Home / Top dúvidas profissionais / Infecção na Boca e lesão Muscular: Jogador Alexandre Pato

Infecção na Boca e lesão Muscular: Jogador Alexandre Pato

infecobucal.jpg

Estão cada vez mais presentes estudos que indicam que os problemas da saúde da boca como infecções podem resultar na queda de rendimento físico. Infecções bucais, nos dentes e na gengiva, falta higiene bucal, etc. O jogador de futebol Alexandre Pato é um exemplo disso. Já havia abordado o assunto no post “Infecção Bucal Mata! Previna-se” ou então no post “Mau hálito: Você pode estar com doenças do coração!

infecesbucais.jpg
O atacante que atualmente defende o Milan permaneceu afastado dos gramado por um tempo por causa de uma lesão muscular em uma das coxas e precisou realizar tratamento intensivo de reabilitação.

Parece que, um problema bucal, que não foi especificado pelo clube, estaria diretamente ligado ao problema na perna. Tanto que o jogador foi submetido a uma cirurgia odontológica na época.

A explicação é que o foco infeccioso na boca pode se espalhar pela corrente sanguínea, o que facilitaria o surgimento de problemas em articulações e músculos. De acordo com a equipe médica do Milan, o jogador, de 20 anos, precisou repousar por dois a três dias após a cirurgia, e só então voltou aos treinos.

infecoboca.jpg

Casos como esse são cada vez mais comuns no mundo do esporte e cabe aos dentistas orientarem não somente os atletas, mas a todos os pacientes sobre problemas sistêmicos relacionados com problemas bucais.

Além do mais, você que pratica esportes no seu dia-a-dia faz prevenção contra as doenças bucais ou protege sua boca contra os possíveis acidentes?