O Herpes ou Herpesviridae é uma família de vírus que se dividem em 3 subfamílias:
- Alfa, Beta e Gama-herpesvírus
No post de hoje, vou me ater à subfamília Alfa-herpesvírus que compreende o Herpes simplex e o Herpes zoster que são espécies mais comuns no consultório.
O Herpes simplex 1 e 2 (HSV-1 e HSV-2), causam uma doença viral recorrente (portanto não tem cura definitiva) e geralmente benigna, afetam a mucosa da boca ou região genital. Em alguns casos podem causar complicações neurológicas. Estima-se que em países pobres, cerca de 90% da população, tem anticorpos para o HSV-1, mesmo não tendo manifestado os sintomas. O vírus do tipo 1 atinge mais a mucosa bucal e o do tipo 2 mais a mucosa genital, mas o contrário também pode ocorrer. Também um indivíduo pode manifestar os dois tipos.
- Herpes Oral ou Labial causado normalmente pelo tipo 1 (HSV-1), é transmitido pelo contato direto e pela saliva, manifesta-se como manchas vermelhas inflamatórias, formam-se bolhas dolorosas contendo líquido rico em virions, altamente transmissível nesta fase. Essas lesões desaparecem e reaparecem sem deixar nenhuma marca ou cicatriz. É uma doença que não tem cura, apenas remédios para diminuir os sintomas.
- Herpes Genital causado geralmente pelo herpes simplex 2 (HSV-2) não é o foco de deste post, afinal trata-se de um blog odontológico, mas sabe-se que cerca de 10% dos casos de herpes genital são causados pelo HSV-1, atribuído ao aumento da prática de sexo oral. O HSV-2 é transmitido mesmo na ausência dos sintomas, há infecção na mucosa genital, glande no homem, vulva e vagina na mulher.
- Herpes zóster ou Varicela-zoster (HHV-3, Humam herpesvirus-3) ou ainda catapora zoster (no Brasil), é popularmente conhecido como “cobrão” ou “cobreiro”, refere-se a uma variação herpesvírus, se bem que nunca vi ninguém falar que estava com “cobreiro” e sim com “sapinho” ou herpes mesmo.
Fonte:
- NEVILLE, B.W. et al. Patologia Oral & Maxilofacial. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S.A., 1998.
Ninguém merece mesmo!!!!
Concordo com vc ;"Ninguém merece"!
bj
Com tantas opções de tratamento e de indicações de dentistas e de médicos, os pacientes têm todas as ferramentas para evitar o aparecimento desse tipo de doença.