Estava eu a escrever um post sobre cigarro e saúde,ou como parar de fumar e achei um Blog super interessante que é o Museu da Propaganda – Propagandas Antigas, e me deparei com propagandas de cigarros que diziam absurdos, mas que na época em que foi veiculada, o ato de fumar fazia parte da cultura, dava estatus, era bonito ver os grandes galãs de cinema fumar. Veja com seus próprios olhos, a foto e os dizeres da propaganda de 1930:
“20,679 médicos dizem que LUCKIES são menos irritantes porque são torrados. Sua proteção da sua garganta contra irritação, contra a tosse.”
“Ei, pai, você sempre tem o melhor de tudo… até do Marlboro
Sim, você nunca sente que fumou demais… é o milagre de Marlboro”
Na verdade, pouco estou ligando para adultos que fumam, pois já são adultos e sabem muito bem o que fazem. O que me preocupa, e deveria preocupar a você, é que a nicotina também está presente no leite materno de mamães fumantes. Nesses casos, após cada mamada, o bebê poderá apresentar agitação, choro, vômito e até mesmo alterações de seu ritmo cardíaco. A criança exposta continuamente a ambientes de fumantes, pode sofrer consequências que se estenderão por toda a vida. Problemas na estatura, retardo no desenvolvimento psicomental, processos alérgicos, rinites, bronquites, crises asmáticas até diminuição na capacidade pulmonar. Além disso, a criança, ou o adolescente pode querer imitar o hábito dos pais fumantes!
Segundo artigo científico publicado em 2001, no Jornal de Pediatria (JPED) da Sociedade Brasileira de Pediatria , os autores concluem que o ideal seria, durante o período pré-natal em que a mãe grávida está em contato com profissionais de saúde ser incentivada para o abandono do tabagismo. E quando a lactante, mesmo que fumando, não deveria abandonar a amamentação do bebê (Leia o post “de 0 a 6 meses não dê nada além do leite materno!“), pois ele estará exposto aos poluentes do tabaco do mesmo jeito, correndo o risco adicional de contrair doenças respiratórias (Leia o post “Natação! Bom para asma, ruim para rinite alérgica!), gastrintestinais, alérgicas (Leia o post Rinite Alérgica: Você pode ser respirador bucal!) e à morte no berço!
A nicotina no leite tem meia vida de até uma hora e meia aproximadamente, então a mamãe deve esperar 2 horas do último cigarro para voltar a amamentar. Mas mamãe, para falar a verdade, este é o momento mais feliz de sua vida, e não vale a pena acabar com esta felicidade , não é?! Então pare de fumar agora!
Photo Crédit:
Fonte: |
- http://museudapropaganda.blogspot.com
- http://www.adesf.com.br/
- Sociedade Brasileira de Pediatria
- MELLO, P.R.B.; PINTO, G.R.; BOTELHO, C. Influência do tabagismo na fertilidade, gestação e lactação. JPED. p.257-264,v.77, n.4, 2001.
Postagem bem elaborada e interessante!
É um absurdo essas propagandas antigas mesmo, mas o mais absurdo é, apesar de todas as propagandas e campanhas que mostram os malefícios do cigarro, ainda há muitos jovens que começam a fumar.
Adorei o blog!
Abraços
Isso aí Alexandre, Lei Serra neles, belo post!
Obrigado Su Rodrigues! Seja bem vinda!
Valeu Richard. Que bom que você gostou do post!