Este post é para você recém formado, que esta em busca de emprego na área da saúde, mais especificamente da Odontologia. É muito importante, nesta fase de muito conhecimento teórico e dúvidas práticas, ouvir dicas de quem passou pelo mesmo sentimento!
Aqui vão as dicas:
1- Não monte sua clínica ou consultório! Calma, explico! Antes de você montar seu próprio consultório, siga a segunda dica.
2- Faça bons Networks durante a graduação, veteranos, professores, amigos de Congressos, amigos de Jornadas ou Jogos Odontológicos… podem ser prováveis empregadores para um recém-formado. E, depois de formado procure amigos, ou veteranos que já tenham uma clínica montada para poder trabalhar. Conhecer o empregador é o melhor curriculum vitae que você pode entregar.
3- Trabalhe como clínico geral e faça muita clínica geral! Nos primeiros anos de formado, faça de tudo, prótese, endodontia, cirurgia, periodontia… Percebo hoje, que muitos dentistas tem uma falta de visão de planejamento de tratamento por não ter tido experiência em outras áreas. Aquele ditado que diz que “Na teoria a prática é outra”, vale para Odontologia.
4- Não saia da graduação desesperado por uma especialização! Ao contrário do que você pensa, seus pacientes não querem um profissional que saiba muito de pouco, mas sim um pouco de tudo! Hoje, encaminhar um paciente para um especialista torna-se perigoso, porque você não sabe se ele vai voltar ao seu consultório! Por isso, os primeiros anos são fundamentais para aprender a trabalhar numa clínica, em equipe e não especializando-se.
5- Leia e estude muito! Dentista tem preguiça até de ler a bula dos materiais que usa no dia-a-dia! Depois, bota culpa no material que é ruim ou no protético que não sabe montar uma PT em cima da sua moldagem “perfeita”! Informação não pesa, ainda mais se for da área odontológica, pois irá te dar prazer! Fique por dentro pelo menos da sua profissão! Ela é mais dinâmica do que você imagina!
6- Nunca, mas nunca fale mal do trabalho de colegas de profissão para o paciente! Acredite, isto só volta pra você mesmo! Vários irão pedir uma segunda opinião para você, falando mal de outro profissional! Visão budista para o assunto: ache o lado positivo do assunto ou situação. A maioria deles está querendo testá-lo para conseguir uma consulta gratuita. Quebre esta corrente cobrando a sua consulta! Se ele não quer pagar, é melhor perdê-lo!
7- Valorize sua profissão! Desde sua formação coloque como meta primordial! Só assim poderá se orgulhar dela e colher os frutos no futuro!
8- Pense na sua aposentadoria desde o dia em que se formou! O tempo passa muito rápido, e o seu vigor de recém-formado uma hora acaba! falei deste assunto na entrevista que fiz com o especialista em finanças pessoais Gustavo Cerbasi no post “Gustavo Cerbasi Parte 2: Aposentadoria e Finanças Pessoais!” .
9- Monte sua clínica! Depois de acumular experiência, dinheiro e até um ou mais sócios, monte a sua clínica! Cursos como o Empretec do SEBRAE, ou os vários cursos de empreendedorismo na Odontologia, darão respaldo e segurança para um futuro próspero. Na minha época não existia, mas hoje você encontra cursos voltados a empreendedorismo e gestão de clínicas e consultórios odontológicos com treinamentos e conteúdos específicos que não recebemos na graduação.
Assista ao vídeo do curso de empreendedorismo para dentistas da Ortocia:
10- Relaxe nos fins de semana e curta com a família, pois nada é mais precioso do que os momentos que você passa com ela. Nestas ocasiões, sempre haverá algum familiar num churrasco, festinha de aniversário querendo fazer uma consulta rápida. Para estes você responda na lata assim como o amigo Netdentista ensinou: (paciente) -Você pode dar uma olhadinha?! (você) -Claro! Eu posso dar uma cobradinha?!
Conheça outros textos que estão falando do mesmo assunto!
- Eu tenho medo de dentista… recém-formado! no Medo de Dentista
- Recém-Formados: Montar Consultório ou Não? no Vida de Dentista
- A Dura Vida do Recém-Formado no PodCuspir
- Trabalho, Valor e Confiança no OrtoBlog
- Como Montar Seu Consultório Odontológico no OdontoBLOGia
- Diário de um Ex-Acadêmico de Odontologia no Dicasodonto
Perfeito, Koga! Parabéns!
Também acho que é importante clinicar bastante antes de escolher um caminho a seguir. 🙂
Obrigado Dra!
que ridiculo ? é perigoso encaminhar um paciente ? tinha q ser japones, que tirar vantangem em tudo…q ridiculo vc ! quem sabe um pouco de tudo nao sabe nada, vc nao passa de um pato, que voa, nada e corre, mas nao faz nada bem feito !
Muito bom, Koga, dicas valiosas, principalmente a de procurar o Sebrae, que é algo que nem sempre lembramos quando “moleques recém formados”
[]s
E o melhor de tudo é que os cursos são quase todos de graça!
Preciso de um dentista para trabalhar, interessado favor me nadar um email.
Excelente seu post!
Dicas ótimas! AS 6, 7 e 9 foram as minhas preferidas!!
Bjs
Obrigado por passar por aqui Dra! Temos que valorizar a qualquer custo nossa profissão!
Odeio ler … deve ser por isso que fiz Odonto. 😀
Idem !!!
This makes everything so completely painless.
Que algum professor de odontologia imprima estas dicas e repasse aos alunos.
Parabéns Alexandre, se eu tivesse estas dicas talvez as coisas tivessem sido um pouco mais fáceis pra mim.
Abraço
Ótimo post!! estou fazendo odontologia ainda … mas isso ajuda bastante … vou salvar nos favoritos para ler de vez as vezes e depois de formado, claro .. !!
parabéns !!
e essa historia de falar mal dos companheiros de profissão é o que mais ta matando a nossa classe … em vez de nos unirmos, ficamos nos jogando uns contra os outros …. ta na hora de acordar !!!!
eu sou auxiliar de dentista…
eu quero algumas dicas como eu devo agir como auxiliar de dentista???
vou prestar vestibular agora em novembro para odonto…
é o meu sinho…
é muito legal essas dicas…..
grata bruna
ADOREI AS DICAS!!!! MUITO BOM!
Bom que gostou Doc! 🙂
Pessoal, sou recém formado, há 7 meses. Me formei na federal do meu estado. Considero que tive uma boa formação, mas venho sofrendo muito ultimamente por ansiedade e nervosismo frente aos casos que vou atendendo. Isso é comum? Estômago enjoado, não consigo parar de pensar no que vou fazer, com medo de errar. Minha mãe chama de “sofrimento por antecipação”. Durante a faculdade não tive problema algum, provavelmente por sempre ter o apoio dos professores. Alguma dica? Obrigado.
Olá Gustavo,
Isto tudo passará quando começar a atender seus pacientes! Abraço
Venha conhecer o Desoxid, um produto revolucinário que chegou para acabar de vez com a oxidação ea queima dos instrumentais.
promoção “imperdível”, compre uma caixa com 2 e ganhe 1 totalmente “grátis”.
atendimento personalizado com chat online e muita coisa em promoção com preços imbatíveis, muitos brides e frete grátis.
Aguardamos sua visita e sua sugestão de produtos para expandirmos nossa linha e com isso atender melhor você.
Olá Alexandre tudo bem adorei suas dicas! Estou começando a fazer Odonto porém varias pessoas da minha família dizem que estou velha para fazer uma faculdade tenho 42 anos isso me deixou super chateada estou querendo até parar porém é um sonho te muitos anos será que fale apena continuar com esse sonho o que vc pode me dizer sobre isso. Um abraço e obrigada.
Olá Elizabete,
Henry Ford iniciou a linha de montagem de carros somente aos 40 anos de idade. Ele mudou a história da indústria mundial como a conhecemos na atualidade. Hoje, a Ford é uma das maiores montadoras automobilísticas do mundo. Portanto, nunca é tarde para começar. Já, o que você vai conquistar, só depende de você e mais ninguém! Não culpe o governo, não culpe a família ou filhos, pois tudo que você conquista ou fracassa é mérito seu! Vá a luta hoje e não espere amanhã pra começar! 😉