Home / saúde / Natação, boa para asma, ruim para rinite! Você sabe por quê?

Natação, boa para asma, ruim para rinite! Você sabe por quê?

natacaoDe acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 100 a 150 milhões de pessoas sofrem de asma em todo o mundo. No Brasil, calcula-se que aproximadamente 10% da população sejam portadores da doença, o que significa um universo de milhões de pessoas! Mas, apesar disso, pouco se divulga sobre a asma para a população.

Para explorarmos o assunto vamos as definições:

“A asma é uma doença inflamatória crônica das vias áreas, que resulta na redução ou até mesmo obstrução no fluxo de ar”, isto é, é uma doença que atinge o trato respiratório e pode causar falta de ar, tornando-a difícil. Estudos recentes destacam fatores genéticos para a doença, e entre os sintomas destacam-se  falta de ar, chiado e pressão no peito. Os agentes mais comuns causadores das crises são: poeira; fumaça de cigarro; ácaros e mofo; pêlos de animais; frio; baratas; pólen; inseticidas e outros produtos químicos.
“Muita gente confunde asma com bronquite porque os sintomas são similares, masa bronquite se diferencia pela tosse e produção de catarro por mais de três meses num ano ou até dois anos consecutivos.”

O tratamento da asma se dá com broncodilatadores, antiinflamatórios, fisioterapia, enfim,

somente um médico especializado pode dar o correto diagnóstico, solicitando exames adequados e  o tratamento destas doenças, o que não é objetivo deste post, mas sim alertar sobre a doença e as consequencias dentárias de doenças respiratórias.

“Rinite é um termo médico que descreve a irritação e inflamação crônica ou aguda da mucosa nasal. É uma doença que pode ser causada tanto por vírus como por bactérias, embora seja manifestada com mais freqüência em decorrência de alergia, ou por reações ao pó, fumaça e outros agentes ambientais. A inflamação decorrente da rinite resulta na produção excessiva de muco, gerado pelo acúmulo da histamina, o que ocasiona o corrimento nasal, sintoma mais típico da rinite.”

A rinite alérgica, que é a forma mais comum de rinite, é causada geralmente por alérgenos presentes no ar, como o pó, ácaro e a própria descamação da pele de animais, mas também pode ser provocada devido a reação alérgica à coceira, produtos químicos, cigarros e remédios. A prevenção é manter-se distante ou evitar os agentes causadores da alergia, para tanto o paciente deve consultar um profissional especializado para saber quais são os agentes causadores e o melhor modo de evitá-los.

A rinite é uma doença que não tem cura, mas existem diversas formas de amenizar os seus sintomas. Uma delas é a prática de esportes aquáticos, como natação e hidroginástica, porém, muitas vezes, o que deveria ser uma forma de alívio, se torna mais um desconforto. Isso porque as cloraminas, subprodutos do cloro nas piscinas, podem potencializar os sintomas da rinite. Leia o post Rinite Alérgica: você pode ser respirador bucal!

natacao

Porém um estudo do professor doutor Luzimar Teixeira da Escola de Educação Física e Esporte da USP indicou que o esporte bem orientado pode aumentar a resistência do asmático, aumentando a tolerância ao exercício, diminuindo as chances de complicações pulmonares. A orientação adequada proporciona ainda uma série de benefícios, entre eles melhora da mecânica respiratória, prevenção e correção alterações posturais, melhora da condição física geral e prevenção de outras complicações pulmonares.”

“André nasceu com sete meses e pouco mais de dois quilos. Tinha asma, então entrou na natação para melhorar a saúde. Também tinha rinite alérgica e esse esporte não o ajudou com a asma, por isso saiu da natação. Passou a jogar basquete e depois a praticar atletismo, até chegar ao vôlei, que joga até hoje.” Leia o post “Cristiano Ronaldo e Tiger Woods: O que eles têm em comum? A força que a mordida proporciona!.

natacao

Essa é a biografia de André Heller jogador da seleção brasileira de vôlei ouro em Atenas (2004) várias vezes campeão da liga mundial, mas esta também é a vida de milhares de portadores da asma, a diferença é que geralmente o asmático desiste dos esportes, por isso a necessidade de médicos, dentistas e educadores  físicos se atentarem ao problema e encaminharem para profissionais preparados para tratar destes problemas. Fernando Scherer, Aurélio Miguel também tiveram de controlar a asma antes de serem medalistas olímpicos.

Em relação ao título deste é uma das dúvidas mais freqüentes, no site da ABRA, dos pais cujos filhos têm asma.

Natação cura Asma?

A natação é uma excelente prática desportiva, mas não tem o poder de curar a asma. É um exercício bem indicado para os asmáticos, desde que seja o que a criança goste. É importante incentivar o esporte e uma vida saudável, para qualquer asmático.

Todo impedimento respiratório provoca movimentação dentária e problemas ortodônticos a longo prazo, pois a língua, a bochecha, toda musculatura e tecido perioral (em volta da boca) ficam alterados em forma e função, resultando em dentes tortos e fora da posição, por isso a buscamos sempre o trabalho multi e interdisciplinar, isto é, o trabalho com profissionais de outras áreas em busca do melhor resultado para o paciente, pois como diz a autora do livro SOS Respirador Bucal Prof  Dra. Gabriela Doroty de Carvalho, “Quem respira bem vive bem” em todos os sentidos. Autora que merecerá vários posts futuros.Leia o Top 5 motivos para colocar aparelho ortodôntico!

Photo Crédit:

Comente, deixe sua sugestão no post “Natação, boa para asma, ruim para rinite…”

1. O ar das grandes metrópoles, além da poluição tem muitos poucos íons para combater vírus, fungos e ácaros, afetando crianças, idosos, gestantes, hipertensos e cardíacos e pessoas que sofrem de alguma alergia respiratória. Tente colocar um bom purificar de ar nos quartos e verá como a sua família poderá respirar e dormir melhor a noite. Procure um purificar que tenha o filtro HEPA, o mesmo utilizado em centros cirúrgicos e que consegue reter até 99,7% das impurezas acima de 0,3micros. tony@jathcom.com.br

2. Elisabete Gomes Palma

Nunca tive rinite, mas há algum tempo venho tendo sintomas de rinite, muitos espirros, muita coriza e conjestão nasal. Faço natação há 11 anos e nunca senti nada, agora venho tendo esses sintomas, algumas horas depois da aula. Gostaria de saber se existe um tratamento pra melhorar esses sintomas que são muito ruins.
    Desde já, obrigada pela atenção.

• Olá Elisabete,

Hoje, estudos não apontam para uma cura da rinite, mas controle sobre a doença de modo que a pessoa consiga viver normalmente sem estes sintomas. O médico otorrinolaringologista ou o médico alergista estão preparados para tratá-la. Abraço