Chupar dedo e mordedor é bem melhor do que chupar chupeta?
“Problema ortodônticos, de fala e infecções são relacionados ao uso deste acessório.”
Segundo matéria publicada no UOL, o Pediatra Luciano Borges da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), diz que não há saída prática na hora do choro ou birras incontroláveis. “Não existe solução prática, bebês exigem atenção máxima e não uma padronização de cuidados do tipo: -Está chorando? Dá a chupeta que melhora. Nos complicados casos de cólicas, vale tentar mudar a posição em que o bebê está deitado ou fazer o exercício de mexer as suas perninhas em movimento de bicicleta”“Entre o dedo e a chupeta, de imediato, é melhor deixar a criança com o dedo, pois pelo menos não traz tantas complicações ortodônticas e infecções. Caso a criança não queira largar o dedo, ofereça mordedores, pois eles não viciam, por não envolver o mecanismo de sucção”.
Esta última afirmação foi muito bem colocada , no que diz respeito a “imediato”, pois a longo prazo as complicações ortodônticas do dedo também são semelhantes ao da chupeta. Por outro lado, a chupeta a gente até consegue tirar, mas e o dedo? E outra com o dedo, corre-se risco de infecção do mesmo jeito, afinal o bebê não tem a consciência da higienização das mãos para chupar os dedos.
O prazer na criança está justamente relacionada ao ato da sucção, e não na apreenssão de mordedores. Portanto dificilmente ela vai trocar o hábito da sucção pelo simples ato de morder um objeto.
Quer dizer que estou afirmando que a chupeta é melhor do que o dedo?
Sim, se a mamãe seguir algumas recomendações:
- 0 a 6 meses: não dêem nada aos seus filhos além do leite materno! UNICEF
- 6 meses a 3 anos: Se o hábito da chupeta já estiver instalado, o ideal é que se retire até essa idade para que os danos sejam pequenos.
- 3 a 6 anos: Se a mãe sozinha não consegue retirar a chupeta do seu filho, especialistas como fonoaudiólogo, dentista e psicólogos devem ser consultados. Leia “Chupeta: 10 motivos para não utilizá-lo.”
Comente, deixe sua sugestão sobre o post “chupar dedo e mordedor é melhor…”