Home / Top dúvidas / Gengivite ou Cárie podem atrasar meu tratamento ortodôntico?

Gengivite ou Cárie podem atrasar meu tratamento ortodôntico?

dordedente2.jpg

A pergunta que não quer calar: a gengivite ou  a cárie podem atrasar o meu tratamento ortodôntico? E você tem dúvida sobre este assunto? Todos os dias, recebo comentários de pacientes DESESPERADOS para colocar aparelho ortodôntico, com as mais diversas dúvidas sobre o tratamento. Também, recebo dúvidas de pacientes mais desesperados ainda sobre problemas que passam pela falta de cuidados ou falta nas consultas regulares no dentista.

No post “Cárie Dentária: Foi culpa do aparelho doutor?!” e no texto “Gengiva inflamada e gengiva que sangra! Foi culpa do aparelho ortodôntico?!” abordo as duas temáticas de forma mais detalhada, mas posso adiantar que a resposta é singular:

gengivite1.jpg

Sim, ambos causam atrasos no tratamento ortodôntico! Também na sua vida e conta bancária! Já disse um milhão de vezes que essas doenças (Sim! Cárie e gengivite são doenças) devem ser tratadas em seu estágio inicial! Depois que os dentes estão moles e a gengiva sangrando(gengivite que evoluiu para periodontite) ou com aquela “panela” (cárie em estágio avançado), vai ter que interromper o tratamento ortodôntico para tratar estes e outros problemas. Tratar doenças em estágio avançado é doloroso, caro e demorado.

Aliás, outra dúvida recorrente que recebo é sobre pacientes ansiosos que fazem o dentista ceder aos caprichos para “colar” aparelhos em dentes cariados e com gengivite. Veja este comentário do blog:

gengivite2.png

Uma verdadeiro jogo dos sete erros! Portanto, nada de colocar aparelho de enfeite! Ok?

Comentários via Facebook

Check Also

mordida aberta

Mordida Aberta Anterior: Top Dúvidas!

Qual é o melhor tratamento para mordida aberta anterior? Qual é o melhor aparelho para …

8 comments

  1. carlos henrique

    olá doutor, eu uso aparelho fixo a 1 ano mais ou menos e nesse meio tempo eu jogando bola quebrei um dente bem lá atrás (antes do siso), uns dentistas falam q é “um bom pedaço” mas minha dentista diz q é só “uma lasquinha” o q seria correto eu fazer?
    sinto incômodo nele e minha dentista não fez nada, não tinha mal hálito e depois disso passei a ter (pelo menos eu acho).
    aguardo ansiosamente.
    carlos

  2. Boa tarde! Tenho 42 anos .Meus caninos inferiores são tortos e estão com retração de gengiva, acredito que tenha 2mm, mas não estão moles. Se eu colocar aparelho eles poderão ficar moles? Serei obrigada a fazer reforço de gengiva? E se eu não fizer nada deixar como está posso vir a perder os dentes?

  3. Olá doutor,estou com minha gengiva inchada e duas bolhas no final da gengiva nos últimos dente e isso foi logo que fiz a documentação do aparelho, o que eu faço ?,já passei pedra ume,nistamax, mel rosado,sal amargo,azitrolab,gingilone ????

    • Olá Gabriela,

      Você não deve se auto medicar, além de perigoso, pode piorar o problema. Relate os sintomas ao seu dentista que indicará uma melhor tratamento. Abraço

  4. Olá doutor tenhor 20 anos e algumas caries e meu dente da frente fiz canal, ai a resina caiu faz uns 4 meses eatou com meu dente aberto e ele escureceu muito,mas como estou desempregada nao tenho como pagar o tratamento e o SUS de minha cidade não cobre esse tipo de tratamento posso perder meu dente?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *