Home / Top dúvidas / Mordida Cruzada Posterior em Adultos: Como tratar?

Mordida Cruzada Posterior em Adultos: Como tratar?

expansao rapida maxila

Sou adulto e tenho mordida cruzada posterior. Qual é o melhor tratamento? Realizei tratamento com aparelho fixo por muitos anos e não resolveu minha mordida cruzada. Preciso fazer cirurgia Ortognática ou expansão  cirúrgica da maxila?

Estas são algumas das principais dúvidas dos pacientes sobre o assunto mordida cruzada. Já falei sobre o tratamento de mordida cruzada anterior no post “Mordida cruzada anterior: Top dúvidas!” e mordida cruzada em crianças no post “Mordida Cruzada: Qual é o melhor tratamento?“, mas como recebi diversas dúvidas de pacientes adultos nos comentários, vamos falar sobre o tratamento voltado para este tipo de paciente.

Vamos as dúvidas:1- O que é a mordida cruzada posterior?

A mordida cruzada posterior ocorre quando os dentes superiores do fundo mordem no interior dos dentes inferiores, ou seja, costumo usar a figura da tampa e da panela e digo que ocorre quando a panela está maior do que a tampa ou a mandíbula (arcada inferior) está maior do que a maxila (arcada superior)

2- Quais são os tipos de mordida cruzada?

A mordida pode ser cruzada bilateral ou unilateral, ou seja, em um lado ou dos dois lados da boca. Quando a mordida cruzada afeta apenas um lado, a mandíbula (inferior) desvia para um dos lados a fim de permitir que os dentes se encaixem .

Assista o vídeo que mostra uma mordida cruzada unilateral e como ela se encaixa:

4- Quais problemas posso ter com a mordida cruzada?

A deficiência maxilar transversal, isolada ou associada a outras deformidades dentofaciais, resulta em prejuízo estético e funcional, tais como dificuldade de mastigação tanto unilateral quanto bilateral, discrepância transversal e dental, céu da boca profundo e obstrução nasal, levando a respiração bucal (leia o post “Rinite alérgica: você pode ser respirador bucal!“) e apnéia (leia o post “Sofre de ronco e apnéia? Você pode estra com SAHOS“).

3- Quais são os tratamentos para correção da mordida cruzada posterior em adultos?

Vários tratamentos têm sido recomendados para corrigir esse problema. Alguns tratamentos procuram expandir a arcada dentária superior, enquanto outros são direcionados para o tratamento da causa da mordida cruzada posterior (por exemplo, problemas respiratórios ou hábitos de sucção como chupar o dedo). Os tratamentos são específicos e utilizados em determinadas fases do desenvolvimento dentário.

Mas, a regra geral para adultos ou esqueleticamente maduros, é a de que mordidas cruzadas menores do que 5mm, são corrigidas através de tratamento ortodôntico convencional ou expansão rápida da maxila, enquanto que mordidas cruzadas acima disso devem ser corrigidas através da expansão rápida da maxila assistida cirurgicamante (ERMAC).

Vídeo mostrando expansão rapida cirúrgica da maxila:

4- “Me chamo Maria (nome fictício) sou adulta e usei aparelho no céu da boca para expandir, não fiz a cirurgia de expansão e a minha mordida ainda continua cruzada! Já estou com aparelho fixo a mais de três anos e não estou vendo resultado! O que eu faço? Precido do tratamento cirúrgico?”

Todos os dias recebo dúvidas como essa no consultório ou aqui no blog. Então vai meu alerta aos pacientes e profissionais ortodontistas. Após o fechamento das suturas ou conclusão do crescimento transversal, isto é, quando o paciente está esqueleticamente maduro, a expansão maxilar transversal ortopédica ou expansão rápida da maxila sem a cirurgia resulta em sua maioria em um grande fracasso, pois a expansão é composta principalmente de expansão alveolar ou dentes com pouco ou nenhum movimento esquelético basal, ou seja inclina-se os dentes e não movimenta-se os ossos da maxila.

Além do mais a expansão rápida da maxila não cirúrgica em adultos também provoca dor intensa, complicações periodontais e retração gengival dos dentes posteriores superiores.

5- Mas a cirurgia de expansão da maxila dói muito? Vou sofrer muito?

Hoje em dia, a cirurgia e realizada em hospital sob anestesia geral. O paciente não sente absolutamente nada. Existem casos onde a pessoa entra e sai do hospital no mesmo dia sem ter a necessidade de ficar internado. A volta as atividades normais ocorre após uma semana de pós-operatório em média.

6- Em quanto tempo minha mordida irá descruzar?

O descruzamento é realmente rápido. Após o quarto ou quinto dia de pós-operatório, o paciente já começa ativação do aparelho, e em quinze dias em média consegue-se alcançar a expansão necessária para descruzar totalmente a mordida. Veja foto do início do post.

7- Mas esse espaço entre os dentes da frente irá permanecer para sempre?

Não. No período de dois a três meses, estes espaços se fecharão naturalmente, porém a mordida não voltará  a cruzar.

8- Quais as vantagens de realizar a cirurgia de descruzamento da mordida?

As vantagens da ERMAC incluem melhora da saúde periodontal (gengiva), melhora do fluxo de ar pelo nariz, sorriso mais largo e menor exposição de gengiva durante o sorriso, além disso, a extração dos dentes para o alinhamento dos arcos é muitas vezes desnecessário.

Diversos estudos relatam que os níveis de audição foram significativamente melhorados após o período de expansão da maxila em pacientes com perda auditiva condutiva. Esta melhora na perda de audição se deve a um funcionamento mais normalizado dos óstios faringeais das trompas de Eustáquio.

9- Qual é o preço de uma cirurgia de expansão da maxila?

O valor de uma cirurgia de expansão da maxila pode variar muito de profissional para profissional. Hoje em dia, os pacientes recorrem aos convênios médicos que “cobrem” os custos, após a realização de exames e pedidos específicos de cada serviço de convênio. Outra forma é o tratamento de forma gratuita pelas universidades de medicina e odontologia (Veja pergunta abaixo).

10- Onde encontro tratamento de expansão cirúrgica?

Geralmente, os ortodontistas trabalham em conjunto com cirurgiões buco-maxilofaciais (leia o post “Cirurgia ortognática ou buco maxilofacial? Top Dúvidas!“) que planejam e realizam esta cirurgia.

Também as universidades costumam realizar pesquisas com pacientes e estas cirurgias são realizadas de forma gratuita, geralmente subsidiadas pelo governo, por exemplo. Veja o link abaixo:

Fonte:

Check Also

mordida aberta

Mordida Aberta Anterior: Top Dúvidas!

Qual é o melhor tratamento para mordida aberta anterior? Qual é o melhor aparelho para …

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *