Home / Higiene Bucal com Aparelho Ortodôntico / Limpador de língua: Como higienizar a boca usando Aparelho fixo?! Parte II

Limpador de língua: Como higienizar a boca usando Aparelho fixo?! Parte II

limpadordelngua.jpg

Estudos comprovam que a escovação ou higienização da língua com limpador de língua diminuem significativamente a presença de bactérias bucais causadoras de doença cárie e gengivite. Este post sobre higienização da língua serve tanto para  pessoas que usam quanto para as que não utilizam aparelho ortodôntico!

Por este motivo, vamos a segunda parte de como higienizar a boca. Na primeira parte falei sobre como escovar os dentes e passar fio dental com aparelho fixo, com uma explicação didática com vídeos. O tema de hoje serão os limpadores de língua. Antes de iniciar o assunto veja este vídeo produzido pela Johnson & Johnson sobre as bactérias da boca:

Vamos as Top 5 dúvidas sobre os limpadores de língua:

limpadordelngua1.jpg

1- Por que eu devo utilizar o limpador de língua?

Para evitar a formação da saburra lingual, nome dado a placa de bactérias que se forma na língua, deixa a língua com aspecto amarelado ou esbranquiçado. Esta saburra, além de causar muito mau hálito passa as bactérias para os dentes levando a doenças como a cárie e a gengivite.

2- Onde encontro os limpadores de língua?

O limpador de língua é encontrado na maioria das farmácias e supermercados sob as mais variadas formas, cores e tamanhos.

3- Mas que tipo de limpador eu devo comprar ou usar?

Deve ter três características principais (Saudálito):

  • Não machuque a língua
  • Fácil adaptação pelo usuário
  • Limpe bem até o fundo da língua

A escolha deve ser por bom senso: boca pequena com língua pequena limpador mais fino e pequeno, boca grande com língua grande escolha limpadores maiores e mais largos. Se a dúvida persistir pergunte para o seu dentista qual é o melhor limpador para você. Ele é o profissional que melhor indicará o limpador mais adequado.

4- Devo usar antes ou após a escovação e o fio dental??

A ordem não tem importância o importante é a limpeza da língua em todas as escovações do dia. A limpeza e sempre feita de trás para frente, até o fundo da língua. Para saber como realizar esta limpeza então leia o post “Atenção a limpeza da Língua!”. Geralmente, é necessário escovar a língua com escova e pasta antes para diminuir a aderência da saburra, para depois utilizar o limpador.

5- Quanto custa um limpador de língua?

Depende da marca e tipo de limpador a ser comprado. Você encontra limpadores com preços a partir de R5,00.

Fonte:

  • Rupesh S, Winnier J, Nayak U, Rao A, Reddy V, Peter J.The comparative evaluation of the effects of tongue cleaning on salivary levels of mutans streptococci in children.Int J Dent Hyg. 2011 Jul 29.
  • Bordas A, McNab R, Staples AM, Bowman J, Kanapka J, Bosma MP.Impact of different tongue cleaning methods on the bacterial load of the tongue dorsum. Arch Oral Biol. 2008 Apr;53 Suppl 1:S13-8.
  • Raspadores de Língua – Saudálito

One comment

  1. Olha,não uso aparelho, mas uso o limpador de línguas, no começo achei que não servia pra nada , mas agora acho super util na finalização da higiene da boca! Excelente dica Dr.
    Bjs
    Adri

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *