Home / Top dúvidas / Mordida Aberta Anterior: Top Dúvidas!

Mordida Aberta Anterior: Top Dúvidas!

mordida aberta

Qual é o melhor tratamento para mordida aberta anterior? Qual é o melhor aparelho para tratar mordida aberta anterior? Existe cirurgia para  mordida aberta?

Estas são algumas das dúvidas mais comuns no dia-a-dia do consultório e merecem atenção especial por parte dos pacientes e profissionais, pois escondem problemas que são mais facilmente tratáveis durante a infância, mas que no adulto leva a uma maior gasto de tempo e dinheiro para resolvê-lo.

Vamos as Top dúvidas sobre o assunto:

 

mordida aberta anterior

1- O que é a mordida aberta anterior?

A mordida aberta anterior se caracteriza pela falta de sobreposição vertical dos incisivos superiores e inferiores. Traduzindo: a mordida aberta ocorre quando  os dentes da frente não se tocam com a boca fechada. É aquele caso da pessoa que morde o cachorro quente e a salsicha sai inteira! Ou do paciente que não consegue cortar o durex ou abrir um sachê de catchup com os dentes da frente.

2- Quais são os fatores causadores da mordida aberta anterior?

A interposição da língua ou interposição lingual, hábitos como chupar dedo ou chupeta (leia o post “Chupar dedo e mordedor são mais recomendados do que a chupeta!“), adenóides hipertrofiadas, problemas de amídala, obstrução respiratória crônica levando à respiração bucal e até alergias respiratórias (leia o post Rinite alérgica: Você pode ser respirador bucal!).

3- Qual é o melhor tratamento para mordida aberta? Qual é o melhor aparelho utilizado hoje em dia?

Cerca de 40-80% dos casos que ocorrem em crianças regridem naturalmente sem a necessidade de qualquer aparelho ou tratamento. Segundo estudos recentes, nem mesmo os tratamentos miofuncionais ou TMFs  são garantias de tratamentos de mordida aberta anterior antes da adolescência. Portanto, se os hábitos são removidos ainda quando a criança está na dentição mista (ainda com dentes de leite), existem grandes chances desta mordida regredir sozinha.

Quanto aos aparelhos ortodônticos com finalidade de fechar mordida, existem diversas modalidades de tratamentos. Geralmente, estes tratamentos visam impedir o aumento da mordida aberta durante o desenvolvimento da criança e fechar a mordida aberta no adolescente e no adulto. Dentre eles, destacam-se as extrações de dentes (leia o post “Extração de dentes: Quanto tempo vou ficar com aparelho ortodôntico?“), uso de elásticos (Borrachinhas de aparelho que parece baba: Pra que servem?), mini implantes e mini-placas (Mini implante ortodôntico: Qual é o melhor?). Assista também ao vídeo demonstrando um tratamento com aparelho fixo e elásticos de intercuspidação.

4- Quanto custa um tratamento para mordida cruzada anterior?

Assim como existem diversos tipos de tratamento para a mordida aberta, dependendo da idade e severidade do problema, o preço para tratar de mordida aberta também irá variar muito. Então peço pra que você faça a seguinte reflexão: Um profissional que cobra baratinho é bom? Bons profissionais tem o seu valor e geralmente são mais caros. Portanto, se existe um investimento que você não deve economizar é na sua saúde. Procure bons profissionais e saia feliz e satisfeito com o tratamento.

Fonte:

Check Also

mordida cruzada anterior

Mordida Cruzada Anterior: Top Dúvidas

O que é a mordida cruzada? Qual é o melhor tratamento para mordida cruzada anterior? …

10 comments

  1. Nicolly Zuchelli

    Olá tenho 17 anos,chupei chupeta quando criança e fiquei com a arcada dentária aberta. Usei aparelho por aproximadamente 3 anos,usei elástico por alguns meses e em seguida retirei depois da retirada do aparelho em alguns meses meus dentes reabriram mesmo com o uso do móvel! Como devo proseguir com um tratamento? O mais indicado seria estrair? Por favor não tenho mais interesse e nem dinheiro para proseguir se tratando sempre e sempre! Deis de já agradeço!

    • Olá Nicolly,

      Sua dúvida é clínica e somente uma consulta com um ortodontista e realização de exames complementares poderão responder essa questão. Abraço

  2. Ola tenho 14 anos e tenho mordida aberta grande queria saber se existe algum tIPO de aparelho q feche a mordida ou somente com cirurgia porque fui em 3 dentista e mim indicaram a cirurgia ortognatica sendo que eu nem fiz os exames

    • Olá Eduardo,

      Três profissionais já te indicaram um tratamento sem ao menos realizar um exame? Consulte outro que te peça exames então! Abraço

  3. Oi.
    Chupei chupeta na infância e tenho a mordida aberta, mas não quero tratá-la. Tenho uma arcada dentária bonita e não quero usar aparelho. A dentista do plano de saúde quer me obrigar a usar o aparelho, argumentando que eu terei problemas futuros na estrutura óssea, arcada dentária, não entendi muito bem. Tenho 31 anos e não tive nenhum problema. Posso chegar a ter complicações por causa deste problema? Ou posso optar por não tratar essa deformidade?

    • Olá Valéria,

      A mordida aberta anterior é somente um dos sinais de quem tem mordida fora de posição. Provavelmente, a ortodontista indicou o tratamento porque achou outros sinais tais como, mordida cruzada posterior, estalos na articulação temporomandibular, dores de cabeça, desgaste dos dentes posteriores, etc. Quando se é jovem, o paciente não apresenta estes sinais, porém com o envelhecimento, sintomas como dores de cabeça, ronco e apnéia, quebras de dentes posteriores podem começar a aparecer. Portanto, se você têm ainda alguma dúvida, consulte um outro profissional especializado para ver se a opinião é a mesma. Abraço

  4. Ola tenho 20 anos chupei muito chupeta e fiquei. Com mordida aberta ,meus dentes estão. Muito pra frente como posso soluciona. Esse caso me ajude content://media/external/file/17270!

    • Olá Laury,

      Você deve ir até um ortodontista e fazer exames clínicos e complementares, a fim de que ele estabeleça o melhor tratamento para o seu caso. Abraço

  5. Olá , tenho 25 anos e tenho a mordida aberta por conta da sucção do dedo.
    Preciso urgentemente de tratamento , queria que fosse o mais breve e eficaz possível meu casamento é no final deste ano e queria estar com o sorriso bonito .
    Pelo menos com as arcadas aproximadas para poder sair legal as fotos.
    Será que consigo em curto prazo ter as arcadas aproximadas?
    Grata desde já !

    • Olá Annie,

      As sequelas deixadas por hábitos parafuncionais, como sucção de dedos após os 2,5 anos de idade, deixam diversas sequelas que podem legar algum tempo para o profissional resolver. Somente uma consulta com um profissional e a realização de exames complementares pode responder a sua dúvida.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *