Home / Top dúvidas profissionais / Ressonância Magnética: Posso Fazer com aparelho Ortodôntico Fixo?

Ressonância Magnética: Posso Fazer com aparelho Ortodôntico Fixo?


Notice: Undefined index: tie_hide_meta in /home/ortodont/public_html/wp-content/themes/sahifa/framework/parts/meta-post.php on line 3
ressonancia magnetica
Ressonância Magnética X Aparelho Ortodôntico

Ressonância Magnética na atualidade

A ressonância magnética é um dos exames de diagnóstico por imagem mais comuns na atualidade. Ela produz imagens com alta resolução de contraste assim como a tomografia computadorizada, mas sem a exposição a radiação. A cada dia, aumenta o número de pacientes adultos com aparelho ortodôntico fixo que necessitam deste exame.

O problema

Os metais e as ligas metálicas são muito utilizadas no dia a dia do dentista. Estas liga e metais causam “artefatos” (distorções na imagem da ressonância magnética), que atenuam, causam distorções e perda de sinal, também influenciam severamente a qualidade das imagens.

Implantes dentários e próteses em geral causam problemas neste exame

Esses materiais limitam a aplicação da ressonância magnética na região da cabeça. Os implantes dentários de titânio por exemplo, são considerados um problema no que diz respeito a produção de artefatos na ressonância magnética.

ressonnciamagntica.png
Como funciona um aparelho de Ressonância magnética?

Entretanto, na Ortodontia o uso de diversos dispositivos ferromagnéticos representam uma situação potencialmente perigosa. Não se trata de somente de sentir uma sensação de desconforto durante o exame, o risco de aquecimento, correntes elétricas induzidas são levadas em consideração.

Materiais como as molas, bandas ortodônticas, barras palatinas, Herbst, parafusos de expansão, alças metálicas, fios de aço inoxidável dentro do campo magnético da ressonância magnética podem ser prejudiciais e perigosos durante um exame de ressonância.

Risco de morte

Afinal de contas se um destes dispositivos se soltar, num campo magnético que chega a ser de quase 50 vezes a força da gravidade, pode resultar no chamado “efeito míssil”. Este efeito ocorre quando o objeto ferromagnético solto, acelera em direção ao imã (aparelho de ressonância), e o paciente pode ser lesionado ou até mesmo aspirar um destes dispositivos, e isto pode ser fatal.

Quem decide é o Radiologista

Nestes casos, o Radiologista é confrontado com um problema de estimativa de risco do paciente. Atualmente, estão sendo testados cerca de 1.100 implantes e objetos médicos, para avaliação da segurança durante a ressonância magnética e são sistematicamente listados e atualizados a todo momento. Os materiais como os braquetes ortodônticos, fios são classificados como materiais não seguros para ressonância magnética.

ressonanciamagnetica.jpg

Portanto, leva-se em conta o risco e o benefício de se fazer um exame de ressonância magnética durante o tratamento ortodôntico, pois pela classificação de risco, o aparelho ortodôntico e seus acessórios deverão ser removidos para realização deste. Exceções são feitas em casos estritos.

A não ser que você faça o uso do aparelho Invisalign ou outro aparelho que é facilmente removido, você terá que retirar qualquer aparelho ortodôntico fixo.

Fonte:

  • Kemper J, Klocke A, Kahl-Nieke B, Adam G. [Orthodontic brackets in high field MR imaging: experimental evaluation of magnetic field interactions at 3.0 Tesla]. Rofo. 2005 Dec;177(12):1691-8.
  • Kemper J, Priest AN, Schulze D, Kahl-Nieke B, Adam G, Klocke A. Orthodontic springs and auxiliary appliances: assessment of magnetic field interactions associated with 1.5 T and 3 T magnetic resonance systems. Eur Radiol. 2007 Feb;17(2):533-40. Epub 2006 Jun 29.
  • Oshagh M, Hematian MR, Shahidi S, Feizi N, Bayani F, Pishbin L. Effect of MRI on the mechanical properties of stainless steel orthodontic wires. World J Orthod. 2010 Winter;11(4):e72-7.
  • Shafiei F, Honda E, Takahashi H, Sasaki T. Artifacts from dental casting alloys in magnetic resonance imaging.J Dent Res. 2003 Aug;82(8):602-6.
  • Bem estar – quadro ilustrativo
Comentários via Facebook

Check Also

dentista cobra consulta

Dentista que Cobra Consulta: Isso é Correto?

Já havia explicado para os profissionais da odontologia no post “Como cobrar: Visão de um profissional …

74 comments

  1. Koga,
    Muito interessante este assunto.
    Diante disso fui perguntar para uma das tecnólogas em Radiologia que trabalham aqui comigo e hj já há um tipo de protetor para ser usado na boca durante o exame, mas qto aos artefatos infelizmente não há como. Vamos consultar um físico para saber mais detalhes.
    Parabéns pelo texto! Muito bem escrito.
    bjsssssssss

  2. Também gostei bastante do texto, Koga! Assunto bem interessante pra mim, que estou iniciando na ortodontia. Abraços!

  3. Andreza Alves de Araujo

    Agora fiquei preocupada tenho que fazer essa semana uma ressonancia do tornozelo e uso aparelho dentário fixo, o que devo fazer?

  4. BOM DIA, IREI FAZER UMA RESSONANCIA DO CRANIO A SEMANA QUE VEM.E TAMBEM USO APARELHO ORTONDONTICO FIXO.PRESCISO RETIRA-LO, POR SEGURANÇA.

  5. Valter José de Paula Júnior

    E Quanto aos aprelhos estéticos (inspire ice por exemplo)? Acredito que não sofra influencia magnética, tem alguma informação quanto a eles?

    • Olá Valter,

      Os braquetes estéticos sem a canaleta metálica não sofrem influência magnética, porém os vários acessórios que compõe o sistema do tratamento ortodôntico faz com que a classificação recaia para material não seguro. Abraço

      • Minha paciente fez ressonância com os braquetes estéticos e sem problemas. No dia do exame vem eu removo os fios e ela volta no outro dia pra repor. Abraço!

  6. tenho que fazer um ressonância no crânio e uso aparelho fixo, existe mesmo um protetor bucal?

  7. Boa Noite Alexandre
    Sou Flavio Tecnólogo em Radiologia, gostaria de pedir pra vc me enviar se possível esses artigos que foram referência no seu texto. Trabalho em um hospital onde a radiologista chefe diz que não tem restrição para realizar ressonância magnética em crianças anestesiadas com aparelho ortodôntico, como eu realizo os exames já teve casos que reclamaram que a boca esquenta durante o exame, preciso de artigos que comprovem que bandas magnéticas podem esquentar durante esse procedimento.
    Grato

  8. Uso aparelho odontologico e não fui avisada de nenhum risco sobre o aparelho odontologico,durante a realização do exame recebe descargas elétricas no meu corpo ao terminar comuniquei o ocorrido o profissional nao me deu uma resposta dias depois fui convocada a realizar novamente o exame sem muitas coisas explicações.
    Agora o meu neuro falou que eu tenho um problema no cérebro mas ele não aceita aquele exame pra que eu inicie o tratamento . detalhe fiz esse exame particular e nunca mim informaram os risco que sofri e ainda vou ter que briga por um outro exame de qualidade.

  9. Olá. Uso aparelho ortodôntico estético e removi as bandas e o fio para realizar a ressonância. Contudo, o meu aparelho possui as canaletas metálicas.
    Necessito fazer uma ressonância do crânio, mastóide e das órbitas. Essa canaleta pode oferecer riscos ou alterações no resultado do exame?
    Obrigado.

    • Olá Silvio,

      As canaletas metálicas podem não oferecer riscos, mas podem atrapalhar o exame de imagem. Tem que ser conversado com o seu ortodontista e o radiologista responsável pelo exame a necessidade de remoção ou não do aparelho, antes de realizar a ressonância. Abraço

  10. Tenho placa e parafusos na tíbia devido a uma fratura, posso fazer ressonância da perna?

    • Olá Arthur,

      Você está com algum fixador externo? Isso poderia prejudicar o exame. Caso não tenha nada externo, pode ficar tranquilo para realização do seu exame. É importante relatar a presença destas placas e parafusos para o técnico de radiologia. Abraço

  11. Tenho que fazer duas ressonância na coluna e uso aparelho fixo o que eu faço?

  12. Fiz micropigmentacao capilar ha 1 mes e tenho 2 próteses dentárias, posso fazer RM do cranio?

    • Olá Selma,

      Sobre a micropigmentação não saberei te responder, mas se a prótese for removível, basta removê-la antes do exame. Abraço

  13. Olá , doutor, vou fazer iodoradioterapia, logo após 7 dias o exame P.C.I Que é justamente isso aí ? Preciso tirar o aparelho dentário? Faz 2 anos que uso ! Precisa tirar pra fazer o exame?

  14. Semana passada fui fazer o exame no cranio, tenho aparelho odontológico, entrei pra fazer o exame fiz todo os procedimento, não fui enformada de nada sobre o fato de eu ter o aparelho e mesmo assim fiz, durante recebi descarga elétrica em meu corpo e não completei o exame porque as imagem ficarão com mancha devido estar com aparelho, agora terei que fazer a retirada e voltar a fazer porem para isso preciso de autorização e mas nem isso eles liberam é complicado. Só tive a informação depois de todo o ocorrido. Para mim foi muito util essa matéria.

  15. Boa tarde, doutor eu tenho que fazer uma ressonância eu tenho um dente de pino e coroa eu preciso remove-ló?

  16. Doutor fiz ressonancia do cranio com um dente implantado parafuso…nao vi esta pergunta no papel..e agora pode fazer mal?

  17. Gostaria de saber se tem como fazer ressonância com fixador externo, fiz uma cirurgia recentemente no meu braço direito devido um acidente e preciso fazer ressonância da região lombar

  18. Olá, tenho aparelho ortodôntico de porcelana, e um ferrinho ligando-os, têm algum problema em fazer a ressonância do crânio? Tenho dúvidas quanto à porcelana e quanto ao ferrinho de ligação.

    • Olá Vitor,

      Dependendo da região do crânio, pode ser que o radiologista peça para remover os arcos ortodônticos metálicos. Abraço

  19. Olá, Boa tarde!
    Eu tenho que fazer ressonância magnética crânio de um tumor a cada 4 meses e também faço uso de aparelho odontológico fixo pois preciso desse tratamento. O que devo fazer?

    • Dependendo do local, o médico radiologista pode solicitar a remoção das peças metálicas pois pode gerar artefato nas imagens. Abraço

  20. Pessoa que usa aparelho, pode fazer ressonância magnética pélvica?
    A cabeça fica ao lado de fora quando não é ressonância do crânio?

    • Olá Bruna,

      As pessoas que fazem tratamento ortodôntico devem conversar com o técnico que irá realizar o exame, pois na maioria dos casos os aparelhos são removidos para realização deste. Abraço

  21. Eu vou fazer uma ressonância do abdômen e uso aparelho fico, será que preciso tirar?

    • Olá Nathália,

      Provavelmente sim. Converse com seu ortodontista, sobre os custos que você terá em desmontar e remontar seu aparelho antes de tirá-lo para o exame. Abraço

  22. Fiz uma Ressonaia da Cervical com aparelho ortodontico autoligado, houve aumento de temperatura e tive que parar o exame devido imagem comprometida. Entendo que muitas pessoas usam aparelho e precisam fazer este exame. Entao pq nao pedem para retira lo? Ao inves de perdermos tempo com o exame? Eles ja deveriam saber disso!! Terie que remover o meu e retornar.

    • Eu uso aparelho ortodontico autoligado e meu médico solicitou uma ressonancia da coluna cervical, preciso remover o aparelho para realizar o exame?

      obrigada

      • Olá Daniele,

        Você deve ligar no laboratório em que realizará este exame, explicar sua situação e o radiologista dirá a você se especificamente para o seu caso, será necessária a remoção do aparelho ortodôntico. Abraço

  23. fiz ressoancia com aparelho autoligado, houve aumento de temperatura e no fim vou ter que retirar o aparelho por que a imagem ficou comprometida.
    Mas afinal , todas as clinicas deveriam saber disso!
    Posso ter comprometido meus dentes por causa do aquecimento?

    • Olá Elis,

      Não existe na literatura científica atual relatos de prejuízos aos dentes pelo aquecimento do mesmo. Geralmente, as complicações descritas referem-se a soltura de parte do aparelho ou “artefatos” prejudicando a imagem de ressonância. Abraço

  24. Quanto a implantes dentários ou coroas e blocos , há algum problema em fazer ressonância magnética cervical nesse caso?

  25. Doutor a cada ano tenho que fazer uma ressonância do cranio( sela turcica), tenho 2 implantes dentário. Tem algum problema ?

    • Olá Vanda,

      O técnico que vai realizar o exame, deve sempre ser avisado pela presença de implantes antes da realização da ressonância. Abraço

  26. Doutor vou fazer ressonância e uso aparelho ortodôntico fixo e tenho 3 implantes. Tem problema?

    • Olá Ivonete,

      Sim. Provavelmente o radiologista irá perguntar sobre os implantes e o aparelho ortodôntico e dependendo do caso poderá pedir a remoção do mesmo. Abraço

  27. Boa tarde . Ha chance de efetuar ressonância de crânio e cervical em maquina de campo aberto mesmo com uso de aparelho de brackets metalizado? Minha esposa usa e precisa fazer urgentemente uma ressonância…nao queremos perder o investimento que fizemos no aparelho tendo que remove-lo ……. existe outra opcao que não seja a remoção dos brackets ? Obrigado !

  28. Tenho dois dentes com ouro a muitos anos tenho que realizar uma ressonância magnética dá coluna cervical pode ser feita?

    • Olá Elizabeth,

      Todos os metais que você possuir, devem ser avisados ao técnico de radiologia para que ele possa ajustar o aparelho de ressonância de modo a não prejudicá-la. Abraço

  29. Olá! Eu tenho obturação feita com amálgama em dois dentes. Posso fazer exame de ressonância de crânio? A qualidade do exame será prejudicada?

    • Olá Luan,

      Você pode realizar sua ressonância sem nenhum problema, porém deve avisar o técnico que fará seu exames de quaisquer restaurações que você tem feito para que ele possa ajustar a máquina de ressonância a fim de obter uma boa imagem. Obrigado

  30. Olá,bom dia! Tenho que fazer uma ressonância devido a um problema de audição. Tenho uma contenção na parte inferior dos dentes. Somente nos 4 dentes do meio.No meu caso terei problemas para fazer a ressonância? Desde já agradeço a resposta.

    • Olá May,

      Quando for realizar o exame, você deve relatar ao técnico a presença de quaisquer metais que você tiver. Mas acredito que isto não vai impedir que seu exame seja realizado. Abraço

    • Olá Dr. Alexandre, gostaria de saber se quem tem braquets , se pode remove-los, num dia e voltar a colocá-los após a ressonância, sem qualquer problema no dia a seguir. Existe alguma peça para evitar está situação?

      • Olá Carla,

        Após removido, os braquetes são descartados, e para nova colocação são necessários novas peças ortodônticas. Se você não quer passar pelo desconforto e o gasto de ter que remover todo o aparelho quando for realizar uma ressonância, você pode colocar uma aparelho estético livre de metal. Desta forma, no dia do exame você só removeria o arco metálico e as bandas do seu aparelho ortodôntico. Abraço

  31. Eliziane Gonçalves Aquino

    Olá, Boa noite tenho que fazer ressonância possuo contenção nos cinco dentes e uma protese com um parafuso no dente será que terá algum problema para realizar o exame.

    • Olá Eliziane,

      Você deve informar ao técnico sobre a presença de metais na sua boca, para que ele possa orientá-la sobre a realização do exame. Abraço

  32. O Dr,

    Eu fiz implante (6) na arcaria inferiror e coloquei alguns pinos/nucleo na arcaria superior. Isto a menos de 3 meses.
    Resido em Londres , eu tinha um ressonancia magnetica da coluna toracica, cervica e lumbar ( tenho problema serio da coluna e esta seria a 3 vez que faria), exatamente 2 meses apos os implantes. Detalhe, o radiologista ( dentro do hospital), parecia nao ter muito conhecimento sobre fazer ou nao.. Depois de tantos questionamentos, eu ja estava deitada , pronta para comecar o processo, quando apertei o botao antes mesmo de 1 minuto e perguntei a ele, o que realmente poderia acontecer. Pois, ele me deixou em panico………..falou que meus implantes, poderiam saltar todos.

    Detalhe, ate hoje nao fiz e a minha medica disse que nao tem muito conhecimento, se posso ou nao fazer.
    Eu preciso fazer o exame, principlamente, porque depois dos implantes, debaixo do osso do maxiliar, esta formando um fundo muito grande e meu rosto esta ficando deformado….to em panico. Pois, nao sei se isto tem a ver com os implantes ou dos problemas que tenho na coluna a muitos anos.

    • Olá Elaine,

      Implantes dentários costumam ossificar em um período curto, não havendo perigo na realização de ressonância magnética. Isso representaria perigo real caso um deles estivesse solto na sua boca. Para meus pacientes, não vejo dificuldades em liberar para a realização do exame. Abraço

  33. boa noite !quero entrar na area de radiologia e sim manussear uma maquina de ressonancia,mas tenho dois implante dentario.posso atuar na area?

  34. Possuo 3 implantes dentários. Necessito fazer uma ressonância magnética da cervical.
    Ha algum perigo para mim no acto?

    • Olá Francisco,

      Provavelmente não existe risco nenhum. Mas para sua segurança, o radiologista deve ser avisado sobre qualquer prótese de metal que você possua. Abraço

  35. Preciso fazer uma ressonância magnética da região cervical devido a dor no pescoço e abaixo do maxilar. Tenho contensão metálica na nos 4 dentes do meio da arcada inferior. Posso fazer o exame ou há riscos?

    • Olá Cleuza,

      Você deve avisar o técnico sobre a sua contenção metálica. Provavelmente ele pedirá para removê-lo para o exame. Abraço

  36. Francisco Fulgencio Soren

    Olá Dr. boa noite!
    Então faço uso de protocolo total superior e inferior que é fixado cada um em cinco implantes, por eu estar com uns estalidos na articulação da mandíbula foi. Solicitado que eu fizesse uma ressonância magnética de ATM direita e esquerda o que não foi possível porque segundo o operador da máquina disse que os implantes estavam fazendo sombra na área do disco o não permitiria a correta visualização da área. Existe alguma outra forma de fazer este exame?

    • Olá Francisco,

      Realmente, a realização de ressonância com próteses e implantes acabam produzindo artefatos nas imagens que acabam atrapalhando o resultado do exame. Desta forma o dentista que realiza seu tratamento, deve utilizar outros exames como a Telerradiografia da ATM que era muito utilizada antes do advento da ressonância magnética. Abraço

  37. Olá, preciso fazer uma ressonância da cabeça e ja realizei uma cirurgia ortognatica e tenho as placas e parafusos, há algum perigo?

    • Olá Carol,

      Estudos indicam que o maior problema será os artefatos que prejudicarão a imagem. Mas não existe perigo de vida. Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *