Home / Top dúvidas / Grávida pode tomar anestesia? Top 5 dúvidas

Grávida pode tomar anestesia? Top 5 dúvidas

grávida pode tomar anestesiaGrávida pode tomar anestesia no dentista? Existe um período mais seguro na gravidez para tomar anestesia? A anestesia passa pelo leite materno? Quem é o profissional habilitado para atender as gestantes?

O uso de medicamentos absorvidos sistematicamente como os anestésicos por mulheres grávidas e lactentes é uma preocupação de todo profissional de saúde, inclusive do dentista. A necessidade de tratamento odontológico ocorre em praticamente todas as fases da vida, e durante a gravidez não é diferente. A administração de medicamentos de forma segura no pré e pós-parto, tornaram-se evidentes na década de 1960, quando a droga talidomida, utilizada para o enjoo das grávidas, alterou a nossa consciência de complicações maternas e fetais de drogas, pois gerou bebês anencéfalos (sem cérebro). Por este motivo, vou falar hoje sobre algumas dúvidas muito comuns das gestantes.

 

1- A grávida deve ir ao dentista cuidar da saúde bucal?

Não só pode, como deve ir ao dentista durante a gestação. Existe todo um folclore sobre gravidez e tratamentos de saúde. Mas já sabemos da importância da realização de tratamentos preventivos que evitarão transtornos maiores durante a gravidez. Neste período ocorre o aumento da vascularização e permeabilidade da gengiva, que pode deixar a gengiva da grávida mais vulnerável ao “ataque” bacteriano e sangramento gengival. Já falamos sobre o assunto, no post “Estou Grávida: Tenho mais problemas bucais?“, onde abordamos a importância da prevenção de doenças periodontais como a gengivite e a periodontite durante toda a gravidez. Já no post “Durante a gravidez posso fazer tratamento ortodôntico?” esclarecemos outra dúvida recorrente no blog.

A odontopediatra, dentista especialista no atendimento das crianças, tem programas de acompanhamento da mamãe grávida como o pré natal odontológico realizados antes mesmo do bebê nascer (Leia o post “Grávidas: top dicas para as gestantes Parte I” no Blog da Ortocia). Portanto futura mamãe! Vá ao dentista!

2- Quais são os cuidados que o dentista deve tomar para administração de um fármaco ou anestésico? Em que situações a grávida pode tomar anestesia.

O dentista deve pesar o risco para o feto versus o benefício para a mãe e a conclusão deve estar baseada em estudos científicos atuais. Em alguns casos específicos a administração de remédios, anestésicos deve ser evitada ou alterada pelo profissional.

Geralmente ele prefere, por uma questão preventiva, adiar os tratamentos mais invasivos, como tratamento de canal ou cirurgia de extração de dentes. Mas em caso de emergências odontológicas, onde existe o risco de um infecção progredir sem o devido tratamento, pode-se não somente anestesiar o paciente quanto submetê-la a radiografias para diagnóstico.

3- Quais são os cuidados que a grávida deve ter  para tomar  uma anestesia?

O dentista irá realizar uma ficha clínica e um diagnóstico clínico detalhado do estado de saúde da gestante. Após descartar problemas maiores, o dentista poderá realizar o procedimento odontológico com anestesia.

gravida anestesia

4- Existe um anestésico seguro?

O anestésico de escolha pelo dentista é a lidocaína 2%, que é o anestésico de maior utilização e o consagrado por mais tempo na odontologia. A lidocaína por sua vez não tem apresentação sem o vasoconstritor, que é o agente necessário para aumentar a duração da anestesia. Esse vasoconstritor é uma adrenalina na proporção de 1:100.000, que entrega cerca de 10mg/ml de adrenalina no sangue.  Inexistem estudos científicos relacionando a lidocaína com vasoconstritor e complicações nas gestantes saudáveis.

5- A lactente também não pode tomar anestesia?

A amamentação também representa um desafio clínico, pois os riscos e benefícios devem ser entendidos pelo paciente e pelo profissional antes da droga ser administrada. O uso de medicamentos durante a amamentação pode ser um desafio para o mãe e para o profissional de saúde que prescreve a medicação. Muitas mulheres acham que a ação “ordenha” do leite materno pode fazer com que o remédio saia no leite.

Até o presente momento, não existem quaisquer evidências científicas de que a anestesia local administrada na mãe pelo dentista passe para o leite materno e afete o bebê.

Fonte:

Comentários via Facebook

Check Also

mordida cruzada anterior

Mordida Cruzada Anterior: Top Dúvidas

O que é a mordida cruzada? Qual é o melhor tratamento para mordida cruzada anterior? …

6 comments

  1. Bom dia, eu estou com 29 semanas de gestação e ontem fui ao dentista para fazer uma avaliação e ele disse que eu estou com cárie, e disse que no meu caso não pode usar anestesia. É verdade isso ??

    • Olá Felicia,

      Recomendo que você passe com um dentista especializado em Pediatria. Este profissional está capacitado para receber a gestante em todas as fases da gravidez através do pré-natal odontológico. Obrigado

  2. Olá, estou com 18 semanas e preciso extrair um dente que já criou abscesso por dentro,mas estou com medo..é Seguro?

    • Olá Monique,

      Mais perigoso do que extrair um dente, é ficar com um abcesso agudo que pode levar a uma infecção mais grave e comprometer a gravidez. Portanto, sua odontopediatra está apta para indicar e realizar a extração deste dente. Abraço

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *