Sobre a colocação de piercing na língua: vale a pena? Em um estudo realizado pela Universidade Federal de Santa Maria-RS, e publicado na Revista Gaúcha de Ortodontia, cujo título é o “Perfil dos usuários de piercing oral e implicações decorrentes de seu uso” teve por objetivo demonstrar aos cirurgiões dentistas o que acarreta o uso destas jóias pelos pacientes. Mas neste post meu objetivo é o de interpretar e dizer aos adolescentes o que acarreta o uso destes piercings.
Sua origem está relacionada aos antigos povos Romano, Egípcio e Maia. Os adolescentes utilizam estes ornamentos com o objetivo de se diferenciar, expressar sua identidade, confrontar seus familiares ou simplesmente engajar numa moda que se transformou em símbolo de beleza.
As fotos acima, referem-se a uma campanha chamada “Coca-Cola Zero patrocina sua língua”, feita pela agência Espalhe em 2008, em que o ganhador teria direito a uma perfuração para fazer um piercing na língua e uma jóia com o logotipo da marca. Não estou querendo julgar a iniciativa da empresa, mas somente enfatizar a força que tem a moda, em influenciar o nosso dia-a-dia, e as empresas são somente um reflexo disto. A Coca Cola costuma ser fonte de alegrias e enigmas como a do post Coca-cola e Pepsi enferrujam aparelho ortodôntico?
Photo crédit:
Coca-Cola Company do Brasil
Fonte:
- SAQUET, P.N.; SALEH, S.B.; MARCHIORI, J.C.; POZZOBON, R.RGO Perfil dos usuários de piercing oral e implicações decorrentes de seu uso.Porto Alegre, v. 57, n.1, p.41-45, jan-mar, 2009.
- Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
- Revista Gaúcha de Ortodontia
- YouTube
Comente, deixe sua sugestão sobre o post “Piercing: Vale a pena?”