Home / Top dúvidas profissionais / Livro de Ortodontia: Qual Comprar?

Livro de Ortodontia: Qual Comprar?

livrosortodontia.jpg

Hoje, vou iniciar uma série para dentistas e alunos de ortodontia, onde vou indicar alguns livros que gostaria de ter lido no início da vida ortodôntica ou odontológica em geral. Apesar de ter acesso à artigos ortodônticos baseados em evidências científicas, gosto de acompanhar a filosofia de autores e sistemas de tratamentos mostrados nos livros.

O meu primeiro livro, fala sobre ortodontia para iniciantes na especialidade. No início do meu curso de Ortodontia, a minha grande preocupação era tirar as principais dúvidas clínicas que afligem o dentista no início da prática ortodôntica. Sempre procuro trabalhar com protocolos e sentia naquela época necessidade de ter um livro que mostrasse isso de forma clara.

 

O livro “Tratamento Ortodôntico com Arco Reto” do autor Jorge Gregoret, ensinou tudo isso.

Por que recomendo especificamente este livro?

Por um motivo muito simples, a tratamento nunca deve preceder ao diagnóstico! O dentista, futuro ortodontista, não deve ser um mero colador de braquetes numa produção em escala industrial, coisa que ocorre com a especialidade. Ele deve saber realmente qual é o problema do paciente antes de resolvê-lo. E o livro coloca de maneira bem simples e didática esta seqüência de diagnóstico e tratamento. Isto não quer dizer que a solução para todos os problemas estão neste livro. Mas é um começo, um “norte” para o aluno no começo da carreira ortodôntica.

Outras questões que são abordadas neste livro como ancoragem ortodôntica, assunto extremamente importante para o sucesso do tratamento, principalmente em casos de extrações dentárias. Outro capítulo deste livro que não é apresentado na maioria dos livros de Ortodontia, são os erros no posicionamento do braquete, pois a maioria dos livros só mostram casos de sucesso, mas sabemos que a nossa realidade clínica não é só 100% de sucesso. Por isso, torna-se necessário sabermos o que o erro pode causar como efeito colateral. Aliás, sempre falo para os alunos nos cursos de Ortodontia, que o bom ortodontista não é aquele que melhor domina uma técnica ortodôntica, mas aquele que sabe como evitar os efeitos colaterais de um tratamento ortodôntico!

Então, fica uma dica de livro e outra para vida ortodôntica. Você deve desconfiar de técnicas ou livros que mostrem somente sucessos clínicos, pois nem sempre representam a realidade clínica do autor.

Se você gostou deste livro ou quer ver algum outro livro clique aqui para comprar!

livrodeortodontia.jpg

Livro:

  • Jorge Gregoret/Elisa Tuber/Horacio Escobar. O Tratamento Ortodôntico com Arco Reto. 2a ed, 367 p, 2009.
Comentários via Facebook

Check Also

dentista cobra consulta

Dentista que Cobra Consulta: Isso é Correto?

Já havia explicado para os profissionais da odontologia no post “Como cobrar: Visão de um profissional …

10 comments

  1. Curti muito a dica e a nova categoria do blog! Abraços!

  2. Adorei esta nova categoria neste blog. Sempre surgem dúvidas sobre qual livro comprar. Ainda mais que livro é um investimento, então é bom procurar saber se vale a pena comprar.
    Ah! Estou aguardando os posts do Rota Ortocia…Vc deve estar cheio de dicas depois da viagem.
    bjsssssssssssssssss

  3. Gostaria de saber se você indica algum livro voltado para clínica geral, um livro que mostre mais em relação as indicações da ortodontia, quando é o melhor momento para indicar, essas coisas. Att

  4. Gostaria de comprar um livro de ortodontia que me servisse tanto para estudo durante a especialização quanto para a minha vida clínica do dia-a-dia após a mesma. Estava pensando em comprar a 5 edição do livro ortodontia contemporânea do autor Proffit. Seria uma boa escolha?

    • Olá Milena,

      Todos os livros de grandes autores serão importantes para o seu estudo quanto na vida clínica. Geralmente, eles são organizados sempre da mesma forma, diagnóstico,planejamento e tratamentos de casos não cirúrgicos e cirúrgicos. A melhor dica de livro você vai encontrar com os professores do curso que você frequenta, mais especificamente com os professores que te acompanham na clínica de atendimento de pacientes pois serão indicados livros da sua prática e técnica ortodôntica. Abraço

  5. Sabrina Freitas Rocha

    Olá, gostaria de saber se vc tem alguma dica de livro de ortopedia quem mostre a época de iniciar o tratamento na dentição decidia e mista, qual aparelho indicado e como usá-lo. Obrigada

    • Olá Sabrina,

      Na verdade você irá encontrar poucos livros sobre o assunto ortopedia, principalmente porque essa divisão entre ortopedia e ortodontia só existe aqui no Brasil, nos outros países a especialidade é uma só, portanto livros de ortodontia que tratem do assunto “crescimento e desenvolvimento ósseo” abordarão o assunto com maior profundidade. Abraço

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *