Dente permanente fica mole? É normal os dentes ficarem moles com aparelho ortodôntico?
Acho que pior do que sonhar que perdeu todos os dentes, é vê-los amolecendo dia-a-dia e perdê-los na vida real! Não é verdade?
São diversas as dúvidas, que recebo diariamente, acerca deste assunto aqui no blog. Portanto, hoje vamos abordar as principais causas de amolecimento dos dentes. Quando sofremos uma queda e batemos a boca, é normal que os dentes fiquem abalados ou até que estes “saiam” da gengiva. Falei sobre este assunto no post “Avulsão dentária: Bati os dentes e eles saíram da gengiva! O que eu faço?“
Mas hoje, vamos falar sobre outras causas que levam ao amolecimento dos dentes. A primeira e a principal delas, é a doença periodontal (gengivite e periodontite) e o tratamento ortodôntico, que também amolece o dente, mas de maneira fisiológica:
1- Qual é a principal causa de amolecimento dos dentes? A gengivite ou a periodontite deixa o dente permanente mole?
A periodontite é uma doença gengival caracterizada pela perda do tecido conjuntivo e de suporte dos ossos, e, e é uma das principais causas de perda dentária em adultos.
Assim como o biofilme (placa bacteriana) com microorganismos patogênicos, fatores genéticos, ambientais especialmente o uso do tabaco, contribuem para as causas desta doença.
Além disso, ela resulta na formação de bolsas de tecido mole ou fendas aprofundadas entre a gengiva e raiz do dente. Posteriormente, a forma severa da periodontite, pode resultar no afrouxamento dos dentes (amolecimento), dor ocasional e desconforto, mastigação deficiente e perda do dente.
A periodontite, segundo uma das revistas científicas mais respeitadas do mundo, o The Lancet, é uma doença altamente prevalente e pode afetar cerca de 90% da população mundial.
Portanto, é preciso conceituar gengivite e periodontite:
A gengivite é o estágio inicial da doença periodontal, e, é caracterizada pela inflamação da gengiva, causada pela placa bacteriana que se forma constantemente nos dentes e gengivas de todas as pessoas. Isso mesmo!
Todos nós temos essas bactérias, e devemos controlar regularmente indo ao dentista, para realizar a prevenção. Consequentemente, se não cuidada, a gengivite evolui para a periodontite que resulta em danos permanentes aos dentes, amolecimento e até a perda dentária.
O mais importante é que em alguns estudos científicos observacionais, as manifestações desta doença tem efeitos adversos na gravidez, doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral, doenças pulmonares e diabetes.
2- Como sei que estou com estas doenças?
Sinais como o sangramento da gengiva após escovação ou higienização com fio dental, dentes com mobilidade, mau hálito intenso (geralmente percebidos por outra pessoa) e até abcessos purulentos podem ser um dos sinais desta doença.
O diagnóstico feito por um dentista, é de fundamental importância. Serão necessários, exames clínicos e radiográficos dos tecidos periodontais, a fim de verificar a perda de osso e tecido gengival. Dependendo da gravidade são necessários tratamentos com periodicidade determinada pelo profissional a fim de controlar esta doença.
3- Como posso evitar que meus dentes fiquem moles?
A forma mais branda de doença periodontal, que é a gengivite, é facilmente reversível pela higiene bucal simples.
Também, são necessárias visitas preventivas no dentista, a cada 3, 4, 6 meses dependendo da gravidade da doença.
Desta forma, o tratamento da doença periodontal, controla o “biofilme” bacteriano e outros fatores de risco, evitando a progressão e “restaurando” tecido de suporte.
Para entender melhor todo o processo, assista este vídeo rápido sobre a progressão da doença periodontal:
4- Tratamento ortodôntico deixa o dente permanente mole? Pacientes com doença periodontal podem utilizar o aparelho ortodôntico?
O objetivo de um tratamento ortodôntico é a melhoria na mastigação e a estética dos dentes e o equilíbrio do sorriso com a face, movimentando adequadamente os dentes.
Por este motivo, estes movimentos deixam os dentes permanentes com certa mobilidade durante o tratamento ortodôntico.
Mas nada que faça o dente sair com um espirro ou assoprando a vela do bolo! rs
Estudos mostram que não há contra-indicação de tratamento ortodôntico em adultos com problemas periodontais. Até mesmo em casos graves, a ortodontia pode melhorar a possibilidade de restauração de uma mordida deteriorada.
Para que tudo dê certo, a cooperação entre o ortodontista, periodontista ou o dentista clínico geral são fundamentais. Logo, o ortodontista irá estabelecer um minucioso regime de higiene bucal para o paciente, a fim de que uma gengivite não se transforme em uma periodontite.
5- Meus dentes permanentes estão moles. Posso colocar o aparelho ortodôntico mesmo assim?
Você está com periodontite, gengivite ou até uma cárie, e quer colocar aparelho para ficar bonitinho? Nada disso!
Primeiramente, seu dentista irá pedir exames e fará uma planejamento para melhorar a sua condição bucal antes de iniciar um tratamento ortodôntico!
Portanto, se você está com o dente mole, procure um dentista pra ontem, porque colocar outro dente no lugar do perdido, sairá caro, dolorido e demorado!
Leia o post “Gengiva inflamada, gengiva que sangra: Foi culpa do aparelho ortodôntico?“
Quem também falou sobre o assunto:
E dente permanente.. Fica mole? – Medo de Dentista
Dentistas especialistas que resolvem problemas de dentes permanentes moles:
São Paulo:
- Anália Franco 💬 WhatsApp: 11 9 9102.8647 ou link whatsapp-ortocia
- Atibaia 💬 WhatsApp: 11 9 6863-7085 ou link whatsapp-ortociaatibaia
- Tatuapé 💬 WhatsApp: 11 9 9102.8647 ou link whatsapp-ortocia
- Bragança Paulista 💬 WhatsApp: 11 9 9812.1434 ou link whatsapp-ortociabraganca
- Pedra Bela 💬 WhatsApp: 11 9 5063.1680 ou link whatsapp-ortociapedrabela
- Atibaia 💬 WhatsApp: 11 9 7368-2227 ou link whatsapp-franquiaortocia
Minas Gerais
- Extrema 💬 WhatsApp: 35 9 8863.2843 ou link whatsapp-ortociaextrema
- Itapeva 💬 WhatsApp: 35 9 8407.0087 ou link whatsapp-ortociaitapeva
- Camanducaia 💬 WhatsApp: 35 9 8856.4451 ou link whatsapp-ortociacamanducaia
- Cambuí 💬 WhatsApp: 35 9 9 9247.7396 ou link whatsapp-ortociacambui
- Itajubá 💬 WhatsApp: 35 9 8711.8915 ou link whatsapp-ortociaitajuba
Santa Rita do Sapucai – 💬 WhatsApp: 35 9 9167-3662 ou link whatsapp-ortociasantarita
Fonte:
- Reinhardt RA, Killeen AC. Do Mobility and Occlusal Trauma Impact Periodontal Longevity? Dent Clin North Am. 2015 Oct;59(4):873-83.
- Gkantidis N, Christou P, Topouzelis N.J Oral Rehabil. The orthodontic-periodontic interrelationship in integrated treatment challenges: a systematic review. 2010 May 1;37(5):377-90.
- Bruce L Pihlstrom, Bryan S Michalowicz, Newell W Johnson. Periodontal diseases. The Lancet. Volume 366, 19–25 Nov 2005, Pages 1809–20.
Coloquei aparelho e meus dentes ficaram moles, mas depois que finalizei o tratamento, eles voltaram a ficar firmes, ainda bem.
Olá..tou usando aparelho ortodôntico já tem um mês mais um dente continua mole,acrescido e doe muito gostaria de saber se é normal e por quanto tempo isso pode durar?
Olá Daniela,
Converse com seu ortodontista sobre a sua queixa. Talvez seja somente a mobilidade normal do tratamento, porém é sempre bom que um profissional avalie. Obrigado
Oi Doutor tenho 6 anos que eu uso aparelho eu fiquei alguns tempo sem fazer manutenção eu comecei a fazer novamente e ficou muito dolorido as dores passou mas ficou três dentes dolorido é normal e ficou meio amolecido é normal isso?
Olá Aline,
Durante o tratamento ortodôntico é normal ficarmos com certa mobilidade nos dentes. Se você sente que esta mobilidade está acima do normal, pergunte ao seu ortodontista se seus dentes estão bem e se a mobilidade é normal. Abraço