Home / Top dúvidas / Retração Gengival: Top Dúvidas!

Retração Gengival: Top Dúvidas!

retracao gengival

Qual é o melhor tratamento para retração da gengiva? Retração gengival causa dor ou sensibilidade nos dentes? Como é a cirurgia para quem tem retração gengival?

A retração gengival é uma situação clínica comum observada em populações de pacientes, independentemente da sua idade e etnia. Estima-se que mais de 60% da população humana tenha retração gengival. É o resultado final da interação de vários fatores etiológicos. A retração gengival foi encontrada em 64 % de todos os indivíduos, com idade entre 20 e 29 anos no Brasil e 99% dos indivíduos com mais de 40 anos, mostrou algum grau de retração. Já abordamos o assunto gengiva no post “Piercing: Vale a pena?“, “Sorriso gengival tem cura?” ou “Gengiva inflamada, gengiva que sangra: Foi culpa do aparelho ortodôntico?“.

Antes de responder todas as dúvidas sobr este assunto convido você a assistir este vídeo que é bem ilustrativo sobre a retração gengival:

1- O que é a retração gengival?

Retração gengival é definida como o deslocamento de tecidos periodontais marginais apicalmente para a junção esmalte-cemento. Isto significa que os deslocamentos gengiva marginal da sua posição normal na coroa do dente para os níveis na superfície da raiz para além da junção cimento – esmalte. Traduzindo tudo isto quer dizer que a retração gengival é o deslocamento da gengiva deixando a superfície da raíz do dente exposta!

2- Quais são as causas da retração gengival?

A retração pode ser causada por condições morfológicas e funcionais. Dentre as morfológicas estão o tipo de osso que envolve o dente, estrutura anatômica da mandíbula, densidade óssea, tamanho e forma do osso ao redor dos dentes. Também a espessura da gengiva, anatomia, freios labiais e linguais, bochechas, formato dos dentes, tamanho, anomalias e músculo do mento (queixo).

Dentre as condições funcionais estão as endógenas como padrão de deglutição infantil irregular, hábitos dos músculos do mento (queixo), problemas de mordida, bruxismos, distúrbios de postura, etc. Dentre os hábitos exógenos estão o trauma por escovação dental, distúrbio na posição de mordida, tratamentos dentários mal realizados, tabagismo, falta de higiene bucal, periodontite, idade, doenças ligadas.

3- Quais são os sintomas da retração gengival?

Hipersensibilidade do dente, dor, cárie, prejuízo estético, sangramento gengival e retenção de placa bacteriana.

4- Como saber se tenho retração gengival?

retração gengivalA identificação de defeitos de retração gengival é essencial, especialmente na prevenção, bem como no tratamento dentário a ser realizado. Somente durante o exame periodontal para problemas muco-gengivais de defeitos de classe I e II (veja figura acima) que incluem medições de espessura gengival e altura, bem como o índice de sangramento gengival, análises de retração e inflamação. Ou seja, somente um dentista poderá diagnosticar de forma correta se você possui ou não um problema de gengiva.

5- Qual é o melhor tratamento para retração gengival?

Hoje, o tratamento cirúrgico ainda é tratamento mais utilizado e de melhor resultado para retração gengival. Diversas técnicas cirúrgicas para o tratamento de retração gengival, incluindo as que envolvem enxerto autógeno de tecido, isto é remoção do enxerto de uma determinada área da boca e colocação na área da retração gengival ou reposição lateral de gengiva, também tratamento ortodôntico e regeneração tecidual guiada, são alguns dos tratamentos utilizados. Mas todas são unânimes em afirmar que somente os defeitos de Classe I e II de Miller (figura acima) tem maior índice de sucesso através do tratamento cirúrgico.

Uma terapia mucogengival adequada deve levar ao aumento gengival e criar um local com profundidade adequada nas regiões com gengiva insuficiente.

6- Quanto custa o tratamento de retração gengival?

Mais uma vez conto a história da pessoa que telefona para o funileiro e pergunta o preço do conserto do carro que acabara de bater! Como o funileiro pode passar o preço do conserto sem ver o tamanho da batida? Portanto, somente uma consulta com o dentista ou Periodontista (profissional especializado no tratamento gengival) é que dará a real noção do preço do tratamento da retração gengival. Ligue para o seu dentista e marque uma consulta. Quanto mais cedo o problema é diagnosticado mais barato e menos dolorido será o tratamento! 😉

Quem  também falou sobre o assunto:

• Marzena Dominiak, Tomasz Gedrange. New Perspectives in the Diagnostic of Gingival Recession. Adv Clin Exp Med. 2014 Nov-Dec;23(6):857-63.
  • Kassab MM, Badawi H, Dentino AR. Treatment of gingival recession. Dent Clin North Am. 2010 Jan;54(1):129-40.
  • Marini MG, Greghi SL, Passanezi E, Sant’ana AC: Gingival recession: prevalence, extension and severity in adults. J Appl Oral Sci 2004, 12, 250–255.