Home / prevenção / Rinite Alérgica. Você pode ser respirador bucal!

Rinite Alérgica. Você pode ser respirador bucal!

rinite alergicaA incidência de rinite alérgica aumenta a cada ano no mundo todo. No Brasil, 47 milhões de pessoas sofrem de diversos tipos de rinite segundos dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Pode ser causada por:

  • ácaros
  • pelos
  • poeira
  • variação de temperatura (40% aumentam no outono)
Dentre os sintomas estão:
  • obstrução nasal (sintoma mais comum)
  • coriza
  • espirros
  • coceira no nariz (a pessoa fica com nariz avermelhado)

Escrevi no post “Natação bom para asma ruim para rinite!” uma dúvida muito comum no consultório, de pais que acham que a natação é boa para todos os problemas respiratórios, o que não é verdade principalmente para rinite alérgica.

Uma pesquisa da Fonoaudióloga Catiane Maçaira da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) concluiu que ao invés de triturar a comida com os dentes, os pacientes amassavam com a língua e comiam de boca aberta. Nem sempre comer de boca aberta é sinal de má educação da criança, mas sim um sinal de que ela não consiga respirar pelo nariz e comer ao mesmo tempo. Resultado, ou a criança mastiga muito rápido e engole a comida para poder respirar, ou come muito devagar para não sufocar, motivo que leva alguns respiradores bucais a apresentar peso acima da média para a idade.

Outra conclusão foi a de que grande parte tinha maloclusão dentária (dentes fora da posição correta) e 80% dos pacientes com rinite mastigavam de forma incorreta.Sabe-se que a respiração oral prejudica o desenvolvimento adequado da face e da arcada dentária, motivando os tratamentos ortodônticos. O respirador bucal tem também maior incidência de cáries e doença periodontal (gengivite e periodontite).

A longo prazo esta doença leva você a respirar de maneira incorreta e mastigar de forma errada. O estudo concluiu que o paciente com rinite alérgica apresenta alterações na respiração, mastigação e deglutição.

O tratamento para o respirador bucal é multidisciplinar, cirurgião dentista, otorrinolaringologista e fonoaudiólogo. Todos estes profissionais são necessários para o correto diagnóstico e tratamento desta doença, pois os sintomas não regridem com o avanço da idade. Em adultos haviam queixas adicionais com dores e estalos na articulação têmporo-mandibular (ATM), que são sintomas da disfunção têmporo mandibular (DTM).

Volto a repetir a mesma ladainha de vários posts que já escrevi por aqui:
Quanto mais cedo a doença é diagnosticada, mais simples é seu tratamento, portanto você que está lendo o post lembre-se que prevenir é sempre melhor…

Gabriela Dorothy de Carvalho em seu livro SOS Respirador Bucal:
“Sem respiração não há vida, e sem amamentação não há vida de boa qualidade.”


Este Post ganhou o selo eu recomendo do Dentista das celebridades Leonardo Augusto do OrtoBlog!

Fonte:

Comente deixe a sua sugestão no post “Rinite Alérgica. Você pode ser respirador bucal!

Check Also

Boqueira ou Queilite Angular: O que é?

O que é a boqueira? Como tratar da boqueira ou queilite angular? Qual é  melhor …

One comment

  1. Muito bom!

    Recomendo!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *