Home / Top dúvidas / Piercing: Vale a pena?

Piercing: Vale a pena?

piercing

Sobre a colocação de piercing na língua: vale a pena? Em um estudo realizado pela Universidade Federal de Santa Maria-RS, e publicado na Revista Gaúcha de Ortodontia, cujo título é o “Perfil dos usuários de piercing oral e implicações decorrentes de seu uso” teve por objetivo demonstrar aos cirurgiões dentistas o que acarreta o uso destas jóias pelos pacientes. Mas neste post meu objetivo é o de interpretar e dizer aos adolescentes o que acarreta o uso destes piercings.

piercing lingua

Sua origem está relacionada aos antigos povos Romano, Egípcio e Maia. Os adolescentes utilizam estes ornamentos com o objetivo de se diferenciar, expressar sua identidade, confrontar seus familiares ou simplesmente engajar numa moda que se transformou em símbolo de beleza.

O aumento do uso destes dispositivos na boca, tem propiciado alguns estudos cujos resultados demonstraram que o uso do piercing pode provocar alterações bucais. Neste estudo a maioria dos usuários utilizaram piercing na língua (54%), seguido do lábio inferior (34%), freio lingual (5%) e o restante utilizava nos dentes (3%), freio labial (2%) e bochecha (2%).

A maioria utilizou o piercing como um meio de expressão de sua identidade (37%), seguido pelo motivo beleza (22%), moda (17%), rebeldia (11%), influência de amigos (9%) e por último identificação com o grupo (4%).

Os resultados deste trabalho demonstraram que 45% dos usuários de algum tipo de piercing oral sofreram ou sofrem de alguma alteração: inflamações, nódulos (que podem ser cancerizáveis), retração gengival, traumatismo dentário e dificuldade de higiene bucal. Leia o post Como escovar os dentes com o melhor especialista em odontohebiatria: O Pai! Também se observou que, quanto maior o tempo de uso, mais prejudicial ele se torna. Os prejuízos verificados foram: desgaste dentário, depressão no palato e trauma mecânico persistente nos dentes e gengiva.

As fotos acima, referem-se a uma campanha chamada “Coca-Cola Zero patrocina sua língua”, feita pela agência Espalhe em 2008, em que o ganhador teria direito a uma perfuração para  fazer um piercing na língua e uma jóia com o logotipo da marca. Não estou querendo julgar a iniciativa da empresa, mas somente enfatizar a força que tem a moda, em influenciar o nosso dia-a-dia, e as empresas são somente um reflexo disto. A Coca Cola costuma ser fonte de alegrias e enigmas como a do post Coca-cola e Pepsi enferrujam aparelho ortodôntico?

Definitivamente, o piercing é moda, e moda passa, mas as marcas deixadas por este adorno são indeléveis, você carrega para o resto da vida. Será que vale a pena?
Para encorajar coloco este vídeo do YouTube:

 Photo crédit:  

 Coca-Cola Company do Brasil

Fonte:

  • SAQUET, P.N.; SALEH, S.B.; MARCHIORI, J.C.; POZZOBON, R.RGO Perfil dos usuários de piercing oral e implicações decorrentes de seu uso.Porto Alegre, v. 57, n.1, p.41-45, jan-mar, 2009.
  • Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
  • Revista Gaúcha de Ortodontia
  • YouTube

Comente, deixe sua sugestão sobre o post “Piercing: Vale a pena?”

Comentários via Facebook

Check Also

mordida aberta

Mordida Aberta Anterior: Top Dúvidas!

Qual é o melhor tratamento para mordida aberta anterior? Qual é o melhor aparelho para …

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *