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Insônia: Como dormir melhor?

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Tenho insônia doutor! Isto prejudica minha saúde? Pode prejudicar meus dentes? Existe algum remédio? Qual é o melhor tratamento?

Um sono saudável, é tudo o que uma pessoa que sofre de insônia quer ter. Existem diversas causas para este distúrbio, e mudanças simples nos hábitos podem levar a solução deste problema! Por este motivo, o intuito deste post de hoje, é dar dicas  simples para melhorar a qualidade do sono.

Vamos as Dúvidas:

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1- O que é a insônia?

Insônia é um distúrbio do sono que pode ocorrer isoladamente e ser transitório ou pode ser incômodo e crônico. A mais comum é a insônia transitória, atinge mais adultos idosos, mulheres e pode estar associada à outros distúrbios do sono.

2- Quais são as causas de uma insônia ou uma noite mal dormida?

Fatores como comorbidades médicas (Diabetes, hipertensão…) e psiquiátricas, fatores sócio econômicos, nível de atividade física e vida social afetam diretamente na incidência de insônia

Exposição à luz artificial, atividades interativas como televisão e internet até tarde da noite, estresse no trabalho, etc.

3- Quais são as consequências de noites mal dormidas?

Estudos apontam que a privação do sono, ou distúrbios do sono, afetam diretamente o seu sistema imunológico, pois ele tem função essencial na integridade deste sistema. Uma pessoa imunocomprometida pode estar mais sujeita as doenças.

Dentre as principais consequências da insônia podemos citar:

  • diminuição da qualidade de vida
  • Fadiga ou sonolência diurna
  • desempenho menor em testes cognitivos
  • aumento nas faltas no trabalho
  • maior probabilidade de aposentadoria por invalidez ou licensa médica
  • maior risco de desenvolver depressão
  • maior risco de hipertensão e doença cardio vascular

4 – Como faço para melhorar a qualidade do sono? A Higiene do Sono ajuda?

Os tratamentos de insônia podem ser divididos em tratamentos com Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), tratamento farmacológico ou uma associação de ambas.

Dentre todos tratamentos para os distúrbios do sono, a terapia cognitivo comportamental (TCC) está entre os mais efetivos segundo a Academia Americana de Medicina do Sono. E a Higiene do Sono está incluída nesta terapia para melhorar a qualidade do sono. Este inclusive é um dos tratamentos mais efetivos para quem tem Bruxismo do Sono! Você sabia?

5- O que é a higiene do sono?

É um método que tem por objetivo um sono saudável, de boa qualidade e efetivo por meio de condições adequadas.

6- Quais são as dicas e recomendações deste método?

  • Nunca tente dormir se não tiver sono – ao invés disso leia um livro!
  • Retire o despertador do quarto – Ficar observando os ponteiros do relógio só aumenta a ansiedade e a insônia consequentemente.
  • Realize exercícios regularmente – não logo antes de dormir, pelo menos 3 a 4 horas antes de dormir.
  • Diminua a quantidade de café, álcool e  nicotina –  também próximo do horário de dormir
  • Durma em horários regulares – Não fique até tarde no computador ou pior, assistindo TV no quarto
  • Antes de dormir, faça refeições leves
  • Não utilize emagrecedores – Uso de hipnóticos, anfetaminas estão fortemente associados aos distúrbios do sono
  • Controle o ambiente: temperatura, cama confortável e silêncio no quarto
  • Técnicas de relaxamento e meditação – com um profissional terapeuta do sono habilitado

É importante salientar que se você sofre de insônia deve procurar um profissional especializado para tratamento.

Fonte:

  • Deak MC, Winkelman JW. Insomnia. Neurol Clin. 2012 Nov;30(4):1045-66. doi: 10.1016/j.ncl.2012.08.012.
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One comment

  1. A escolha certa do seu colchão pode ser um fator fundamental para uma boa noite de sono. Muitos escolhem o colchão pelo preço esquecendo que cada colchão tem características diferente.

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