Home / Top dúvidas / Mordida Cruzada Anterior: Top Dúvidas

Mordida Cruzada Anterior: Top Dúvidas

mordida cruzada anterior

O que é a mordida cruzada? Qual é o melhor tratamento para mordida cruzada anterior? Quanto custa um tratamento para mordida cruzada anterior? A mordida cruzada é hereditária?

Estas são algumas das dúvidas mais recorrentes sobre este assunto aqui no blog. Se você está procurando tratamento para mordida cruzada posterior, leia o post “Mordida cruzada: Qual é o melhor tratamento?“.

mordida cruzada anterior
1- O que é a mordida cruzada anterior?

A mordida cruzada anterior pode ser considerada como a incapacidade da arcada superior de encaixar na inferior de maneira normal no sentido ântero-posterior, e ela pode ser causada por problemas de dentes fora da posição ou ainda da diferença entre maxila (arcada superior) com a mandíbula (arcada inferior). Veja um exemplo na foto acima.

2- Por que a pessoa tem mordida cruzada anterior? É herança genética?

Segundo um estudo de prevalência de maloclusões ou mordidas com problemas realizadas em 2.416 crianças em idade escolar na cidade de Bauru (SP), cerca de 7,6% de pessoas possuia mordida cruzada anterior. Como causas da mordida cruzada anterior temos a hereditariedade, defeitos de desenvolvimento de origem desconhecida, traumatismos, agentes físicos como extração prematuras de dentes ou retenção prolongada dos dentes de leite, hábitos de chupar dedo, chupeta, mamadeira, distúrbios endócrinos, função respiratória perturbada, tumores na região articular e até má nutrição.

3- Qual é o melhor tratamento para mordida cruzada anterior? Existe um melhor período para tratar este problema?

O melhor tratamento depende diretamente do diagnóstico realizado, se a mordida cruzada envolve somente os dentes, os ossos ou ambos. Para cada um destes casos tem uma terapia de tratamento específico. Por exemplo, a mordida cruzada anterior esquelética, isto é que envolve os ossos, pode estar relacionada à falta de maxila, excesso de mandíbula ou a combinação de ambos. Desta forma, se existe uma falta de maxila o tratamento deve ser realizado no sentido de estimular o crescimento da mesma em uma criança através de um tratamento ortopédico, por exemplo(Leia o post “Aparelho freio de cavalo não! AEB ou Arco Extra Bucal: Top 10 dúvidas“). Já em um adulto o melhor tratamento seria a cirurgia ortgnática (leia o post “Cirurgia Ortognática ou Bucomaxilofacial?“). Em outros casos, a mordida pode estar cruzada por causa de um dente canino fora de lugar que desvia a mordida. Nestes casos o tratamento ortodôntico convencional com aparelho fixo pode resolver o problema (Leia Aparelho Fixo o que é?: Top 10 dúvidas).

mordida classe III

 

4- Qual é o preço do tratamento da mordida cruzada anterior?

Como expliquei anteriormente o tratamento pode variar de acordo com o diagnóstico do tipo de mordida cruzada anterior. Portanto, para cada mordida cruzada existe um tipo de tratamento com um período de tempo determinado. Mas uma coisa é certa, quanto mais cedo se leva para tratar mais barato, rápido e menos dolorido é o tratamento. Depois de adulto, um tratamento de mordida cruzada esquelética só pode ser resolvido através de uma cirurgia ortognática sob anestesia geral e pode chegar ao valor de um carro popular! Por isso, se você suspeita que seu filho(a) desde cedo já apresenta este problema, leve à um ortodontista para o diagnóstico e tratamento o mais precocemente possível.

Fonte:

Comentários via Facebook

Check Also

mordida aberta

Mordida Aberta Anterior: Top Dúvidas!

Qual é o melhor tratamento para mordida aberta anterior? Qual é o melhor aparelho para …

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *