Home / Top dúvidas profissionais / Mini Implante Ortodôntico: Qual é o melhor?

Mini Implante Ortodôntico: Qual é o melhor?

miniimplantes.jpg
Recebo frequentemente dúvidas de profissionais de Ortodontia, quanto aos mais variados tipos de aparelhos ortodônticos, marcas e preços. Não que eu já tenha trabalhado com todos ou possuo mais experiência do que muitos profissionais. Mas ultimamente, dúvidas relacionadas aos mini implantes ortodônticos estão mais freqüentes e problemas relatados também estão sendo levantados à respeito deste dispositivo de ancoragem.

Não tenho a pretensão de escrever em um simples texto, um tratado sobre tratamento com mini implantes, mas quero fazer uma introdução sobre este vasto tema, que pode em muito auxiliar a vida dos ortodontistas em casos específicos.

Vamos as dúvidas:

1- Qual é o nome correto deste dispositivo ortodôntico?

Mini implantes, mini parafusos, micro implante, micro parafuso ortodôntico (MPO) são as principais terminologias que iremos encontrar hoje em dia na literatura. Estes nomes podem variar de acordo com o conceito de cada autor desenvolvedor ou fabricante que defende ser o mais correto. Por isso, vou utilizar a terminologia mini implante, que é normalmente utilizada entre os artigos científicos mais  recentes.

2- Devo delegar a um periodontista ou implantodontista a colocação do mini implante no meu paciente?

A não ser que ele faça parte de sua equipe, acho um desperdício de tempo e dinheiro delegar a colocação de um mini implante por outro profissional, pois o protocolo de colocação deste dispositivo é extremamente seguro, barato  e simples desde que seguida todas as recomendações.

3- Mas onde aprendo o protocolo de colocação do mini implante ortodôntico? Quanto tempo dura um curso?

Existem ótimos cursos por todo o país, com as mais variadas propostas de utilização deste dispositivo. Procure em cursos de especialização em ortodontia, módulos para o aprendizado não só para colocação do mini implante, mas de diagnóstico e indicação de uso, pois existem casos em que o mini implante simplesmente não alcançará o resultado esperado.

4- O que devo saber ante de começar um curso de mini implantes?

miniimplantesortodnticos.pngSempre quando me inscrevo em qualquer curso, procuro chegar com o maior número de dúvidas possíveis para um melhor aproveitamento. Quando fiz meu curso de mini implante em 2007 com professor Henrique Villela, procurei reunir o que havia disponível literatura da época. Livros ainda eram novidade na área e com poucos casos e complicações. Mas em 2009 pude ler o “Aplicações dos Miniimplantes Ortodônticos”. Um livro ideal para quem está entrando em contato com o assunto. Bem didático, mostra as indicações do mini implante, protocolo de colocação e também as complicações causadas por erro na colocação e protocolo de  higienização.

 

5- Qual é a melhor marca de miniimplantes? Implantes importados ou nacionais?

Hoje, na produção de mini implantes, a indústria brasileira alcançou o rigor técnico necessário para produção destes parafusos. Empresas nacionais conhecidas como a Morelli, SIN Implantes, Neodent, e outras podem fornecer os parafusos e Kits necessários para colocação do mesmo. Como para cada fabricante existe uma variação no tipo de implante, cabeça do parafuso, largura, tamanho e perfil transmucoso. Torna-se necessário a escolha de um sistema ou marca para facilitar a sua vida na clínica.

6- Como funciona uma cirurgia de instalação de Mini Implante?

Para isso, recomendo visitar o Blog do Mini Implantes Ortodônticos do Doutor das celebridades Leonardo Augusto mineiro de BH! 😉

Fonte:

  • Gritsch K, Laroche N, Morgon L, Al-Hity R, Vico L, Colon P, Grosgogeat B. A systematic review of methods for tissue analysis in animal studies on orthodontic mini-implants. Orthod Craniofac Res. 2012 Aug;15(3):135-47. 2012 Jul 4.
  • Adriano G. Crismani , Michael H. Bertl , Aleš G. ?elar , Hans-Peter Bantleon , Charles J. Burstone. Miniscrews in orthodontic treatment: Review and analysis of published clinical trials. American Journal of Orthodontics and Dentofacial Orthopedics, V137,  2010, p108-13
Comentários via Facebook

Check Also

dentista cobra consulta

Dentista que Cobra Consulta: Isso é Correto?

Já havia explicado para os profissionais da odontologia no post “Como cobrar: Visão de um profissional …

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *