Home / Sorriso Metálico / Inclusão de deficientes! Ou seria Desinclusão?!

Inclusão de deficientes! Ou seria Desinclusão?!

deficiente.jpg

Dra Luciana relatou sua indignação sobre o fato dela ser deficiente cadeirante e não poder  participar do CIOSP (Congresso Internacional de São Paulo) o maior Congresso de Odontologia Sulamericano, que ocorre no Expo Center Norte em São Paulo que completa 100 anos!Dr Fabrício do Blog Vida de Dentista, escreveu em seu post  o relato desta dentista.

Você pode ler o post CIOSP Você Vai???

Venho também neste post mostrar a minha indignação, afinal como é possível um evento cujo lema é “Agregar para Crescer”, que prevê um público de mais de 50 mil dentistas, estudantes de Odontologia, professores e profissionais da área, não dispõe de uma única cadeira motorizada para um deficiente cadeirante?!

Respondem que podem até reservar umas Scooters mas é de quem chegar primeiro?! Mas quantas existem e estão disponíveis então?!

Acho que faltou um pouquinho de bom censo e bastante sensibilidade por parte da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas)!
Então para lembrar ao presidente do CIOSP, Excelentíssimo  Silvio Jorge Cechetto  sobre a Lei N 10098 de 19 de Dezembro de 2000, garante entre outros que:

inclusao deficiente


Art. 1o Esta Lei estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, mediante a supressão de barreiras e de obstáculos nas vias e espaços públicos, no mobiliário urbano, na construção e reforma de edifícios e nos meios de transporte e de comunicação.

E a Lei N 7853, de 24 de Outubro de 1989 que especifíca também:

“Art. 2º Ao Poder Público e seus órgãos cabe assegurar às pessoas portadoras de deficiência o pleno exercício de seus direitos básicos, inclusive dos direitos à educação, à saúde, ao trabalho, ao lazer, à previdência social, ao amparo à infância e à maternidade, e de outros que, decorrentes da Constituição e das leis, propiciem seu bem-estar pessoal, social e econômico.”

A moça bonita da foto é a cadeirante Tábata Contri, atriz e consultora de Acessibilidade e ela sempre passa no Shopping Center Norte para almoçar e pagar as contas! Ops! Não é lá que vai ser o Congresso?! Ela é também autora do Livro Inclusão – Conceitos, Histórias e Talentos das pessoas com deficiência!

E para não ficar no dito pelo não dito já montaram uma Petição Pública com um abaixo assinado para a Acessibilidade ao CIOSP 2011! E só entrar no link e deixar a sua assinatura!

E no Twitter seguir a hashtag #acessibilidade ou #CIOSP2011!

Fonte: Site Amputados Vencedores

Comente, deixe a sua sugestão no post ” Inclusão de deficientes! Ou Seria Desinclusão?!

Comentários via Facebook

Check Also

Izzy Nobre e a Modinha do Aparelho!

Nos textos Onde comprar aparelhos coloridos, chavosos e personalizados? e Aparelhos coloridos ou personalizados compre …

3 comments

  1. Obrigado e parabéns pelo post !!!

  2. O acesso a locais públicos é direito do cidadão, e no caso do Congressão, um evento de saúde nem se fala! É a hora da APCD mostrar que, realmente quer "Agregar para Crescer"! Obrigado pelo comentátio doutor! 🙂

  3. Levei um susto quando vi o assunto deste post. Postei dia 09-01 um com titulo "Acessibilidade". Achei até que se tratava do mesmo assunto, mas no meu caso falo sobre acesso de todos ao tratamento ortodôntico (rs).
    Parabenizo por chamar a ateção de todos para o assunto. Eu mesmo confesso que só olhava pelo ponto de vista do paciente (como melhorar o acesso dos pacientes cadeirantes ou portadores de alguma necessidade especial). Interessante encarar o ponto de vista do colega

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *