Home / Top dúvidas / Mau hálito! 10 dicas de como evitar!

Mau hálito! 10 dicas de como evitar!

mau halito
Hoje vou dar dicas de como evitar o mau hálito. Esta não é nenhuma matéria para preguiçosos do tipo “Não precisamos escovar os dentes!” , também não vou dar dicas do tipo escove os dentes somente três vezes por semana como faz a cantora Jessica Simpson da foto acima.Já havia abordado o assunto anteriormente no post “Mau hálito! Você pode estar com doenças do coração” e chegou-se a conclusão de que a halitose é um sintoma, que esconde outras doenças mais sérias, e só um profissional da odontologia para reconhecer esta situação e planejar o melhor tratamento.
mau halito

Então vamos as dicas:

1- Asseio pessoal! Isso mesmo como a mamãe ensinou, escova de dentes e fio dental devem ser utilizados. Você toma banho todos os dias não é? Por que não escova os dentes quando estão sujos!?

2- Para os pacientes que estão em tratamento ortodôntico, a higiene deve ser mais rigorosa pois mais superfície resulta num maior acúmulo de placa bacteriana. Mas não existe um aparelho que acumule menos sujeira? Sim, ele existe e falei sobre ele no guest post “Aparelho ortodôntico e mau hálito” no Blog do Dentista.

3- Visite regularmente seu dentista  para tratamento periodontal, limpeza de dentes e gengiva, que evitam o acúmulo de cálculo (placa bacteriana) e consequentemente evitando o surgimento do mau hálito! A visita regular a cada seis meses ao dentista, pelo menos, para um check-up preventivo é fundamental para manutenção do hálito fresco!

4- Diminua a quantidade de alimentos com muita cebola e alho, pois contém substâncias voláteis e de forte odor que entram na corrente sanguínea, vão para o pulmão e são exaladas pela boca e nariz.

5- Evite o fumo! As mais de quatro mil substâncias tóxicas do cigarro além de prejudiciais à saúde, mais da metade são derivados do enxofre. O aquecimento do fumo causa também a descamação da mucosa da boca e a formação de saburra lingual, aquela língua esbranquiçada ou amarelada.
mau halito

6- O álcool provoca ressecamento e também descamação da boca interferindo no hálito, portanto beba com moderação, porque além de tudo pode ficar com bafão e espantar aquela “paquera” na balada.

7- Diminua a ingestão de café, para as mulheres a cafeína além de ser o vilão das celulites dá mau hálito.

8-  Respire pelo nariz! Se você ou seu filho(a) respiram pela boca com certeza tem mau hálito. O mau hálito esconde outros problemas também sérios por trás deste sintoma, como sinusite, desvio de cornetos nasais, adenóides hipertrofiadas e rinite que são controláveis e até curáveis dependendo do tratamento e da idade em que se procura um especialista. Para saber qual é o diagnóstico correto, você deve procurar o seu dentista que fará um checkup e encaminhará para outros especialistas como o ortodontista, otorrinolaringologista e o fonoaudiologista profissionais preparados para direcionar o melhor tratamento nestes casos.

9- Beba bastante água! Esta recomendação também é válida, pois a água ajuda a “lavar” a boca, evitando que restos de alimentos acumulem na garganta das pessoas que possuem pequenos “buraquinhos” ou criptas, a deposição destes restos formam uma massa de forte odor (cáseo) e que compromete o hálito.

10- E por último e não menos importante visite o Blog Saudálito da especialista em Halitose Dra Paula Rollemberg e encontre a solução de seus problemas!

Fonte:
Comente, deixe a sua sugestão no post “Mau hálito! 10 dicas de como evitar!”
Comentários via Facebook

Check Also

mordida aberta

Mordida Aberta Anterior: Top Dúvidas!

Qual é o melhor tratamento para mordida aberta anterior? Qual é o melhor aparelho para …

4 comments

  1. Olha Koga, a foto da Jessica Simpson no início do post tira um pouco a concentração para a leitura.Hehehe.
    Brincadeiras à parte, muito boa as dicas. Vou me lembrar delas na hora de conversar com os pacientes.
    Abraço

  2. Obrigado pelo comentário Doutor! Mas o foco é o hálito viu?! hehe

  3. aaamei as dicas dotor

  4. escovar os dentes, lingua e passar o fio dental todos ja sabem. mas sobre beber agua essa foi surpreendente. vou acrescentar no meu dia a dia. obrigada Dra.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *