Home / Entrevistas / Medo de Dentista! Exclusiva entrevista!

Medo de Dentista! Exclusiva entrevista!

medo de dentista

Hoje, vamos falar com o blog Medo de Dentista da Dra Ana Paula Pasqualin Tokunaga ou simplesmente @AnaTokus no Twitter ou @medodedentista quando responde pelo Blog. Cirurgiã dentista formada na Universidade Federal do Paraná, é também Designer e Especialista em Marketing pela PUC-PR. Em seu Blog desvenda com muito bom humor o medo coletivo e inconsciente ou consciente do dentista!

Vamos a entrevista:

1- Qual foi seu caminho na Odontologia?
Na verdade, não caminhei muito ainda. Tenho apenas 3 anos de formada, já que Odontologia é minha segunda faculdade (mas única profissão, atualmente). Sempre tive uma queda pela estética, certamente influência da minha “porção” designer. As oportunidades de trabalho me levaram para a Ortodontia, e acabei me apaixonando pela especialidade. Tenho aperfeiçoamento na área e pretendo, muito em breve, especializar-me.

2- Atlético Paranaense ou Coritiba?

Paraná Clube. 🙂 Mas em casa sou “voto vencido”, já que meu marido torce para o Coritiba e já está “doutrinando” o nosso pequeno, que tem 1 ano. Mas não ligo muito pra isso não, acho que piá (traduzindo do curitibano para o português = menino) tem que torcer para o time do pai mesmo, ir junto no estádio. Aliás, eu torço para o Paraná por influência do meu pai, que era torcedor do Ferroviário, que virou Colorado, que se fundiu com o Pinheiros, que virou Paraná. Ufa. 🙂

3- Qual é a realidade da Odontologia atualmente para você?

Difícil. Gostaria de ter tanto dinheiro quanto os pacientes acham que a gente ganha. 🙂 Infelizmente vejo a profissão pouco valorizada. Já “desabafei” sobre isso no post “Doutor, Arranca o Meu Dente?” . Na verdade, a valorização da profissão é um tema recorrente no blog. Embora estejamos nos afundando em anúncios ilegais (que se aproveitam da miopia dos CROs) e honorários risíveis, o que realmente está em cheque é a imagem do cirurgião-dentista como profissional de saúde. E, tristemente, creio que os maiores culpados por esse quadro somos nós mesmos (leia-se: alguns “colegas” que fazem qualquer negócio…).

4- O seu conhecimento em outras áreas, o talento para criar e desenhar, ajudaram você a criar o Blog e até ajudar os colegas, premiando com blogdesign e banner personalizado na promoção de um mês de aniversário. Ainda utiliza seu conhecimento para benefício ou sustento próprio ou virou hobby?
Virou hobby. Não vejo como conciliar meu tempo para poder atuar nas duas áreas, nem faria sentido a esta altura. E, como designer, sou uma ótima cirurgiã-dentista. 🙂

 5- No seu blog você tem a seção “Coisas que dão medo”, onde explica o funcionamento do motorzinho do dentista e a anestesia do dentista, que estão na ordem do que dá mais medo nos pacientes. Você não acha que o nome Medo de Dentista para o seu Blog dá uma dorzinha de barriga e afugenta quem te visita pela primeira vez?
Pelo contrário! Eu acho que, num primeiro momento, é justamente o nome do blog que atrai o visitante. Todos nós, tendo medo de dentista ou não, temos uma certa “curiosidade mórbida” sobre o assunto. Estou certa que muita gente que chega até o blog busca piadas sobre o assunto, imagens assustadoras, etc. Mas nunca foi minha intenção banalizar o tema. Desde o começo minha ideia foi de informar o leigo sobre o básico da Odontologia, pois acredito que só se tem medo do que não se conhece. E fazer isso, se possível, com bom humor.

6- Sempre ouvimos falar que o medo de dentista está no inconsciente coletivo. Você achou um modo genial de concretizar este medo inconsciente através dos Tweets no Twitter. Como você teve a idéia de fazer o post “Os Top 25 Tweets com medo de dentista” ? E depois que teve a idéia, que tipo de ferramenta utilizou para achar esses Tweets? Tweetdeck, Twitbird, Hootsuit…

Na verdade foi algo muito espontâneo. Comecei a fazer buscas diárias no Twitter com os termos “medo” e “dentista”, por curiosidade mesmo. Acabei me deparando com tweets incríveis, coisas surreais. E achei, então, que deveria compartilhar isso com os colegas, assim como eu já fazia com os seguidores do @medodedentista no Twitter. A partir daí passei a simplesmente  “favoritar” os tweets. E, de tempos em tempos, eu publico no blog os melhores, sempre “comentados”, é claro. 🙂

7- Considerações Finais:
Koga, muito obrigada pelo convite! Pra mim é uma honra ser lembrada neste espaço, já que sou iniciante na odontoblogosfera (e mesmo que não fosse!). Bacana sua iniciativa de entrevistar gente interessante e modesta. 😛 Parabéns pelo Ortodontiaparatodos! Abraço e sucesso! 

Leia também as entrevistas exclusivas com:

Comente deixe sua sugestão no post “Medo de Dentista! Exclusiva entrevista!”

Comentários via Facebook

Check Also

Gustavo Cerbasi Parte 2: Aposentadoria e Finanças Pessoais!

No primeiro Post “Gustavo Cerbasi Parte 1: Em Defesa dos Profissionais!”, este famoso autor deu …

4 comments

  1. Sou fã desta guria!!!!!!
    Adorei a entrevista.
    Bjssssssssssssssss

  2. Gustavo Camilo (Tio Dentista)

    Então bora formar um fã clube?
    Ana, muito sucesso pra você e seu blog!
    E claro, Koga, sucesso com o Orto para todos! Parabéns pela qualidade das entrevistas!

  3. Eu tb sou mtooooooo fã dela!!!!
    Tenho orgulho dela 'cuidar' dos meus pacientes que necessitam da ortodontia! E fico mto feliz de tê-la como amiga!
    A Tokus é uma pessoa mto especial! =)
    Parabéns pela entrevista!
    Adorei!

  4. Mais uma entrevista nota 10!

    E por isso que o Koga e a Ana já ganharam o

    "Selo Eu recomendo: Leo augusto"

    😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *