Home / Top dúvidas / Chicletes: verdades e mentiras

Chicletes: verdades e mentiras


Notice: Undefined index: tie_hide_meta in /home/ortodont/public_html/wp-content/themes/sahifa/framework/parts/meta-post.php on line 3

chiclete

Esta Top Dúvida, surgiu após um bate papo com o Dr Bactéria sobre como higienizar a boca quando você não está com sua escova de dentes logo após a refeição. Se o chiclete ou uma maçã substitui a escova de dentes. Para responder a esta pergunta fui garimpar alguns artigos que falam a respeito do assunto.

Veja a resposta as dúvidas mais comuns:

1- O chiclete substitui a escova de dentes?

Mais ou menos. A saliva tem um papel crucial na prevenção contra a cárie, pois controla o PH da boca, isto é, o aumento do fluxo salivar facilita a remineralização do dente e equilibra a acidez advinda de alimentos açucarados a fim de não provocar cárie nos dentes. Pessoas que tem disfunção salivar (xerostomia), tem muito mais risco de contrair a doença cárie.

Recomenda-se os chicletes como tratamento de prevenção anti-cárie, especialmente em pacientes que sofrem de xerostomia.  A goma de mascar, não só age como um estimulante salivar, mas também pode ser um veículo útil para alguns agentes, como a clorexidina, flúor e fosfato de cálcio. Além disso, existem goma de nicotina utilizada para substituir a nicotina do cigarro a fim de reduzir os efeitos de reação de abstinência da nicotina por pessoas que tentam parar de fumar.

2-Chiclete provoca cárie? Devo comprar com açúcar ou adoçante?!

Em estudos de saúde em Universidades dos Estados Unidos, a goma de mascar está sendo usada como veículo de entrega de substâncias como o cálcio, bicarbonato de carbamida, a clorexidina, flúor e xilitol para melhorar a saúde bucal e reduzir a cárie. Estas substâncias apresentam propriedades que são protetores do meio bucal e previnem doenças bucais. O debate para defender o uso do xilitol na prevenção da cárie avança, no entanto, o uso de goma de mascar de jovens escolares nos Estados Unidos é impedida por  preocupações por asfixia e ausência de recomendações específicas sobre a administração do xilitol. Portanto, utilizar goma de mascar contendo substâncias de proteção dentária, principalmente xilitol, em programas de prevenção da cárie, pode reduzir a epidemia de cárie dentária.

chicletes adams

3- Chiclete engorda?!

Essa é para as mulheres, sempre desesperadas!rs

Não, o chiclete tem poucas calorias, principalmente os que levam os adoçantes na composição! É claro que se você mascar chicletes com aqueles recheios açucarados de dois em dois minutos, vai engordar e ficar com cárie! Tudo é questão de bom senso.

4-O chiclete da dor de estomago?

O chiclete não, mas tem gente que usa o chiclete para enganar a fome. Aí não tem jeito, chiclete não é substituto de refeição nenhuma! De barriga vazia, mascando chiclete, o cérebro acha que você está se alimentando e vai produzindo ácido clorídrico no estômago, a longo prazo esse ácido pode provocar problemas sim! Por isso, alimente-se bem! Goma de mascar não é alimento!

5-chiclete previne mau hálito? Leia o Mau hálito: 10 dicas de como evitá-la!

Não, chiclete mascara o mau hálito! Se você está com mau hálito deve procurar um tratamento com seu dentista, pois mau hálito é sinal de que algo não vai bem. Pode ser causado por má higiene bucal, tártaro, língua sem escovar…

6- O chiclete clareia os dentes?!

Não, os chicletes que prometem o clareamento estão mentindo! As substâncias clareadoras são corrosivas e podem fazer mal à saúde! Só o dentista pode manipular substâncias clareadoras. Portanto, se você quer clarear os dentes, visite seu dentista, não gaste dinheiro com chicletes!

chiclete adams
Só uma curiosisade na terra do Netdentista o chiclete é chamado de chicla ou pastilha elástica!

Fonte:

  • ITTAGARUN, A.; WEI, SH. Chewing gum and saliva in oral health. J Clin Dent. n8, v6, p159-162
  • Ly, KA; Milgron, P.; The potencial of dental-protective chewing gum in oral health interventions. J Am Dental Assoc. n139 v9 p1164-1166, set 2008.
  • Ribelles L.M.; Guinot, J.F.; Mayné, A.R.; Bellet, B.L.J. Effects of xylitol chewing Gum on salivary flow rate, ph, buffering capacity and presence of Streptococcus Mutans in saliva. Eur J Paediatr Dent 2010 Mar;11(1):9-14.

Comente, deixa a sua sugestão no post “Chicletes: Verdades e mentiras!”

Comentários via Facebook

Check Also

Grávida pode tomar anestesia? Top 5 dúvidas

Grávida pode tomar anestesia no dentista? Existe um período mais seguro na gravidez para tomar …

11 comments

  1. Excelente postagem, Dr. Koga! Esclarecedora!

  2. E nos Açores (Portugal) devido à influência dos emigrantes na América é chamada “gama” que vem do “gum” (chewing gum) 🙂

  3. Muito bom este post. Esclareceu muitas dúvidas.
    bj grande!

  4. Que vontade de mascar chiclete! 😀

    Muito bacana o post, Doc.

  5. Muito interessante desvendar esses mitos sobre o chiclete!

  6. Nossa, ameei essa matéria… agora sei pq nao tenho cárie,kkk

  7. EU AMEI ESSE POST TAVA EM DUVIDAS NA AULA DE CIENCIAS E CONSEGUI ENTENDER MELHOR!

  8. BIANCA -ODONTOPEDIATRA

    ameiiii!!!! mto legal..postei até no meu face

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *