Home / Top dúvidas / Sorriso Gengival tem cura?! Top 5 Dúvidas

Sorriso Gengival tem cura?! Top 5 Dúvidas

sorriso gengival

Quais são os tratamentos para o sorriso gengival? Botox é o melhor tratamento para sorriso gengival? Tratamento para Sorriso Gengival é caro? Como saber se tenho sorriso gengival? A Glória Pires tem sorriso gengival?

Hoje, vamos falar sobre um tema que é recorrente nas Top dúvidas: O Sorriso Gengival! Geralmente está associado a exposição excessiva dos dentes da frente e a gengiva quando a pessoa sorri. Excesso vertical da maxila é o nome que se dá as pessoas que tem discrepância maxilo-mandibular.

Vamos as Top Dúvidas:

sorriso gengival

1- A causa do Sorriso Gengival sempre é o excesso de gengiva?

Não. O sorriso gengival pode ser também uma combinação de fatores intra e extra-orais, isto é, não somente causada por excesso de maxila, mas também incompetência labial ou falta de vedamento labial. Esta “falta” de vedamento pode ser causada porque a pessoa pode ser biprotrusa (bicudinha), ou falta de tônus muscular dos lábios, respiração bucal devido a obstrução das vias aérea superiores (Leia o Você tem rinite alérgica? Você pode ser respirador bucal!).

Você também pode estar confundindo sorriso gengival com retração gengival. Por isso, leia também o “Retração Gengival: Top Duvidas“.

2- Quais são os tratamentos para corrigir este problema?

Tratamento ortodôntico com mini implantes, tratamento fonoaudiológico, gengivectomia (retirada de parte da gengiva), gengivoplastia (uma espécie de plástica da gengiva), uso de toxina botulínica (Botox), uma combinação destes tratamentos ou como alternativa mais radical, a cirurgia ortognática com impacção maxilar superior que também pode ser combinado a outras manobras cirúrgicas, são alguns dos tratamentos disponíveis hoje em dia.

Um bom texto sobre os tratamentos do sorriso gengival é o do Dicas Odonto com o post “Correção do Sorriso Gengival”, inclusive com fotos do antes e depois. Aliás, você também pode conferir o que aconteceu com uma paciente que resolveu colocar botox no dentista do amigo Netdentista.

3- Como saber qual destes tratamentos estou precisando?

Somente uma consulta com o seu dentista através de exames específicos, poderão responder a esta dúvida que aflige tantos pacientes. O profissional levará em conta o seu histórico odontológico e acima de tudo a sua queixa principal a fim de mensurar o tamanho da deformidade esquelética e comprometimento na qualidade de vida do paciente.

sorriso gengival

4- Quanto tempo leva o tratamento para o sorriso gengival?

Dependendo do seu problema, seu dentista, periodontista (dentista especialista em gengivas), ortodontista ou cirurgião ortognata dará o tempo para cada tipo de tratamento. Mas, primeiro é necessário você saber qual destes profissionais precisará. Portanto, consulte seu dentista e ele fará o encaminhamento para o profissional correto.

5- Um tratamento para Sorriso Gengival é muito caro?

Depende do tipo de tratamento a ser escolhido. Os tratamentos menos invasivos e mais conservadores, tem o custo menor como o Botox (leia o post Botox: Top dúvidas sobre Toxina Botulínica no Blog da Ortocia), gengivectomia e gengivoplastia. Já os tratamentos com cirurgia ortognática são mais caros. Tudo dependerá da sua disponibilidade em resolver o seu sorriso (Leia o Cirurgia ortognática ou buco maxilofacial? Top dúvidas).

Assista este vídeo de aplicação de Botox para Sorriso Gengival:
Fonte:

Comentários via Facebook

Check Also

mordida aberta

Mordida Aberta Anterior: Top Dúvidas!

Qual é o melhor tratamento para mordida aberta anterior? Qual é o melhor aparelho para …

27 comments

  1. Obrigado pela menção doutor! Muito bem explicado e detalhado. Abs

  2. vou ao dentista verificar, mas gostaria de pesquisar antes.
    Devido a rinite e mau habito sempre respirei pela boca, então provavelmente meu caso é o de respiraçao bucal.
    Qual seria entao o procedimento para curar sorriso gengival devido a respiração bucal? Mal posso fechar a boca e vivo com ela aberta feito bobo.
    att.

  3. Olá drº,

    Quem usa aparelho ortodôntico fica com mais gengiva ou sorriso gengival? Qual a razão de algumas pessoas ficarem?

    Só mais uma dúvida, quando temos num dente retracção gengival devido à má escovação, uma vez que a gengiva subiu ela não voltará a juntar-se ao dente?

    • Olá Lídia,

      Tratamento ortodôntico não deixa a pessoa com mais gengiva ou sorriso gengival. As vezes isso ocorre porque o paciente que não reparava tanto no sorriso passa a reparar com o início dos cuidados dentários. A retração gengival, geralmente é resultado de uma perda de osso que “segura” os dentes por problemas periodontais (gengivite, periodontite). Portanto, se perdeu osso e a gengiva retraiu não tem mais como voltar posição inicial. Para ter mais detalhes leia o post “Gengivite, gengiva que sangra: Foi culpa do aparelho ortodôntico?” Abraço

  4. eu fazendo o botox tenho que fazer durante quanto e quano tempo. e quanto mais o menos custa
    .

  5. Doutor,

    fui ao dentista e ele me diagnosticou como biprotusa, e falou que eu deveria arrancar 4 dentes, gostaria de saber se há algum problema ( ja ouvi em falar em desgaste osseos, e outras coisas) em arrancar dentes para casos esteticos e na minha idade, estou hoje com 25 anos.

    • Olá Paula,

      Hoje, a biprotrusão dentária (dentes para frente) de um adulto só pode ser resolvida com extrações dentárias quando o caso é acentuado. A idade já não é mais um impeditivo para o tratamento de extração de dentes. Porém, você deve realizar todos os exames clínicos e radiográficos necessários para saber se seu caso pode ser tratado desta maneira. Abraço

  6. Ola tenho sorriso gengival e isso me incomoda bastante, gostaria de saber quais são os procedimentos para diminuir a gengiva??
    Seria só a cirurgia plástica gengival, ou uma pequena cirurgia no freio poderia ajudar a gengiva não apareer muito..
    Desde ja Agradeço!!

  7. Olá,
    Tenho o oposto ao sorriso gengival, no caso, minha arcada superior praticamente não aparece quando sorrio (aparece 1 ou 2 mm no máximo), enquanto que a inferior aparece, e isso me incomoda um pouco porque fica diferente do que normalmente se espera de um sorriso.
    Existe solução pra isso?

    • Olá Thiago,

      Existem tratamentos para melhorar a estética do sorriso. Você precisa marcar uma consulta com um ortodontista e realizar alguns exames complementares par saber qual é o melhor tratamento para o seu caso. Abraço

  8. Olá Dr.,

    Gostaria de saber quais são os riscos de se fazer cirurgia para a correção de sorriso gengival (mesmo com um ótimo profissional).

    Obrigado desde já!

    • Olá Jairo,

      Os riscos dependem diretamente do tamanho do sorriso gengival. Para isso, você precisa passar com um ortodontista a fim de diagnosticar e passar os possíveis riscos de tratamento para o seu caso. Abraço

  9. olá dr° eu tenho sorriso gengival eu queria saber se e mt caro a cirurgia? em torno de mais ou menos de quanto ?

  10. Ola fez a correção sorriso gengival e esta muito inchado e achei que ficou pior sera que depois posso fazer um botox odontológico.

  11. Queria uma opinião sincera: minha dentista recomendou uma gengivoplastia, mas tenho medo da recuperação, no passado fiz uma parecida e foi péssimo. Será que doi/incomoda muito?

    • Olá Maria,

      Procedimentos que envolvem cirurgia e pós cirúrgico sempre envolvem algum incômodo. O tamanho da dor é que vai ser diferente para cada tipo de pessoa. Abraço

  12. Alexsandra Aparecida Tavares

    Bom dia, Doutor.

    Gostaria de saber tenho a gengiva muito para frente , como posso escolher a melhor opção de tratamento,estou usando aparelho mas até agora não obtive nenhum resultado positivo,como posso fazer
    Obrigada;

    • Olá Alexsandra,

      Se você tem sorriso gengival, é necessário conversar com seu ortodontista sobre as alternativas de melhora para o seu caso! Se o seu caso é cirúrgico, ortodôntico ou associação de ambos. Abraço

  13. Olá , bom dia.

    Minha filha de 7 anos tem sorriso gengival, não tem renite , acredito que seja hereditário ,pois , minha cunhada e sobrinha tem igual. Existe algum tratamento, aparelho que pudesse corrigir desde já , enquanto criança ?(até o momento ela trocou 5 dentinhos frontais)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *