Ronco e Apnéia! Por Doutor Valdir de Oliveira

ronco

O tema Ronco e Apnéia está em alta na odontologia atual, então vou postar este assunto através do Doutor Valdir de Oliveira, mestre em Implantodontia e sócio do Instituto Bernal e Oliveira, o mesmo do check up digital preventivo odontológico. Ele me deu a honra e autorização para reprodução da matéria publicada por ele no portal Terra.

ronco apneia

Então vamos a matéria:

“A UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) realizou uma pesquisa com cerca de mil paulistanos na qual revela que 77% da população têm problemas de sono e, entre eles, 33% sofrem de Apneia, ou seja, pausas respiratórias involuntárias que duram mais de 10 segundos.  

A maioria das pessoas não têm consciência de como um “simples ronco”, um dos sintomas da Apneia, pode ser prejudicial. Para descobrir se você sofre deste mal, existe um exame chamado Polissonografia, realizado por meio de vários sensores que monitoram o paciente durante o sono.

As pessoas que têm a doença precisam buscar ajuda médica, pois o problema pode causar graves consequências à saúde em geral, como: arritmia cardíaca, hipertensão arterial, infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral. 

Dentre algumas soluções há os aparelhos intraorais, confeccionados por cirurgiões dentistas, que ajudam a reduzir significativamente ou até mesmo eliminar o problema. 

São desenvolvidos de modo a posicionar a mandíbula mais para frente e para baixo, encaixando-se na arcada superior e inferior e, quando ativado, avança a mandíbula alguns milímetros para frente e para baixo, evitando que a língua deslize em direção à garganta e obstrua a passagem de ar, gerando o ronco.

O aparelho bucal deve ser utilizado diariamente pelo resto da vida do paciente. Para casos de ronco, ele é capaz de eliminar o ruído ou, no mínimo, reduzi-lo para níveis aceitáveis. 
Os níveis de apneias podem, assim como nos casos do ronco, serem trazidos para a normalidade (que é de até cinco apneias por hora) ou diminuir significativamente, podendo ser necessário a uso de outros tratamentos simultaneamente. Por isso, a importância de um dentista para o tratamento da Apnéia.”

apneia

O tema Ronco e Apnéia apesar de ser novo para a maioria dos profissionais, já é um assunto muito discutido e publicado no meio científico, na área médica-odontológica, portanto este assunto merecerá abordagens futuras.

Gostaria de agradecer a colaboração do Dr Valdir de Oliveira para o blog e para a nova visão da Odontologia, a visão da prevenção!

Você também pode saber mais sobre o assunto no post “Sofre de Ronco e Apnéia? Você pode estar com SAHOS!

Fonte:

Comente, mande sua sugestão sobre Ronco e Apnéia por Doutor Valdir de Oliveira!
Comentários via Facebook

Check Also

Boqueira ou Queilite Angular: O que é?

O que é a boqueira? Como tratar da boqueira ou queilite angular? Qual é  melhor …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *