Home / Top dúvidas / Mordida Cruzada: Qual é o melhor tratamento?

Mordida Cruzada: Qual é o melhor tratamento?

mordida-cruzada.jpg

O que é a mordida cruzada? O aparelho que vai no céu da boca serve para mordida cruzada? Como tratar este tipo mordida? Qual é o melhor aparelho? Onde existe um tratamento de graça para expansão cirúrgica da maxila?

Estas dúvidas são muito recorrentes aqui no blog e no dia a dia no consultório. Por este motivo, hoje vamos falar sobre os diversos tipos de tratamento para a mordida cruzada. Se você procura o tratamento de mordida cruzada em adultos leia o post “Mordida cruzada posterior em adultos: Como tratar?

Vamos as dúvidas:

1- O que é a mordida cruzada?

Existem dois tipos de mordida cruzada: mordida cruzada anterior (dentes da frente) e mordida cruzada posterior (dentes do fundo). Hoje, vamos nos ater a mordida cruzada posterior que é fonte da maioria das dúvidas dos pacientes. Se quer saber sobre mordida cruzada anterior e os tratamentos  leia “Mordida Cruzada Anterior: Top Dúvidas!“.

Para você entender como é este problema, imagine uma tampa e uma panela. A tampa deve recobrir a panela, isto é a mordida de cima deve recobrir a mordida de baixo. Quando a tampa não recobre a panela ou a mordida de baixo é maior que a de cima esta mordida está cruzada e pode resultar em diversos problemas que vão da Síndrome do Respirador Bucal até a Disfunção Temporo Mandibular e Dor Orofacial.

2- Quais são os tratamentos da mordida cruzada posterior? O aparelho que vai no céu da boca é o melhor para tratar este problema?

O tratamento esta diretamente ligado à fase em que é detectada, portanto a idade e o tamanho da mordida cruzada são os principais fatores para a escolha do melhor tratamento. Para crianças ou adolescentes em crescimento, o melhor tratamento é a utilização do disjuntor palatino, aparelho de expansão rápida ou o famoso “aparelho que vai no céu da boca”.

3- Qual é a idade ideal para correção da mordida cruzada?

Todos os estudos apontam que a melhor época para tratamento de uma mordida cruzada é a mais precoce possível. A mordida cruzada posterior, por exemplo, deve ser tratada assim que diagnosticada. Por isso, quando detectada na primeira infância, assim que a criança já consegue entender o seu problema (por volta dos 5 ou 6 anos) é possível negociar com ela um tratamento para o seu problema. Isto não quer dizer que um adulto não possa mais tratar do seu problema. Muito pelo contrário, existe tratamento de mordida cruzada posterior em adultos que envolvem cirurgia em hospital também chamada de cirurgia buco maxilofacial (leia o post “Cirurgia Ortognática ou Bucomaxilofacial?) e pode ser realizado até de graça em instituições de ensino!

4- Mas se eu não tratar a mordida cruzada posterior quando criança, ela não irá descruzar sozinha?

Estudos científicos são unânimes em afirmar que a mordida cruzada posterior não se “auto” corrige, isto é, se uma criança tem mordida cruzada e não realizar algum tratamento, este problema vai ser perpetuado no adulto.

disjuntor-tipo-haas.png

5- Qual é o melhor aparelho para mordida cruzada posterior?

A expansão da maxila é um tratamento ortodôntico comum, usado para a correção da mordida cruzada posterior, decorrente da redução da largura da maxila, várias modalidades de tratamento são empregados com objetivos semelhantes. Dentre os aparelhos voltados para descruzar uma mordida estão o aparelho expansor removível ou a placa expansora, expansor quadrihélice, aparelhos de expansão semi-rápida, disjuntor palatino dento-suportado (Expansor tipo Hyrax) e aparelho dento-muco-suportado (Expansor palatino tipo Haas).

Todos estes aparelhos tem a mesma função, que é expandir a maxila (aumentar a tampa) para recobrir a mandíbula (panela). Para ilustrar este post, vamos falar sobre os dois aparelhos expansores mais utilizados atualmente pelos ortodontistas, que são o expansor Hyrax e o Haas.

Veja como funciona um aparelho Disjuntor tipo Hyrax:

6- Estes aparelhos expansores causam dor?

A resposta é não. São raros os relatos de dor, mas existe um certo incomodo durante a primeira semana que corresponde a adaptação ao aparelho.

7- Estes aparelhos são “móveis” ou fixos?

A grande vantagem dos expansores tipo Hyrax e Haas, é que são “colados aos dentes”. Desta forma, os pais podem ficar mais tranquilos, pois não precisam ficar cobrando do filho a sua utilização.

8- Por quanto tempo deve ser utilizado?

Estudos recentes, mostram que após o período de ativação destes aparelhos, eles devem permanecer na boca por mais 4 à 6 meses antes de serem removidos.

9- Após a ativação deste aparelho, meus dentes da frente abriram um espaço. Isto é normal?

Sim, dependendo do regime de expansão feito pelo seu ortodontista lá pelo quinto dia de ativação um espaço entre os dentes da frente será observado, e quanto maior o espaço aberto, melhor foi a qualidade da expansão rápida. Mas não se preocupe, após um período de dois a três meses eles voltam a fechar completamente.

10- Como eu sei que preciso utilizar estes expansores ou disjuntores?

Somente o ortodontista pode diagnosticar através de exames específicos, se você realmente precisa e que tipo de aparelho irá utilizar. Portanto, se desconfia que tem mordida cruzada, a procura de um profissional se torna extremamente importante, pois quanto mais cedo você tratar, mais fácil, barato e menos dolorido será resolver este problema.

Onde encontrar tratamento gratuito de expansão cirúrgica da maxila?

Veja outros locais para realizar este tratamento. Leia o Cirurgia ortognática, cirurgia bucomaxilofacial: Top dúvidas!

Fonte:

Check Also

mordida aberta

Mordida Aberta Anterior: Top Dúvidas!

Qual é o melhor tratamento para mordida aberta anterior? Qual é o melhor aparelho para …

119 comments

  1. Oi, pergunta seria: se eu tiver o Nervo alveolar inferior cortado, vai dar Degeneração Walleriana. Todos nervos perto deste nervo vao ser degenerados? Todo o Nervo trigêmeo? Vai degenerar ate chegar ao neuronio do cerebro? Eu ja ranquei dentes a anos e nao perdi o Trigemeo?

    • Boa Noite, irei fazer a cirurgia de expansão do maxilar dia 01/02, o cirurgião falou que também iria fazer a ortognatica junto porém em todas as pessoas que vi que fez a expansão e precisou fazer a ortognatica fez um tempo depois, isso interfere em algo fazer junto ou depois? Estou ansiosa e um pouco apreensiva com o diastema que irá ficar por um tempo. Sou enfermeira será que vou precisar ficar algum tempo afastada devido ao esforço que faço no trabalho?

      • Olá Luana,

        A cirurgia de benefício antecipado, ou seja, a realização de duas cirurgias em uma, ao invés de duas etapas é uma alternativa de tratamento. Depende de cada profissional a realização em duas ou uma etapa somente. Na minha experiência pessoal, tenho realizado tratamento ortodôntico de pacientes que se submetem a dois tempos cirúrgicos geralmente. Depois, conte para nós como foi seu pós operatório, se correu tudo bem! Ok? Abraço

  2. oi, boa tarde.
    sou ortodontista e gostaria de saber qual a melhor maneira de se tratar um paciente adulto com mordida cruzada posterior. usa-se o haas e este tem bons resultados. ou tem outras formas de tratamento.
    obrigada
    Larissa.

    • Olá Dra Larissa,

      Mordidas cruzadas com mais de 5 mm de discrepância transversal, só tem bons resultados com expansão rápida da maxila assistida cirurgicamente. Abraço

  3. Será que existe um jeito de usar esse expansor sem ficar com os dentes separados? E eu posso usar esse aparelho junto com o aparelho lingual?

    • Olá Lívia,

      Não tem como realizar expansão rápida da maxila sem abrir um diastema (espaço) entre os dentes anteriores. O tratamento ortodôntico (aparelho fixo) seja ele lingual ou convencional são utilizados após o tratamento de expansão. Abraço

      • Olá, minha dentista disse para eu usar o aparelho hyrax junto com o aparelho ortodontico,se eu usar os dois juntos meus dentes não ficaram afastados ?

      • Meu Deus, Doutor… eu vou ficar horrível se os dentes da frente separarem, já tô até deprê aqui… Mas se usar esse aparelho (Expansor) com o outro normal (Fixo) eu tenho chances deles não se separarem muito?
        Eu prefiro ficar com os dois, se for pra não separar os da frente…

        • Olá Mateus,

          Infelizmente o tratamento de expansão da maxila precede o tratamento com aparelho fixo. E uma das desvantagens da expansão está justamente na abertura do diastema nos dentes anteriores deixando um aspecto anti estético por alguns meses. Porém, é temporário. Lembre-se que uma mordida cruzada pode trazer danos irreversíveis e que o tratamento ajudará tanto na estética do seu sorriso, função mastigatório e equilíbrio de toda a mordida. Abraço

  4. boa Tarde,

    em torno de quanto custa um tratamento de expansão para criança que tem mordida cruzada posterior.

  5. Doutor, tenho 17 anos tenho uma pequena mordida cruzada, meu dentista falou que ira tentar arrumar usando o arumdjusto sera que ainda sera eficaz? vai dar resultado?

    ele disse que minha mordida cruzada é somente em um lado e pequena

  6. Boa tarde,
    Tenho 34 anos descobri q minha mandibula se remodelou devido a minha mordida cruzada, e afetou tbm minha articulação… fui a dois buco, um disse que se eu usar uma placa de acrilico amenizaria os sintomas, o outro q fui disse o tratamento seria aparelho ordontico porém cirurgia tbm, para uma melhor aparencia. A cirurgia tenho um pouco de receio em fazer, gostaria de saber somente um aparelho revolveria meu problema;;

    • Olá Fran,

      Quando o Ortodontista ou cirurgião buco maxilofacial dão o diagnóstico de mordida cruzada esquelética, maior que 7mm, será necessário uma cirurgia de expansão maxilar para descruzamento. Não existem aparelhos que resolvam este tipo de mordida cruzada sem uma etapa cirúrgica. Abraço

  7. Olá. .
    Eu comecei a usar faz pouco tempo o aparelho móvel, pois tenho a mordida cruzada no caso são os dentes do fundo, somente de um lado . Gostaria de saber se o aparelho móvel realmente consegue empurrar esses dentes para fora ?

