Exclusivo! Entrevista com Ortodontia Contemporânea!

ortodontia contemporanea

Continuando a série de entrevistas, hoje vamos falar com o blog Ortodontia Contemporânea do Dr. Marlos Loiola criador que responde como @ORTODONTIA no Twitter, e juntamente com seu colaborador Wendel Shibazaki, são referências na Internet no assunto Ortodontia, também referência para mim desde que iniciei meu Blog.

Deste modo, alunos de pós-graduação, dentistas e especialistas tem acesso a artigos nacionais e internacionais de revistas respeitadas, de forma simplificada (traduzida), ao alcance de um clique, sobre assuntos dos mais variados na especialidade.
ortodontia contemporanea
1- Qual foi seu caminho na Odontologia até a Ortodontia?
Formei em 1998 pela Universidade de Itaúna-MG, de lá morei, estudei e trabalhei em Belo Horizonte, onde fiz os primeiros cursos de Ortodontia (UFMG e ABO). Voltando a Salvador já casado, fiz cursos pelo IBEO e convidado pelos professores comecei a ajudá-los com as turmas, mais tarde conclui o curso de especialização pelo CEBEO em Salvador ministrado pela mesma equipe do IBEO, no qual participo como professor assistente da especialização das novas turmas. Me dedico a família,  ao consultório e ao BLOG.
2- Você é Soteropolitano de nascença?
Sim.
3- Gosta de futebol? Qual seu time?
Sim, com muito orgulho torcedor do Vitória.
4- Qual é a realidade da Odontologia e da Ortodontia atualmente para você?
Desde que me formei, e já na graduação nosso país passou por várias crises, e a Odontologia não poderia ficar fora desta realidade, até porque infelizmente boa parte da população enxerga o tratamento odontológico como algo secundário no que diz respeito a sua saúde. A Ortodontia sempre foi minha paixão, e sou do tempo que para ser Ortodontista você teria que ser filho de professor de faculdade ou filho de pais com alto  poder aquisitivo. As “seleções” para os cursos às vezes de dedicação exclusiva,  com listas de materiais caros, máquinas fotográficas, etc… e com preços altos, fazia com que muitos como eu, filho de professora do ensino público, desistisse do sonho de forma precoce. Mas, nunca desisti do meu sonho e com muita luta consegui concluir o meu curso de especialização! Hoje me dedico 100% a Ortodontia.
5-Por que você entrou na Blogosfera? Quem foi a sua inspiração?
Primeiro por gostar do universo da WEB, depois acho que por ter facilidade de achar artigos científicos “soltos” de temas que sempre me interessaram na ortodontia, via  Google e com livre acesso. Sentia que os colegas de turma e os alunos que me procuravam tinham dificuldade em encontrá-los. Foi nesta procura que conheci o Orthofree Blog do “Kelvin”, que serviu de inspiração a entrar neste mundo. Convidei meu amigo e colega de turma Wendel Shibasaki e aí começamos o BLOG Ortodontia – Contemporânea. Com o surgimento do Twitter, consegui também convergir o Blog com o MicroBlog.

6- Qual sua visão sobre os vários blogs de odontologia que surgem a cada dia?

Legal !!! Nossa profissão nos prende muito as quatro paredes dos consultórios. O blog faz com que de certa forma troquemos idéias, informações e para que juntos de profissional para profissional possamos crescer com a Odontologia na velocidade da Internet. Pois hoje as informações correm numa velocidade excepcional, e temos que correr com elas. Infelizmente, alguns colegas começam empolgados com boas postagens, mas aos poucos vão abandonando seus blogs, é uma pena… Mas tem muito BLOG bom, acompanho vários, inclusive o seu, muito legal e diversificado.

7- Você se considera um Problogger? Consegue se sustentar com o seu Blog?
Rs… Não…. Não ganho nada, só conhecimento e amigos como você!
8- Que dica você daria para um recém formado, e para alguém que está iniciando um blog de odontologia?
Perseverança, originalidade e assiduidade.
9- Qual é a sua visão sobre a odontologia atual, e o que você prevê para o futuro de nossa profissão?
Acho que finalmente o Brasil irá tomar o rumo ao desenvolvimento econômico, e desta forma, a Odontologia vai crescer junto. Vejo atualmente o acesso de muitos colegas ao Programa do governo federal Saúde da Família (PSF), por exemplo, (que não  existia quando formei) que ajuda o Cirurgião Dentista principalmente no início da carreira, tanto do ponto de vista profissional como financeiro. Hoje, o dentista brasileiro tem mais acesso a cursos de pós-graduação, alguns bons e outros muitos ruins, mas no meu ponto de vista, é melhor escolher do que ser “escolhido”. Enfim, temos muito que crescer junto com o nosso País, sei que com dificuldades, mas com mais possibilidades.
10- Considerações Finais:
Agradeço a você pelo convite. Mando um abraço especial aos colegas do GEORTO (Grupo de Estudos em Ortodontia da Bahia), fundado no final do ano passado aqui em Salvador, que tem um único objetivo: o estudo da nossa especialidade, sem fins políticos, financeiros, etc… Muito sucesso para você e vida longa ao seu BLOG.
Leia também as entrevistas exclusivas com:
Comentários via Facebook

Check Also

Entrevista com De Repente Dentista! @sobazinho

Hoje vou entrevistar o “último anista” Maurício Shimada conhecido como @sobazinho do Blog De repente, …

4 comments

  1. Parabéns, Koga!
    Mais uma bela entrvista. Muito bom conhecer um pouquinho dos colegas blogueiros.
    bjsssssssssss

  2. Obrigado pelo convite Alexandre !!!

  3. Parabéns pelo post, muito interessante é bom conhecer os colegas.

  4. Agradeço pelos elogios Kellen e Raul!

    Marlos é uma relização do Blog poder contar com a sua participação, já que é referência em Ortodontia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *