Como é o aparelho lingual? É mais caro do que o aparelho convencional? É fácil de limpar? Qual é o melhor aparelho de Ortodontia Lingual?
Muitos pacientes perguntam sobre a Ortodontia Lingual, o que é e como funciona.
Não é objetivo meu descrever neste post a técnica passo-a-passo nem o tratamento, mas somente tirar as principais dúvidas desta técnica, também conhecida como Ortodontia Invisível. Por falar nisto o aparelho invisível já existe! Leia Aparelho Invisível existe!
Vantagens:
- Altamente estético. Não deixa metal nenhum aparente, pois possibilita a colagem do aparelho fixo pelo lado interno dos dentes!
- É tão eficiente quanto o aparelho convencional. Só que os dentes serão corrigidos sem que ninguém perceba.
- Os sistemas de Ortodontia Lingual mais recentes são totalmente personalizados, isto é, o aparelho será feito sob medida para você! Leia o “Ortodontia Lingual é com Incognito!”
- Pode ser utilizado por pessoas de qualquer idade! Leia o post “Ortodontia na terceira idade: É possível?“
- Você não fica com os lábios projetados para frente. Como ele é posicionado por trás dos dentes, não forma aquela boca de Angelina Jolie! rs
Desvantagens:
- Machuca a língua no início do tratamento. Proíbe certos tipos de intimidade, leia o post do Blog do Dentista “Sexo e Ortodontia”.
- Não é para todos! São restritos a alguns casos, isto é, não basta querer, tem que poder. Por exemplo, se seu dente for pequeno, impossibilita a colagem deste aparelho pelo lado de dentro. Para saber se você se encaixa nela, leia o post do Ortoblog “Ortodontia Lingual e Você”
- É bem mais caro que tratamentos convencionais e mais modernos como o aparelho autoligado. Leia Aparelho Autoligado ou autoligáveis onde o velho e novo se confundem!
- Higiene mais complicada. Como fica por dentro, fica difícil passar fio dental. Se você acha difícil higienizar o aparelho fixo pela parte da frente da boca, imagine por dentro! Leia Como escovar os dentes e passar fio dental com aparelho?
- Demora um pouco mais para instalar pois necessita de fase laboratorial antes da colocação do aparelho.
Daí você pergunta: E as outras vantagens? Bem que eu tentei achar viu! Mas uma coisa posso afirmar, só quem já fez esta técnica sabe como é complexa para aplicar e sofrida para o paciente.
Fonte:
- OrthofreeBlog
- Blog do Dentista – Ortodontia Lingual
- Ortoblog – Ortodontia Lingual e Você
- Ortodontia Contemporânea – Entrevista com Flavio Vellini
Comente, deixe a sua sugestão no post “Ortodontia Lingual, 5 vantagens e desvantagens!
Comentários via Facebook
Belo post! Os pacientes, amigos e alnos sempre perguntam sobre este tipo de aparelho.
Koga! O que acontceu com o Kelvin do Orthofreeblog?
bj
O motivo do falecimento eu não sei, mas é comentário geral no blog dele! 🙁
Boa tarde! eu tinha o aparelho convencional e agora tenho aparelho Lingual, nossa, posso dizer que discordo de tudo a cima. alem de estética, não machuca a boca, eles sao bem mais lisos que os convencionais, a higiene fica mais pratica, você produz mais saliva, facilitante a limpeza permanente dos dentes, você tem dificuldade para falar, apenas nos dois primeiros dias. e mais caro? muito pouco, para um ótimo resultado.
Isabela vc é de são paulo sp ? e qual a clinica porque atualmente fui em um dentista e o aparelho bem mais caro do que o convencional
Oi Isabel, estou procurando um ortodontista que trabalhe com esta técnica em São Paulo. Vc pode indicar o seu?? Obrigado!