  8. Oiie eu tenho 16 e 8 meses e fui ao dentista ele disse que eu tenho que fazer cirurgia para corrigir a mordida cruzada…
    E que o resultado só com aparelho não sera muito satisfatório ele falo que de 0 a 10 ele da 5 apos o resultado..
    Gostaria de saber sobre o resultado meus dentes ficaram retos mais a mordida errada???

  9. meu nome e fabiana tenho 29 anos tenho mordida cruzada posterior todos os dentistas q ja passei me dizem sempre a mesma coisa que preciso de cirurgia sinto dores problemas pra dormir respirar etc..gostaria de saber se poderia me indicar algum lugar q tratasse esse tipo de problema de graça pois nao tenho condiçoes para esse tipo de cirurgia obrigado

    • Olá Fabiana,

      Tratamentos gratuitos são encontrados em universidades com cursos de Odontologia e Medicina. Se você mora em São Paulo uma alternativa é o Hospital São Paulo da UNIFESP, localizado na Rua Napoleão de Barros, 715 Vila Clementino no 4 andar, setor de Cirurgia Craniomaxilofacial. Mais informações na página na UNIFESP

  10. ANA PAULA SANTOS

    Bom dia minha filha tem 17anos e os caninos ainda e de leite e o permanente esta apontando fomos no dentista ela disse que tem colocar aparelho pra puchar o dente pro lugar e tambem ela tem mordida cruzada leve grau.Gostaria de saber se o aprelho comum resolve esses dois problemas ou se tem que usar primeiro o hirax para corrigir a mordida e se o aparelho ortodontico corrige essa mardia.

  11. João Victor Alves Malvino

    Olá, tenho 13 anos, e tenho a mordida levemente cruzada, gostaria de saber se apenas o disjuntor platino resolveria meu problema, sem precisar usar o aparelho ortodôntico comum.

  12. olá tenho 31 anos tenho mordida cruzada ja usei aparelho e quadrielise mais nao resolveu nada e a maça do meu rosto esta cada lado de um jeito.

  13. Boa Tarde, Tenho 41 anos sempre soube que tenho mordida cruzada e por isso sinto dores de cabeça, problemas pra dormir respirar etc..gostaria de saber se poderia me indicar algum lugar q tratasse esse tipo de problema de graça na Zona Leste de SP, pois não tenho condições para esse tipo de tratamento tenho sofrido bastante com esse problemas atualmente e preciso de ajuda. Obrigado

  14. quem usa esse aparelho hyrax usa tanbem aquele de borrachinha normal tanbem?

  15. dfr tenho mordida cruzada do lado direito, um dente, gostaria de saber se tem alguma maneira de consertar isso sem uso de aparelho ortodôntico, ou alinhar os dentes com cirurgia, enfim se existe alguma maneira de evitar o uso do aparelho que demore anos.

    desde já agradeço.

  16. Oi boa noite. Tenho 34 anos, estou usando aparelho a 8 meses, minha Dra disse que seria apenas um ano, acho meio impossivel, porque minha mordida e cruzada, tipo do meu lado esquerdo a mordida é normal, quando chega nos dentes grandes da frente o esquerdo e normal, porem ja no direito minha mordida começa a cruzar, dai a parte inferior cobre a superior. Ja usei um levante de mordida com auxilio de umas ligas, uns pinos pregados atraz dos dentes para tentar descruzar e nada. Poderia me informar qual melhor tratamento?
    Obrigado

    • Olá Vivaldo,

      Estudos recentes, mostram que uma é possível resolver uma mordida mordida cruzada de até 5mm sem expansão cirúrgica. Acima disso, somente uma Expansão Rápida da Maxila Assitida Cirurgicamente resolve este problema. Seu ortodontista, provavelmente pediu todos os exames e fez planejamento do seu caso de acordo com sua necessidade. Abraço

      • Boa noite Dr. Alexandre!!!

        Estou a cinco meses utilizando o aparelho fixo, tenho mordida cruzada posterior do lado esquerdo, ainda não vi resultado e o pior é que meu incisivo lateral superior está ficando de lado e torto, eu só tinha mordida cruzada agora parece que tenho dentes tortos.
        Fiz todos os exames com esse dentista mas com outros que fiz avaliação todos me indicavam cirurgia. Ele disse q vai esperar mais um pouco e vai colocar braquetes por dentro e após usarei elástico!!!

  17. Olá,eu tenho 18 anos e minha mordida esta cada vez mais cruzada,desde os 15 anos.
    Gostaria de saber se existe algum tratamento ”voluntario” onde eu possa fazer cirurgia de correção.

    • Olá Camila,

      Os tratamentos ortodônticos-cirúrgicos envolvem diversos profissionais para o tratamento de um paciente. Portanto, uma equipe multidisciplinar para este tipo de tratamento você encontrará mais facilmente em universidades e faculdades de odontologia e medicina. Abraço

  18. doutor, meus dentes de cima recobrem os de baixo, mas recobrem muito na minha opinião. É sinal de que preciso usar algum tipo de aparelho?

    • Olá,

      A minha opinião sobre a necessidade de qualquer tratamento ortodôntico é a união da queixa do paciente e experiência do profissional e avaliar a real necessidade de intervenção. Portanto, para saber se sua mordida deve ou não ser tratada só vai ser respondida com uma visita ao ortodontista e realização de exames clínicos e complementares. Abraço

  19. Olá,
    Tenho 26 anos e já uso aparelho ortodôntico há um tempo. Iniciei o tratamento por causa de uma mordida cruzada, mas troquei de profissional quando percebi que se passava mais de dois anos e não se notava melhora. A odontologista que me acompanha atualmente me explicou que para tratar a mordida cruzada precisaria colocar um aparelho no céu da boca, já que eu só uso o aparelho convencional. Ela me explicou também que minha mordida cruzada é pequena e que não achava tão necessário tratá-la já que não sinto nenhuma dor, pediu então que eu pensasse se queria colocar esse aparelho ou encerrar o tratamento. Minha pergunta é: A mordida cruzada pode piorar com o tempo? Seria interessante tratá-la ou não teria nenhum problema encerrar o tratamento ortodôntico sem levar em consideração a mordida cruzada? Outra pergunta: A mordida cruzada pode causar enxaqueca? pois sofro muito desse mal. Obrigada.

    • Olá Suzana,

      Você relatou diversas dúvidas pertinentes, mas que só uma consulta no ortodontista realização de exames clínicos e complementares podem responder. Abraço

  20. Oi, tenho 16 anos eu já usei esse aparelho de abertura do céu da boca, já o removi e já juntaram meus dentes da frente novamente, só que eu quero remover meu aparelho não aguento mais usar, queria saber se eu remove-lo a mordida vai voltar do jeito em que estava? Obg

  21. Olá minha filha tem 14 anos foi diagnosticada com mordida cruzada não fui informada do grau hj já colocaram nela o aparelho fixo nos dentes minha dúvida e prq não coloca o fixo no céu da boca primeiro ?

  22. Olá
    Minha filha tem 14 anos hj colocou aparelho fixo nos dentes p mordida cruzada minha dúvida não seria primeiro o expansor ?

  23. Dr. Alexandre
    Ouvir falar que mordida cruzada pode ser resolvida tambem através de um processo chamado camuflagem. Isto é verdade?

  24. Olá , tenho 21 anos to com aparelho a 2 anos e tenho mordida cruzada comecei em um dentista e ele colocou o quadrihelice mais não adiantou , ai resolvi mudar de dentista e ele tbem colocou o quadrihelice vc acha qi com a minha idade resolvi o quadrihelice ??

    Obg

  25. Bom dia Dr. Na sua explicação você fala que nos primeiros dias irá aparecer um diastema mas que após 3-4 meses ele desaparece, como assim? O diastema fecha depois? Minha filha tem 5 anos e está usando o aparelho de céu da boca, estou assustada com o tanto que separou os dentes da frente. Obrigada!

    • Olá Adriana,

      Ainda bem que os dentes separaram. Quanto maior o distema, melhor a qualidade da expansão. Não se preocupe, este espaço logo voltará ao normal. Abraço

  26. Tenho 26 anos e tenho uma mordida cruzada que me incomoda muito…até para cantar (trabalho com música)…qual seria a melhor forma de arrumar essa mordida cruzada na minha idade? Eu lembro que foi reconhecida quando criança, mas não concertei.

  27. Olá,coloquei aparelho disjuntor a 4 dias,tenho 14 anos,e meu dentista recomendou que eu ativasse 4 vezes nos 2 primeiros dias(duas de manhã e duas a noite),nos próximos 5 dias apenas 2 vezes(uma de manhã e uma a noite).Mas,ele me disse que iria abrir os meus dentes da frente e ficar um espaço entre eles,até agora foi uma pequena abertura muito sútil,nos dentes de trás deu muito resultado.Eu gostaria de saber quanto tempo demora para ‘abrir’ os dentes da frente,ou se o aparelho não está tendo resultado em mim,pois eu sinto uma forte dor na ativação,mas depois de uns 2 minutos,eu não sinto mais nada,isso pode ser erro na ativação do aparelho?
    Obrigada.

  28. Olá Doutor,
    Meu nome é Isis e tenho 23 anos, recentemente procurei o dentista pois eu percebi algo estranho na minha mordida.
    O doutor falou que minha mordida é cruzada (posterior) o lado esquerdo está certo, porém o outro lado é o que cruza.
    Ele me passou um aparelho móvel muito chato e falou que talvez resolva o problema porém seria um pouco difícil por causa da minha idade. Não sei o nome do aparelho, porém ele é um acrílico, que vai no céu da boca, cobre a superfície do dente, o que dificulta muito a fala. Gostaria de saber, baseando um pouco em meu caso se teria jeito ou somente cirurgia?
    Estamos tendo um resultado razoável enquanto ao aparelho porém ele está mexendo no outros dentes que já estão certo é normal? Além disso tem outro problema eu chupei o dedo até os 18 anos, ele falou isso prejudicou muito a formação dos meus dentes. Qual seria minha solução?

  29. Olá eu tenho mordida cruzada,unilateral e já fui em dois consultórios e um me falou que eu tinha que usar o aparelho no seu da boca,fiquei um bom tempo sem ir ao dentista, e no segundo que eu fui falaram que eu tinha que fazer uma cirurgia no seu da boca, então eu pesquisei sobre o assunto e percebi com o elástico também vai conserta a minha mordida,e gostaria de saber se essa informação é verdadeira?,pessoas de 28 anos fez esse procedimento e era mesma problema que o meu e foram 14 meses e 8 semana
    s de uso

  30. Boa noite,eu tenho a mordida cruzada e minha dentista apenas colocou o aperelho fixo,no dia que fiz a consulta ela havia dito q talvez eu fosse usar um no ceu da boca tambem..fiz os exames e ela so colocou o aparelho fixo superior e n comentou nada sobre o que eu utilizaria no ceu da boca,outra observaçao foi que ela nao solicitou a moldagem,disse que nao era preciso..mas se eu for usar o aparelho no ceu da boca agora q ja estou com o aparelho fixo na arcada superior…como vou fazer a moldagem?estou muito asustada com tudo,medo de estar fazendo um tratamento q nao va surtir efeito.beijos e grata desde ja

  31. Olá Alexandre, boa tarde! Tenho os dentes de cima pra frente, usei aparelho por 4 anos, não achei o resultado satisfatório, a dentista me informou na época que talvez necessitaria fazer uma cirurgia. Isto a 7 anos atrás…..me incomoda muito é possível um tratamento mais eficaz? Muito obrigada

  32. Tenho 17anos , minha dentista me disse que tenho mordida cruzada e aplicaria o expansor palatino juntamente com o aparelho fixo , está correto ? É possível ?

  33. dr boa tarde sou estudante de odontologia meu tcc vai ser sobre tratamento de mordida cruzada posterior em dentiçao mista e decidua gostaria de receber uma ajuda por favor .

  34. Estou usando o hyrax há cerca de 10 dias, realizando uma ativação diária. Meu dentista disse algo em torno de 2 a 3 mm de expansão que necessito. Não estou vendo, até o momento, a separação dos dentes. Isso significa que o tratamento não está dando resultado? Ainda é muito cedo para isso ou esta expansão é pouca e não ocasiona a separação dos dentes?

  35. Olá boa noite!
    Dr. Já estou na idade adulta, (40 anos) tenho mordida crusada posterior, porém o meu problema é mais grave visto que já sofri perda de vários dentes. A cada dia sinto que o problema se agrava, pois sinto dores, desconforto na mastigação e o pior, esteticamente está me deixando muito desanimado. Gostaria que me orientasse a buscar um tratamento de preferência gratuito pois não tenho condições de custear. Ja até fui fazer avaliação em consultório particular mais desanimei de imediato. Aguardo sua resposta. Boa noite.

  36. Eu tenho 28 anos e coloquei aparelho há uns 6 meses atrás, no próximo mês agora é que vou colocar o aparelho inferior pq o ortod disse que não tenho altura para colocar. Agora confeccionou uma placa e disse que vou ter que usar junto com o aparelho quando eu colocar o inferior para não quebrar o mesmo. Alguém sabe algo sobre isso, já usouu???

  37. Ola Dr.
    Tenho 40 anos e foi sugerido usar o aparelho quadrihelice e depois de uns 6 meses colocar o aparelho fixo por aproximadamente 1 ano. Tenho mordida cruzada mas tenho minhas duvidas pois no meu exame foi detectado que tenho alongamento do processo estileoide mas nao sinto nada. Gostaria de saber se pela idade o ideal é isso mesmo? E se pelo fato de ter este alogamento se com o aparelho eu nao posso mexer em algo que hoje nao me incomoda e ele passar a incomodar.
    Muito obrigada.

  38. Minha filha tem 4 anos, tem mordida cruzada, esta gastando o dente da frente dela, é correto colocar aparelho com essa idade? Qto tempo de tratamento pra isso?

    • Olá Daniella,

      Quanto mais cedo é diagnosticado e tratado um problema ortodôntico melhor! Quanto ao tempo de tratamento depende do plano de tratamento de cada profissional. Abraço

  39. Boa Tarde

    Gostaria de saber quanto tempo leva pra corrigir uma mordida cruzada!

  40. Ola Dr
    Gostaria de saber quando custa em média uma cirurgia de mordida cruzada posterior?!

  41. Olá, tenho 34 anos e trabalho numa agência de publicidade, e no meu trabalho imagem e aparência é super importante. Meu drama: tenho mordida cruzada posterior, mas não tratei ainda devido ao fato de que o tratamento interfere na estética facial ( afastamento de dentes frontais, uso de aparelho ortodontico inestetico). Enfim, aos 34 anos meu tratamento é protelado porque não se adequa ao meu trabalho, onde minha imagem está sempre em evidência. gostaria de saber se existem opções para a correção da minha mordida cruzada( que não é perceptível mas incomoda na mastigação), tais como aparelhos invisíveis ( invisalgin), aparelhos que possam ser colocados na parte posterior dos destes (ortodontico sublingual) ou opções que não afetem a estética do rosto e não apareçam em fotos e publicações. Há alguma saída pro meu problema? ou vou ter que.decidir entre trabalho e tratamento..? URGENTE

  42. Dr. Meu dentista pediu que eu fizesse a extraçao.dos meus sisos.inferiores. estao.inclusos e um pouco inclinados. Porém.atravez da radiografia e da tomo verificamos que esta muito proximo do nervo alveolar. Disse ao meu dentista que nao iria arranca-los. O sr. Acha que só o dente do siso é capaz de entortar meus dentes novamente? Qual.a opniao.do sr. A respeito do siso causar o entortamento dos dentes… tenho receio de arranca-los, sendo que esta tao perto do nervo. Desde ja muito obrigada.

  43. Cristiane de oliveira

    Olá, eu tenho 22 anos e tenho o céu da boca. Mt fundo. E gostaria de saber se só o aparelho hirax ira resolver meu problema ?

    • Olá Cristiane,

      Palato profundo (céu da boca fundo) é um dos sinais de atresia maxilar. O tratamento padrão em pacientes adultos com atresia de até 5mm é a Expansão Rápida da Maxila com aparelho expansor Hyrax. Atresia acima de 5mm devem ser tratados com Expansão Rápida da Maxila Assistida Cirurgicamente, também com apoio do aparelho expansor Hyrax. Portanto, você deve conversar com seu ortodontista sobre a necessidade ou não de realizar um tratamento cirúrgico a associado ao aparelho. Abraço

  44. Dr. tenho 16 anos e estou usando aparelho fixo há quase 1 ano, antes do tratamento meus dentes inferiores eram normais e depois do uso do aparelho fui ficando com a mordida cruzada, meu dentista disse que eu teria que arrancar dois dentes para voltar ao normal, esse procedimento irá resolver? Eu teria que fazer cirurgia? E também, meus caninos superiores são “encavalados” 1 nasceu e o outro não, e eles não me indicaram o uso do aparelho no céu da boca, mesmo sem usar esse, só com o fixo irá resolver? Obrigada.

    • Olá Vitória,

      Somente uma consulta com um ortodontista e realização de exames complementares poderão responder suas dúvidas sobre o seu tratamento ortodôntico. Abraço

  45. Dr. Alexandre. eu tô com muito medo de usar isso e ver meus dentes da frente separarem, eu vou ficar horrível cara…
    Dá pra comer normal com esse expansor?
    Dr, se eu usar esse expansor + o aparelho normal (fixo) eu tenho chances deles não se separarem muito?
    (O meu dentista ainda vai tirar as ”molduras” amanhã)
    Eu to com muito receio… vou ficar horrível :'(
    Se for pra usar os dois aparelhos e não ficar com os dentes separados, eu prefiro usar os dois sem dúvidas…
    Obrigado desde já.

  46. Olá .Tenho mordida cruzada ,de um lado só ,se eu tentar por os dentes certos, os dentes não encaixam ,o dente da frente deixa um espaço ,o superior não junta com o inferior ,mas é só um dente da frente ,mas o espaço ,não é nada de espantoso ,e nem a mordida cruzada ,nem deixa nada aparente ,para quem ver ,digo na face .Todos dentista que vou ,fala que tenho mordida cruzada ,que precisaria por um aparelho ,mas nunca falaram de cirurgia ,tenho 34 anos ,pode no meu caso usar somente o aparelho, sem ter que ter o procedimento cirúrgico ? As vezes sinto tipo um cansaço na mandíbula ,mas é raro . Grata .

  47. Olá.
    Durante oito anos usei aparelho ortodôntico para correção de espaços abertos devido a extração de dentes e agora que vou retira-lo para o uso do aparelho móvel.O problema é que os dentes inferiores entraram para dentro, ou seja quando fecho a mordida os dentes não conseguem se encontrarem com os superiores ao ponto da língua sobre sair entre eles. E normal acontecer esse tipo de problema? o que fazer?
    Agradeço desde já, abraço. márcia

  48. Tenho mordida cruzada o aparelho que uxone um fixo com umas molas que puxam atras na parte de baixo.
    ????????????????????????????????

  49. Uso um aparelho para consertar a mordida cruzada ele e fixo.

    ????????????????????????????????????

  50. Boa tarde doutor Alexandre, tenho 20 anos, e de um ano pra ca, com o nascimento dos sisos, meus dentes da parte de trás entortaram muito e consequentemente o lado esquerdo do meu rosto está assimétrico com o lado direito, qual o melhor tratamento para minha faixa etária? e gostaria de saber se meu rosto voltará a ser simétrico . estou desesperado!

  51. Olá Dr.Alexandre…fiz a cirurgia para abrir o palato e estou usando o hirax dando 4 voltas ao dia….mas um lado abre mais que o outro é meu rosto esta ficando torto….isso é normal???…estou assustada.

  52. Boa noite, menu Filho completa sete anos em dezembro. Ele tem mordida cruzada para a direita. Ele já possui os molares superiores. Qual melhor aparelho fixo ou removível?

    • Olá Taís,

      Sua dúvida somente poderá ser respondida através de um exame clínico com um ortodontista e exames complementares. Abraço

  53. Dr tenho 16 anos e passei por dois dentistas e eles me recomendaram a cirurgia, o que você acha?

    • Olá Katharine,

      Se dois ortodontistas confirmaram o mesmo diagnóstico e tratamento, é quase certo que o terceiro terá o mesmo diagnóstico. Abraço

  54. Olá Dr. tenho 25 anos, tenho mordida cruzada (meu dentista não me falou qual a distância), não sinto nenhum tipo de dor, não tenho a boca com aparência torta ou descompensada. Meu dentista falou para corrigir essa mordida teria de ser feito uma cirurgia para expansão da parte superior por causa da minha idade, eu falei que não tenho como fazer a cirurgia ($), muito menos coragem por causa dos relatos que ja vi sobre ela. Então ele me disse que poderia colocar o aparelho (sem cirurgia), mas que o aparelho iria obter um resultado BOM, porém, ÓTIMO seria apenas com a cirurgia.

    Eu não quero fazer essa cirurgia, minha dúvida DR é se eu colocar esse aparelho existe alguma chance de melhoria ou chance de piorar a situação???

    • Olá Lucas,

      Se o seu caso é cirúrgico, somente uma cirurgia resolverá seu problema. Se você fizer tratamento convencional sem cirurgia, haverá uma rescidiva do seu caso, isto é, os dentes voltarão a entortar mais cedo ou mais tarde. Abraço

  55. Olá Dr!

    Tenho 26 anos e fui diagnosticado com mordida cruzada posterior e retrognatismo por dois ortodontistas diferentes. O primeiro alegou que somente uma cirurgia ortognatica com avanço de mandibula e expanção de maxila resolveria de fato meu problema e que o uso de elasticos e expansores não possuem efeitos permanentes, tao logo funcionais para a devida correção de meus problemas. Alegou tambem que, caso fizesse a correção ortodontica sem cirurgia, o resultado alcançado rapidamente seria comprometido e os dentes certamente iriam retornar as posições anteriores. Ja o segundo alegou que tranquilamente poderia resolver meus problemas sem a necessidade de cirurgia alguma, e que os elasticos e expansores de fato são funcionais para tratar os dois problemas presentes. Este segundo orto tambem afirmou que os dentes nao voltariam a entortar depois de feita a contenção dos mesmos peloperiodo de 3 anos. Diante de opiniões e sugestões de tratamentos tão controversas, solicito sua opinião a respeito.

    Abs

    • Olá Cassio,

      O que vai determinar o sucesso e a estabilidade do seu tratamento é o “tamanho” da sua mordida cruzada posterior, ou seja, se ela for menor do que 5mm o segundo ortodontista conseguirá tratar sem cirurgia, porém se a sua mordida cruzada for maior do que 5mm o primeiro é quem está correto na conduta do tratamento. Abraço

  56. Ola!
    Tem esse tipo de cirurgia para adultos de graça no Rio Grande Do Sul??

  57. Sou adulto tenho 29 anos tem alguma forma de tratamento sem precisar de procedimentos cirurgico ? tenho os dentes encavalador e a Dra me disse que sem o procedimento cirurgico pode ser feito a extração de dentes porem futuramente posso ter um problema estético. estou na duvida como devo proceder pois meu plano hospitalar nao cobre este tipo de cirurgia estou quase optando mesmo pela extração.

    • Olá Douglas,

      Diagnóstico cirúrgico é cirúrgico, e não-cirúrgico é não-cirúrgico. Portanto, se o seu caso foi diagnosticado como cirúrgico pelo profissional, você deve confiar nele e realizar o tratamento necessário. Vamos supor que um médico otorrinolaringologista dissesse pra você que para acabar com sua dor de garganta, seria necessário uma tonsilectomia (cirurgia para remoção das amígdalas). Mas como o plano de saúde não cobre a cirurgia, devo optar por tomar anti-inflamatório a vida inteira? Pense nisso! Abraço

  58. ola doutor sou o Hercullys esse aparelho de mordida cruzada doi muito ? ele ecomoda nas refeiçoes

  59. Olá Dr.
    Quando eu tinha 8 anos de idade, passei no dentista e ele afirmou que eu teria que usar aparelho porque meu maxilar estava crescendo muito e eu teria problemas posteriormente. Meus pais acharam que era besteira e não colocaram. Hoje tenho 20 anos e sinto os efeitos. Já uso aparelho há 3 anos e ainda sinto que sofro de mordida cruzada, até porque é perceptível quando olho no espelho que os dentes não se encaixam. O dentista disse que eu poderia fazer cirurgia só por questões de estética, mas o problema é que meu dentista está prestes a tirar meu aparelho e eu acho que ainda não está bom. O que eu faço? Passo em outro dentista ou peço para esse dentista arrumar direito? Eu já perdi a confiança nele, sinceramente.
    Ats, Ingrid.

    • Olá Ingrid,

      Como expliquei no texto se a mordida cruzada é maior do que 5mm somente um expansão rápida da maxila assistida cirurgicamente pode resolver o seu problema. Caso sua mordida cruzada seja menor do que os 5mm, um tratamento de expansão rápida da maxila ou similar pode ser suficiente. Para saber qual o tratamento você precisa, você deve perguntar ao seu dentista a quantidade de mordida cruzada você tem. Abraço

  60. vanderlucia ribeiro

    tenho 41 anos e tenho mordida cruzada e aberta qual o melhor tipo de aparelho ortodontico usar.

    • Olá Vanderlucia,

      Somente uma consulta com um ortodontista e a realização de exames complementares podem responder a sua dúvida. Abraço

  61. Olá! Tenho mordida cruzada posterior do lado direito. Sou radialista e gostaria de saber se o uso do aparelho não vai prejudicar meu trabalho, principalmente a dicção, que já está sendo prejudicada pela mordida cruzada. E gostaria que o tratamento fosse o mais rápido possível. Quanto tempo em média, vou ter que usar aparelho?

    • Olá Celso,

      Sim, na primeira semana de tratamento é provável que a dicção seja prejudicada. Por isso, a importância de acompanhamento junto a uma fonoaudióloga para adaptação do novo aparelho. A média de tempo de utilização do aparelho expansor é de 6 meses. Abraço

      • Olá Doutor,
        Tenho aparelho, há muitos anos, para descruzar a mordida. Estou na fase de conclusão do tratamento (a mordida já descruzou), mas o resultado não é o que esperava. No início foi-me aconselhada a cirurgia, no entanto, optei por não fazer por vários motivos. Gostaria de saber se, depois de tantos anos a movimentar os dentes, poderia fazer uma cirurgia ou usar outro aparelho mais eficaz (Damon). Obrigada.

        • Olá Patrícia,

          Hoje, o diagnóstico e o protocolo de tratamento da mordida cruzada são bem definidos pela Ortodontia. Portanto, se o seu caso é cirúrgico, não adianta utilizar aparelho autoligado. Se oseu caso é cirúrgico, só cirurgia resolverá seu problema. Abraço

  62. CAMILA BARBOSA DOS SANTOS

    Minha dentista disse que minha mordia é cruzada e classe 3, estou usando elásticos dos dois lados dos dentes, de uma lado uso de cima para baixo e do outro lado uso o em três dentes um um elástico. Se este procedimento não der certo, pois meu tubo vive caindo, ela quer arrancar um dente. Não queria arrancar meu dente, esse procedimento dela é normal?

    • Olá Camila,

      O diagnóstico de mordida cruzada e relação de classe III de Angle é universal, ou seja, todos os ortodontistas em qualquer lugar no mundo darão o mesmo diagnóstico. Agora quanto ao tratamento, existem diversas maneiras de resolver o mesmo problema, e cada profissional vai determinar a forma mais efetiva de acordo com a técnica que ele aprendeu. Portanto, se você quer uma segunda opinião você deve marcar uma consulta com um ortodontista e tirar a dúvida com este profissional. Abraço

  63. Jéssica Ferreira de Souza

    Boa tarde!

    Gostaria de saber onde fica o consultório de vocês, queria realizar uma consulta para saber se a minha mordida cruzada precisa de cirurgia, ou só aparelho mesmo.
    Se for longe posso mandar fotos.

  64. Boa tarde,

    Eu uso o aparelho faz tempo, pois a minha mordida era cruzada, só que a linha da frente já corrigiu, estou usando o elástico para fechar a mordida do lado direito, só que não fecha 100% ele me orientou ate por já tenho 25 anos, gostaria de saber se o elástico é um dos últimos que se usa no final de um tratamento? Ele disse vou tirar ate o natal, mais o elástico se usa tanto tempo assim? dentro de dois meses que fui no dentista ele me disse para eu parar de usar o elástico para ver como reage sem elástico, mais de novo ele disse isso,

    Obrigada

  65. Olá boa noite , me chamo Patricia , moro na cidade de Fortaleza no estado do Ceará , já usei o aparelho Hyrax durante 4 meses , depois usei o fixo , durante uns 3 anos , e depois comecei usar o da contenção que no caso ainda, estou usando p dormir , e não vejo diferença , acho que vou ter que usar novamente no céu da boca pq esta voltando como era antes. to um pouco triste pois gastei tanto e ter que repetir de novo.patriciamachadodeandrade

  66. Oi
    Boa tarde
    Eu tenho 18 anos e o dentista falou que tenho mordida cruzada classe 3. E mandou usar um aparelho para abrir o ceu da boca, então gostaria de saber se esse tratamento esta certo e quanto tempo será necessário usar . Já faiz 2 meses que estou com esse aparelho.

    • Olá Renan,

      Sua dúvida é clínica, e somente uma consulta com um ortodontista e a realização de exames clínicos e complementares poderão responder a sua dúvida de forma satisfatória. Abraço

  67. Tenho mordida cruzada e falhas e para gora pretendo colocar dentatura ela ficará com mordida cruzada tambem

  68. Olá,
    Fiz tratamento para mordida cruzada a uns 12 anos atrás. Mas agora este ano quando voltei ao dentista ele me disse q estava novamente com mordida cruzada posterior.
    Porque isso volta?
    Muito obrigada.
    Aline

    • Olá Aline,

      Cada caso é um caso, mas se o tratamento de expansão da maxila, não foi suficiente para manter a sua mordida descruzada, a mordida pode voltar a cruzar e um novo tratamento torna-se necessário. Abraço

  69. Oi Alexandre, meu dentista disse que tenhp mordida cruzada classe 3, tenho 19 anos e ele vai tentar resolver com o aparelho do ceu da boca. Qual e a chance de sucesso nesse caso?

    • Olá Filipe,

      Diversos fatores interferem no sucesso de um tratamentos de um paciente com classe III com mordida cruzada posterior. Somente uma consulta com um ortodontista e realização de exames complementares podem responder a sua dúvida. Abraço

  70. Luana Gabriela stamm

    Eu uso o hirax a quatro meses, sendo três após ter acionado, preciso usar mais quantos meses?

    • Olá Luana,

      O tempo de permanência para calcificação, após a expansão rápida da maxila varia de 4 a 6 meses após o término da expansão. Abraço

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *