os dentes.

    • Olá Jameli,

      Isso mesmo, os sintomas que você está descrevendo, batem com a queixa de gengivite. Você deve marcar uma consulta com seu dentista para uma avaliação e a realização do tratamento se necessário. Abraço

  17. Oi,eu uso aparelho e já tem uns 5 dias que estou com dor na gengiva entre os molares quando passo fio dental.O pior que depois que uso o fio dental a noite a dor não passa ,tenho que tomar remédio p dor,como se estivesse inflamada.Nunca sangrou.O caso é que faço uma boa higiene principalmente a noite antes de dormir e minha orto faz limpezas de 3 em 3 meses nos meus dentes,inclusive tem 1 mês que ela fez.O que pode ser isso?Movimentação dentária?Gengivite?

    • Olá Carla,

      Pode ser tudo o que você descreveu, gengivite ou movimentação dentária. Converse com seu ortodontista sobre sua queixa para que ele faça o diagnóstico correto e tratamento se necessário. Abraço

  18. Olá doutor

    Uso aparelho e minha gengiva sangra muito ..E também eh muito doloroso…Um dente meu a gengiva já está afetando ele o que eu faço ? Parar a gengiva acalmar mas e parar de sangrar ?

    • Olá Julia,

      Você deve ir ao seu dentista, realizar o tratamento desta gengivite, a fim de que ela não piore a situação. Abraço

  19. Doutor eu comecei a usar aparelho e no meu dente da frente tem um pequeno espaço e o aparelho ta fechando e a minha gengiva está inflamada,mais não é dolorido o que devo fazer?

    • Olá Giselly,

      Você deve conversar com seu ortodontista sobre sua queixa. Lembre-se que existe a necessidade da realização de visitas preventivas constantes ao seu dentista para realização de profilaxias e raspagens periodontais mesmo utilizando o aparelho ortodôntico. Abraço

  20. Olá Doutor , estou com gengivite e uso aparelho ortodôntico . Está criando uma massa escura perto da raiz , em volta do dente e já tentei tirar mais está fixada o que fazer ? Estou desesperada e sinto fortes dores , sangramentos , gengiva inchada e mau hálito

    • Olá Thay,

      Você deve realizar visitas preventivas periódicas no seu dentista, para realizar raspagem periodontal, a fim de que ele remova todo o tártaro e a gengiva possa desinflamar. Abraço

  21. Olá Dr por favor me ajuda coloquei aparelho a 4 dias e minha gengiva dês então está sangrando e super inchada e ta cobrindo 3 dentes e pegando nos bachets e nada disso tava acontecendo antes de coloca o aparelho , o que pode ser ? Será que não seja melhor tirar o aparelho

    • Olá Jéssica,

      Marque consulta com seu dentista para que ele possa diagnosticar problema que você tem. Não achoa que será necessário retirar o aparelho ortodôntico. Abraço

  22. Doutor, é normal a genviva sangrar quando se usa aqueles elásticos juntamente com o aparelho? Estou usando há uma semana, porém minha gengiva está sangrando, não sei se devo parar de usar o elástico nos dentes da frente…

    • Olá Letícia,

      O sangramento nunca é algo normal. Você deve relatar ao seu dentista este sangramento para que possa ser resolvido, para que você continue seu tratamento sem atraso. Abraço

  23. Doutor uso aparelho a um ano e meu dentista é péssimo, pois não me diz que tenho problemas mas eu sei que tenho pois minha gengiva está inchada e o dente solto.

  24. Eduardo Campos

    Oi doutor, meu aparelho solta com comidas mais duras como frutas e etc, isso causa ele soltar pq não tenho um dente pra segura-lo cortei uma vez e resolvi.duas semanas atrás ele soltou e tá Machucando minha boca, isso fez criar machucados e até pus eu acho e dói muuto, isso pode piorar se eu não ir rápido? Obs:era pra ser sábado passado e vou no proximo

  25. Dr coloquei aparelho a menos de um mes e minha gengiva tem sangrado bastante so melhora com anteseptico oque pode ser?

    • Olá Leonarda,

      Provavelmente trata-se de uma gengivite. Marque uma avaliação com seu clínico geral para resolver seu problema. Abraço

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *